Quais são as notas musicais? Existem 7 notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa classificação monossilábica das notas foi inventada pelo regente e monge italiano Guido D'Arezzo, baseado em seis frases do texto de um hino a São João Batista, onde cada frase era cantada um grau acima da escala.
As notas musicais são símbolos que representam sons específicos. Há sete notas musicais, de acordo com o sistema seguido no Ocidente: Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. A escrita das notas musicais surgiu na Idade Média, quando foi estabelecida uma forma de cantar na Igreja Católica.
Nesse tópico, iremos mostrar como se localizam as 12 notas (C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B) em alguns instrumentos. Vamos começar pelo teclado/ piano.
Quais são as notas musicais? Existem 7 notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa classificação monossilábica das notas foi inventada pelo regente e monge italiano Guido D'Arezzo, baseado em seis frases do texto de um hino a São João Batista, onde cada frase era cantada um grau acima da escala.
Na música, o Dó, ou C (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência de 261 Hz, sendo a primeira nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M), a única que não possui acidentes, portanto, sendo considerada a base do sistema tonal.
Os acordes com sétima estão presentes em quase todas das músicas! São formados pela tétrade, ou seja, tônica,terça,quinta e setima! Estão presente em milhares de músicas!
A nota vocal mais grave atingida por um ser humano é o G-07 (0.189 Hz) por Tim Storms (USA), recorde atingido em 30/03/2012. No repertório clássico a nota mais grave é um D2 na ária de Osmim, em O Rapto do Serralho, de Mozart.
Herança. Os gregos antigos desenvolveram um sistema de escalas que serviu de base para a música ocidental. Esse sistema incluía sete notas, que eram nomeadas com letras do alfabeto grego.
"O Banco Central vai lançar uma nova nota de 500 reais no segundo semestre. As cédulas, que já começaram a ser impressas pela Casa da Moeda, terão a efígie de um jumento e chegarão na cor de burro quando foge.
Hoje em dia, existem notas de 1, 2, 5, 10, 20 50 e 100 dólares circulando pelo mundo. Cédulas de 500, 1.000, 5.000, 10.000 e até 100.000 já foram impressas, mas foram proibidas pelo presidente Richard Nixon em 1969 para coibir seu uso pelo crime organizado.
O Dó Médio ou Dó Central ou Dó3 (C3) são diferentes nomenclaturas que se referem à mesma nota. O Dó Médio tem esse nome porque fica exatamente no meio da pauta dupla, entre a pauta superior (dos agudos) e a inferior (do baixo).
Cada DO é uma altura definida única, pertencente à sua respectiva oitava e sendo numerado do DO -1 (o mais grave) ao DO 7 (o mais agudo). A nota mais grave do piano é o LA -2.
O Conceito de Curso (CC) é a nota graduada em cinco níveis (1-5), gerada a partir de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do INEP/MEC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.
Apesar de estar contemplada no projeto da nova família de cédulas do Real, a nota de 1 real não tem previsão de lançamento, uma vez que, para este valor, o Banco Central vem priorizando a emissão de moedas, que apresentam uma relação custo-benefício muito superior à das notas, em função de sua durabilidade.
Marcando presença na nota de 10 reais, a arara-vermelha-grande é uma das aves mais conhecidas no Brasil. Está presente nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país e, infelizmente, é um animal silvestre bastante traficado.