O segredo envolve tanto o passado de Lucinda e de Santiago como o de Nilo e o de Carminha (Adriana Esteves). Isso porque Lucinda, que era casada com Nilo, pai de seu filho Max, teria traído o marido com o pai de Carminha, Santiago, que também era casado.
Em O segredo de Lucinda, os irmãos Grace descobrem que tia Lucinda sabe da existência de seres fantásticos, que foi terrivelmente atingida por eles e que o tio-avô, Artur Spiderwick, está desaparecido há setenta anos. Jared também percebe que o Guia, antes em sua mochila, foi roubado.
Hoje em Terra e Paixão: Lucinda fica entre a vida e a morte após vingança. Antônio (Tony Ramos) dará mais uma cartada criminosa em Terra e Paixão. Para se vingar do delegado Marino (Leandro Lima), que o prendeu devido ao sequestro de Aline (Bárbara Reis), o poderoso tentará tirar a vida de Lucinda (Débora Falabella).
Lucinda acredita que tenha matado Virgínia, a mãe de Carminha, e se sente culpada. Lucinda também se acha responsável por Nilo (José de Abreu) ter levado Carminha e Max (Marcello Novaes) para o lixão para se vingar dela.
Lucinda (Débora Falabella) ficará entre a vida e a morte após levar um tiro na cabeça em Terra e Paixão. Marino (Leandro Lima) perderá a cabeça ao ver a mulher em coma e ameaçará acabar com Antônio (Tony Ramos), o mandante do atentado. "Por esse crime você vai pagar", prometerá o delegado na novela das nove da Globo.
Max nasceu no ano de 1972, no Rio de Janeiro. É filho de Nilo, um homem bruto e cruel, que ganha dinheiro às custas do lixo coletado pelas crianças, e de Lucinda, uma mulher carinhosa e protetora, que acolhe as crianças do lixão, e as tratam como se fossem seus próprios filhos.
Qual foi o segredo de Santiago sobre o passado de Lucinda e Carminha em Avenida Brasil?
Santiago (Juca de Oliveira) mentiu sobre o passado de Carminha (Adriana Esteves) em Avenida Brasil. O mau-caráter fez a família de Tufão (Murilo Benício) acreditar que a vilã foi sequestrada ainda criança por Nilo (José de Abreu) e envenenada contra o próprio pai.
Lucinda (Débora Falabella) finalmente despertará do coma em Terra e Paixão. Após uma passagem de tempo, Cristian (Felipe Melquiades) comemorará seu aniversário no hospital com a família. O menino comoverá a todos ao pedir que a mãe acorde --e será atendido imediatamente.
Lucinda (Débora Falabella) será alvo da vingança de Antônio (Tony Ramos) e ficará entre a vida e a morte em Terra e Paixão. O vilão encomendará o crime para atingir Marino (Leandro Lima) por tê-lo prendido. A presidente da cooperativa entrará em coma depois de levar um tiro na cabeça na novela das nove da Globo.
Novela tem tragédia com delegado, bandido e capanga. Novas mortes abalarão Nova Primavera nos próximos capítulos de Terra e Paixão. Marino (Leandro Lima) se envolverá numa perseguição frenética a Gregório (Felipe Rocha), que morrerá atropelado. Já o delegado Almeidinha (Camillo Borges) levará um tiro e não resistirá.
Com uma maldade sem limites, o marido de Irene (Gloria Pires) encomenda o assassinato de Lucinda para se vingar de Marino. O atentado põe fim a um clima de festa na família da moça. Lucinda levará um tiro logo após o casamento de Anely (Tatá Werneck), que sobe ao altar com Natercinho (Daniel Rocha).
Lucinda foi presa pelo crime e viveu torturada pela culpa. No entanto, anos mais tarde, Caminha também foi presa, por dar um golpe em um turista gringo. Na cadeia, a mãe do lixão impediu que a vilã fosse morta pelas companheiras de cela, como uma espécie de dívida de gratidão.
Após uma discussão, Max partiu para cima da perua, que se defendeu batendo com uma pá em sua cabeça. Lucinda chegou e viu o filho caído. "Não teve jeito", repetia Carminha, abalada com a morte. Carminha disse que precisava tirar Lucinda da cadeia.
Foi a deixa para que o jovem percebesse que Carminha e Max estão roubando dinheiro de seu pai adotivo. O jogador ficou ainda mais furioso ao ver as fotos românticas que Nina fez de seus pais biológicos. A série de revelações também atingiu Nina, que ficou surpresa ao descobrir que Lucinda é mãe de Max.
Segundo o jornal O Globo, Lucinda foi responsável pela morte da mãe de Carminha (Adriana Esteves). Nos anos 70, Lucinda era casada com Nilo e eles tinham dois filhos, Max (Marcello Novaes) e outra menina. Eram amigos do casal formado por Santiago e sua mulher, pais de Carminha.
Durante uma discussão no lixão, Nilo acusa Santiago de ter matado a própria esposa e ter deixado Lucinda (Vera Holtz) pagar pelo crime. O velho pai de Max acusa ainda o inimigo de ter jogado Carminha no lixão e o acusado de ter sequestrado a menina. Enfurecido, Santiago decide colocar veneno na bebida do rival.
A loira dará um jeito de convencer o marido a adotar um garoto: Batata (Bernardo Simões). Em sua visita ao lixão, virá à tona que o menino é filho dela com Max (Marcello Novaes).
Jorginho fica sabendo do caso entre Max e Carminha ao ver as fotos feitas dos dois feitas por Nina, que ele encontra no lixão logo depois de ouvir o nome do seu verdadeiro pai da boca da cafetina Neide (Claudia Assumpção), sua vizinha de infância.