Espanha se tornou a maior campeã da história da Eurocopa, com quatro títulos vencidos, superando a Alemanha, que tem três conquistas em toda a sua história.
Apesar de ter vencido a Eurocopa três vezes, a Alemanha só foi campeã como uma nação unificada em 1996. As duas primeiras conquistas, de 1972 e 1980, foram pela Alemanha Ocidental.
Ao longo de sua história, a UEFA já organizou 17 edições da Eurocopa. Logo após a Espanha, aparece a Alemanha, com três títulos, seguidas pela Itália, que conquistou dois títulos, incluindo o mais recente em 2020.
1 FATO que Você NÃO SABIA Sobre CADA Seleção da EUROCOPA
Qual a seleção que mais ganhou a Eurocopa?
Espanha se tornou a maior campeã da história da Eurocopa, com quatro títulos vencidos, superando a Alemanha, que tem três conquistas em toda a sua história. Enquanto a Alemanha enfrenta um jejum de títulos (último foi em 1996), a Espanha conta com triunfos mais recentes.
A dupla decepção vivida pela Inglaterra na Eurocopa não é inédita no futebol mundial. A seleção inglesa, que nunca conquistou a Euro, perdeu a decisão deste domingo para a Espanha, em Berlim, três anos depois da derrota nos pênaltis para a Itália na final de 2021, disputada em Wembley.
Quantas vezes a Inglaterra foi campeã da Eurocopa?
A Inglaterra nunca venceu o Campeonato Europeu de Futebol, sua melhor performance foi nas edições de 2020 e 2024, quando chegou à final, perdendo as decisões para a Seleção Italiana e Espanhola, respectivamente.
Seleção espanhola passa a Alemanha e se torna a maior vencedora do continente; a derrotada Inglaterra continua sem ter o troféu e tem segundo vice seguido. A Espanha é campeã da Eurocopa 2024 depois de vitória por 2 a 1 em cima da Inglaterra na final e conquistou o quarto título na competição.
Entre os seus títulos, destacam-se a Copa do Mundo de 2010, os campeonatos europeus de futebol de 1964, 2008, 2012 e 2024 e a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992, além de outras três de prata em 2000, 2020 e 1920. Em 1999 a Seleção Espanhola Sub-20 ganhou o Campeonato Mundial Sub-20, realizado na Nigéria.
A Espanha, vencedora do EURO 2024, ultrapassou a Itália e subiu ao segundo lugar das selecções com melhor desempenho na história do Campeonato da Europa, enquanto a Áustria, a Suíça e a Turquia subiram na classificação.
Brasil no topo. O Brasil tem 29 títulos ao todo. A seleção brasileira é a maior vencedora de Copas do Mundo (14, somando todas as categorias), a que mais conquistou a extinta Copa das Confederações (4), além de ter dois ouros olímpicos e nove Copas Américas conquistadas.
Com isso, a seleção espanhola conseguiu se tornar aquela com mais títulos na história do torneio, tendo quatro conquistas no total (1964, 2008, 2012 e 2024).
A União Soviética ganhou a competição inaugural em 1960. A Espanha é a maior vencedora, com quatro títulos, a frente da Alemanha com três, e da França e Itália com duas conquistas cada. Essas quatro seleções são as únicas a vencerem mais de uma vez, enquanto outras seis seleções ganharam o torneio apenas uma vez.
Em 30 de novembro de 1872 disputou com a Inglaterra o primeiro jogo amistoso entre seleções da história. O jogo aconteceu no campo do West of Scotland Cricket Ground, em Partick, perto de Glasgow, e terminou empatado em 0 a 0. Ambas as seleções são, portanto, as mais antigas do mundo.
Qual foi a seleção que nunca ficou fora de uma Copa do Mundo?
O Brasil é o único país que jamais ficou de fora da torneio. São 22 aparições para a Seleção Brasileira. Em seguida, vem a Argentina, com 18 participações.
Ronaldo, Romário, Ibrahimovic e Buffon estão entre alguns dos melhores jogadores da história que não conseguiram levantar o troféu da maior competição de clubes da Europa; confira a lista.