Por isso, fique atento ao adquirir um capacete novo, ele precisa ter o selo do Inmetro afixado no casco e também uma etiqueta interna provando a certificação. Além da certificação ou selo do Inmetro, o capacete precisa ter dispositivos retrorrefletivos de segurança nas partes laterais e traseira.
O parágrafo 1º desse artigo afirma que “o capacete motociclístico deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado”.
Art. 3º O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.
Así celebraron el cumpleaños de Xiao Zhan❤️ (33 añitos) + Caramelitos Yizhan ❤️💛💚
Qual capacete é proibido?
Pela lei, conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com a utilização de capacete sem viseira ou sem óculos de proteção; ou ainda com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran é infração média, sujeita à multa de R$ 130,16 e cinco pontos na CNH.
Entenda o passo a passo para conseguir o selo do Inmetro
1 – Entenda se a certificação é voluntária ou compulsória. O primeiro passo é verificar se o produto em questão tem certificação compulsória ou voluntária. ...
2 – Verificar requisitos necessários e encontrar um OCP. ...
O selo do Inmetro é uma certificação importante para a comercialização de produtos no Brasil. Veja tudo que você precisa saber sobre ele. A certificação de produtos é uma forma de garantir ao consumidor a conformidade com a regulamentação brasileira de determinado produto.
É possível consultar a veracidade do selo do INMETRO por meio de ferramentas conectadas à Internet, incluindo a plataforma Selo Inteligente. Ela pode ser acessada por aplicativo para celular, disponível para aparelhos com sistema Android ou iOS.
O capacete deve estar de acordo com a legislação brasileira, o que inclui a presença das tiras refletivas nas posições laterais, traseira e frontal, além do correto travamento da cinta jugular. O ponto mais importante é a existência do selo de certificação do Inmetro.
Como dissemos, o capacete aberto é permitido em rodovias, contando que siga algumas regras. A primeira delas é a proteção para os olhos, que precisa estar presente durante todo o trajeto na rodovia. Em outras palavras, a viseira precisa estar abaixada e, caso não haja viseira, é necessário o uso de óculos protetores.
Qual modelo de capacete não é certificado pelo Inmetro?
Capacetes com numeração superior a 64 (sessenta e quatro) estão dispensados da certificação compulsória quando adquiridos por pessoa física no exterior. Com isso, apenas os modelos até o número 64 têm a exigência da certificação do selo e a partir do 66 não é mais obrigatório, nesta condição.
O que acontece se usar capacete sem selo do Inmetro?
De acordo com a resolução, a punição acima esta prevista para o motociclista que estivesse com capacete sem adesivo refletor ou selo do Inmetro. Já quem fosse flagrado sem capacete seria multado em R$ 191,54, tendo suspenso o direito de dirigir e seu documento de habilitação recolhido.
Viseiras fumê e solar interna podem? Uma dúvida frequente entre motociclistas é sobre as viseiras fumês (escurecidas) ou espelhadas. O Contran permite a utilização delas somente durante o dia. À noite, somente viseiras “de padrão cristal” (transparentes) são legalizadas.
De acordo com a Resolução 203, será obrigatória a utilização de capacetes com o selo de certificação expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou por organismo por ele credenciado.
Para registrar produtos ou serviços junto ao órgão, o empresário precisa estar cadastrado no Sistema de Gestão de Acesso do Inmetro via portal gov.br, acessado por meio do seu token e-CNPJ obtido junto à Receita Federal. Logo após, deve acessar o sistema Orquestra e solicitar a análise de registro de objeto.
Então, o selo do Inmetro atesta esse padrão.” LOC.: Computadores, brinquedos e aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo, estão entre os produtos que precisam da certificação.
“O selo de certificação é mais do que uma simples etiqueta em um capacete. É a garantia de que o condutor e passageiro estão adquirindo um item cuja qualidade e segurança foram rigorosamente testadas”, explica Sergio Kina, gerente de operações do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
onde encontrar o SELO INMETRO? O selo deve ser colocado no produto e/ou na embalagem de todo e qualquer produto que teve sua certificação realizada. Ele deve estar visível também no ponto de venda, seja ele virtual ou físico, deixando claro ao consumidor final que o produto foi submetido a uma avaliação de segurança.
Como saber se um capacete é aprovado pelo Inmetro?
PASSO A PASSO para consultar a certificação do produto no inmetro. Para consultar você deve acessar o link: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/ e nesta página você terá acesso as abas de consultas, sendo que a consulta pode ser realizada por Certificados, Produtos e Empresas.
DOT: Todos os capacetes vendidos nos EUA devem satisfazer a certificação DOT. Esta norma foi estabelecida pelo Departamento de Transportes. A actual classificação DOT está sob a norma FMVSS 218. Para mais informações sobre os testes necessários para esta certificação, ver abaixo.
O capacete é um bem durável, pode durar um dia ou x anos, tudo depende do uso do produto. No Brasil, dependendo do fornecedor, o mesmo recomenda a troca do capacete a cada 3 ou 5 anos.