O tema e o lema escolhidos pela organização e confirmados pelo Papa Francisco são praticamente os mesmos escolhidos pelos bispos do Brasil para a Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e amizade social e “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Essa versão é para os que desejam ter fácil acesso ao Diretório da Liturgia para o Ano Litúrgico de 2024, Ano B - São Marcos. A publicação é uma referência litúrgica para toda a Igreja no Brasil - traz indicações das leituras e celebrações, além de demais informações úteis para todo o Ano Litúrgico vigente.
Portanto, o ano que vem será C, São Lucas e, logicamente, o anterior (2024) é B - São Marcos, e 2026 será A, São Mateus. O atual - B, São Marcos - começou no 1º domingo do Advento, no último dia 3 de dezembro.
Depois do ano dedicado à reflexão sobre os documentos e ao estudo dos frutos do Concílio Vaticano II, por proposta do Papa Francisco, o ano de 2024 será o Ano da Oração. O Santo Padre anunciou-o no domingo, 21 de janeiro de 2024, por ocasião do Quinto Domingo da Palavra de Deus.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
O ano “B” (2024), coube, então, a São Marcos. É o mais suscinto e incisivo, dos evangelistas. Ele, ouvindo a São Pedro, transmitia as suas pregações (na evangelização). São Marcos ressalta que o Evangelho que prega, é o de Deus, e não o seu (cf Mc 1,15).
Em preparação para o Jubileu 2025, a Igreja Católica dedica o ano de 2024, como o “Ano da oração”. O anúncio feito pelo Papa Francisco, convida aos católicos para a comunhão em oração pelo jubileu e por tudo o que já viveram na igreja, até os tempos atuais.
Estamos no ano litúrgico A, um tempo em que somos convidados a compreender e a refletir sobre o Evangelho de São Mateus, o primeiro escrito em Israel, por volta do ano 50.
Em 2022 foi o ciclo C. Em 2023 será o ciclo A. A Igreja estabeleceu, para o Rito Romano, uma sequência de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, nos Domingos e nas Solenidades. No ano A, leem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, o de São Marcos; e no ano C, o de São Lucas.
Quaresma 2024: Em mensagem, Papa afirma que a Quaresma é tempo da graça na qual o deserto volta a ser lugar do primeiro amor. Foi divulgada, nesta quinta-feira (1°/02), a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024 sobre o tema “Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade”.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de Janeiro): Esta festa celebra Maria como Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Epifania do Senhor (07/01/2024): Celebra a manifestação de Jesus como Messias ao três reis magos, simbolizando a revelação de Deus a toda a humanidade.
A Campanha da Fraternidade 2024 tem o tema Fraternidade e Amizade Social e o lema Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8). O lançamento da campanha foi na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, nesta Quarta-feira de Cinzas (14), dia que marca para as religiões cristãs o início da Quaresma.
A mãe Dai de Oxossi, do terreiro de umbanda Egbè Ofá N'la, explica: “O ano de 2024 será regido por Exu, e vamos sentir influência de Omulu e de Oxalá em determinados momentos”. “Todo o contexto mundial coincide com as linhas de trabalhos, com as regências desses orixás”, completa.
2024 será um ano de conexão espiritual profunda. Você saiu de um período de dúvidas e agora sua autoconfiança está nas alturas. Abrace a evolução, pois esse ano promete transformação que te levará a algo extraordinário.
Este relato poderoso simboliza a promessa de restauração e renovação espiritual, que é central no tema do Mês da Bíblia 2024. Novo Coração e Novo Espírito (Ez 36,26-27): Deus promete dar ao Seu povo um novo coração e um novo espírito, substituindo seus corações de pedra por corações de carne.
Em 2024, a cor do ano será o rosa. Isso porque número regente de 2024 é o 8, resultado da soma dos algarismos do ano: 2+0+2+4 = 8. O rosa, portanto, é a tonalidade que mais se alinha com as características e significados desse número.
O g1 preparou uma análise do que o ano de 2024 tem para oferecer sob a regência do número oito, do planeta Saturno e das energias de Exu e Omulu. A chegada do ano traz consigo a energia do número oito, resultado da soma dos algarismos de 2024.
Eu vou arriscar dizer que 2024 será o ano dos geminianos. Claro que as coisas não funcionam de forma tão simplista assim, mas com a entrada de Júpiter, o planeta da expansão e do conhecimento, em Gêmeos, a partir de maio, é o momento de os geminianos aproveitarem a bonança. Júpiter fica cerca de um ano em cada signo.