Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão.
Sendo uma imagem parte de um processo de comunicação, podemos dizer segura- mente que uma imagem é uma representação, ou seja, é uma forma de comunicar a outrem, através de uma mediação, aquilo que nós vemos; ou de receber de outros aquilo que eles vêem, ou seja, pensam, concebem, imaginam.
Em alguns casos, imagem é uma representação. Por exemplo, uma estátua de Nossa Senhora não é a própria Nossa Senhora, mas uma imagem que a representa. O mesmo vale para pinturas, fotografias, etc. São imagens, não a coisa em si.
— Enunciar proposições ou paradigmas que configuram, de forma objetiva, os diferentes modelos operativos e metodológicos para analisar e tipificar as imagens de um universo material e de um imaginário imaterial.
Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão.
A palavra hebraica traduzida “imagem” (tselem) e a palavra hebraica traduzida como “semelhança” (demut) se referem a algo que é semelhante, mas não idêntico ao que é ou de que é uma imagem. A palavra imagem pode também ser utilizada para denotar algo que representa outra coisa.
A imagem pessoal é o conjunto de características, comportamentos e aparência que uma pessoa apresenta ao mundo ao seu redor. É a forma como ela se mostra e como é percebida pelos outros.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
Chamamos de imagem real toda imagem produzida por um feixe de luz que convergir sobre algum ponto após ter sido refratada por uma lente convexa (de bordas finas) ou após ter sido refletida por um espelho, como acontece nos espelhos esféricos côncavos ou parabólicos.
A palavra imagem, etimologicamente, deriva do latim - imago, inis, substantivo que significa semelhança, forma, aspec- to, aparência, retrato, lembrança, eco.
Os principais formatos de imagem são: JPG, GIF, PNG, SVG, PSD, WEBP, RAW, TIFF, BMP e PDF. As imagens são utilizadas para as mais variadas aplicações no ambiente digital. No entanto, essas imagens podem estar em diversos formatos digitais, podendo gerar confusão ou impedindo sua utilização na plataforma desejada.
Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.
A imagem é um objeto que apenas lembra a pessoa ali representada. Em primeiro lugar, é preciso entender que Deus não nos proíbe de fazer imagem, mas sim imagens “de ídolos”, ou seja, de deuses falsos.
É a passagem de uma representação do mundo real à elaboração de um modelo pré-concebido, do concreto ao abstrato, da natureza à linguagem, como pontua Philippe Quéau6.
Imagem pode ser definida como uma representação visual de alguma coisa, seja real ou não, como por exemplo uma pintura, um desenho, um esboço. Alguns artistas criam pinturas de paisagens fantásticas, lugares inexistentes, enquantos outros retratam com fidelidade a face de uma pessoa.
Tal como outra qualquer linguagem, a imagem pode cumprir diversas funções básicas. A imagem é capaz de traduzir símbolos verbais em símbolos visuais, está também apta para fascinar, dramatizar e, desta forma, ser um meio adequado para transmitir sentimentos e atitudes.
Quando falamos em objetivo de imagem estamos nos referindo a mensagem que você deseja ou precisa comunicar com a maneira que você se veste e se comporta. Essa maneira de se vestir e se comportar pode mudar dependendo dos espaços nos quais você transita.
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.