Qual sistema é responsável por manter a temperatura do corpo?
A regulação da temperatura corporal é uma das inúmeras funções inter-relacionadas essenciais para a manutenção da homeostase que são controladas pelo sistema nervoso central (SNC).
Essas estratégias compõem o sistema termorregulador, que trabalha para evitar tanto o resfriamento corporal quanto o seu aquecimento, e procura manter um estado de conforto térmico. Extremos de temperatura exigem ações potentes do sistema termorregulador.
Qual o sistema responsável pela temperatura do corpo?
Os neurônios que secretam GnRH são ligados ao sistema límbico, que está envolvido principalmente no controle das emoções e atividade sexual. O hipotálamo também controla a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos.
Seu fantástico corpo humano - Como seu corpo controla a temperatura
Como o ser humano mantém a sua temperatura corporal?
O corpo humano troca calor com o ambiente através de três processos básicos: condução, irra- diação e transpiração. Este último processo cons- titui a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente constante.
O hipotálamo atua na regulação de sede, apetite, temperatura e pressão arterial. É responsável ainda por produzir hormônios que estimulam e inibem a ação da hipófise, atuando, portanto, indiretamente, em diferentes estruturas do nosso corpo.
Ao mesmo tempo, os vasos sanguíneos também dilatam, levando o sangue para mais perto da superfície da pele, que está sendo resfriada pela evaporação do suor. Como consequência, a temperatura do sangue em circulação também diminui, resfriando os órgãos internos.
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.
Principalmente da comida que ingerimos. O metabolismo interno do corpo usa produtos da digestão, como carboidratos e ácidos graxos, para produzir a energia que impulsiona a contração muscular. No entanto, cerca de 70% a 95% da energia produzida é liberada na forma de calor.
Para manter a temperatura, o corpo, entre outros processos, contrai os vasos sanguíneos da pele, reduzindo a perda de calor para o ambiente o que pode gerar tremores na musculatura.
Quem é o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana?
O sistema nervoso é responsável pela percepção da temperatura externa e pela avaliação da temperatura interna. Com o aumento da temperatura corporal, pode ocorrer a desnaturação de enzimas, levando a problemas metabólicos que podem ocasionar óbito.
Além da menopausa e da andropausa, que são as causas mais comuns, existem outros distúrbios relacionados com essa sensação. Entre os principais, podemos citar alterações na tireoide, ansiedade, diabetes e até hipertensão.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Principais pontos. Muitos animais regulam sua temperatura corporal através do comportamento, como buscar sol ou sombra ou aconchegando-se para receber calor. Animais endotérmicos podem alterar a produção de calor metabólico para manter a temperatura corporal usando tanto a termogênese com tremor, quanto a sem tremor.
Qual o sistema é responsável por controlar a temperatura do corpo?
A regulação da temperatura corporal é uma das inúmeras funções inter-relacionadas essenciais para a manutenção da homeostase que são controladas pelo sistema nervoso central (SNC).
Logo, um dos modos que o hipotálamo tem de fazer esse controle é baixando e aumentando a temperatura corporal. O calor do nosso corpo é produzido como resultado do trabalho das células, especialmente as do coração, dos músculos, do cérebro e do fígado, e é distribuído para os outros tecidos através do sangue.
No entanto, o hipotálamo/hipófise produzem hormonas que estimulam a tiroide e disto resultam hormonas tiroideias (T3 e T4) que aumentando a taxa metabólica contribuem para a produção de calor. Este processo ocorre igualmente em várias espécies (principalmente mamíferos e aves).
A termorregulação, portanto, consiste em um conjunto de sistemas responsáveis pela regulação da temperatura corporal, cuja finalidade principal é a manutenção do equilíbrio entre produção e perda de energia térmica (BURTON, 1939).
Os vasos sanguíneos da derme nutrem a pele e ajudam a regular a temperatura corporal. O calor faz com que os vasos sanguíneos aumentem (dilatação) e permite que grandes quantidades de sangue circulem perto da superfície da pele, onde se pode liberar o calor.
Regula a temperatura, a sede e o apetite. Fabrica hormônios que atuam estimulando e inibindo a ação da hipófise. Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.
O epitálamo é um segmento do diencéfalo (um segmento central do cérebro que também contém o hipotálamo e o tálamo). É formado pelo trígono das habénulas, pela comissura habenular, a estria medular e glândula pineal. Funciona como conexão do sistema límbico a outras áreas do cérebro.
Dada a sua importância, evolutivamente foi protegido pela sua localização na parte central cérebro e protegido pela calota craniana. Exerce sua ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas tais como adrenal, gônadas, tireóide, mamária e ainda sobre vários tecidos orgânicos (muscular, ósseo, vísceras).