E, convenhamos: a hora da higiene bucal não é hora de economizar no fio dental. Afinal, não é uma questão de preciosismo, mas de usar o tamanho ideal para que sua higiene seja bem-feita. Normalmente, o tamanho indicado de fio para que toda a arcada dentária seja corretamente limpa fica entre 40 e 45 centímetros.
A diferença básica está no tamanhoe no formato desses dispositivos. Enquanto o fio dental possui aparência mais estreita, cilíndrica e é formado por filamentos de náilon ou plástico; a fita dental é mais achatada, mais larga e formada por um único filamento.
Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
Se você passar o fio dental e sentir dor, pode ser um sinal de que você tem gengivite ou outra doença periodontal. Neste caso, não foi o fio dental que causou a doença. O melhor caminho é ir ao(a) dentista para que você entenda melhor o seu caso e como tratar essa dor.
COMO ESCOLHER O FIO DENTAL CERTO? DENTISTA ÉLCIO YAMAMOTO EXPLICA TUDO!
É normal passar o fio dental e sangrar?
Sangramento pelo uso de fio dental pode indicar falta de cuidado com a higiene bucal. A gengiva sangrando pelo uso do fio dental não é normal. Segundo a Dra. Patrícia, o sangramento é um dos principais sintomas de gengivite, uma inflamação no tecido gengival causada pelo acúmulo de placa bacteriana.
O fundamental é passar todos os dias! Sendo assim, podemos fazer o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na última higienização, antes de ir dormir. Como vamos passar muito tempo sem comer, garantimos a limpeza da boca durante essas horas.
De forma a manter a sua boca limpa e as suas gengivas em boas condições, recomenda-se que use fio dental pelo menos uma vez por dia e que escove duas vezes por dia, como parte de uma rotina de higiene oral completa.
O que fazer primeiro escovar o dente ou passar o fio dental?
O recomendado é que você faça uso dele preferencialmente antes de todas as suas escovações do dia. Há dois motivos para isso. O primeiro é que ao remover os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, muitas vezes, alojados bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho posterior da escova.
Não há dúvidas de que o Flosser Fio Dental Com Haste Gum merece estar entre os melhores produtos do mercado atualmente. Mesmo competindo com outras opções renomadas como Johnson & Johnson Reach Expansion Plus 50m (líder no ranking), ele consegue se destacar pelas suas qualidades superiores.
Fio dental antes ou após a escovação? “A sequência para usar o fio dental não faz diferença, ou seja, ele pode ser usado tanto antes como após a escovação, contanto que remova a placa bacteriana e os resíduos de alimentos, deixando os dentes limpos e saudáveis”, explica Flávia.
E, convenhamos: a hora da higiene bucal não é hora de economizar no fio dental. Afinal, não é uma questão de preciosismo, mas de usar o tamanho ideal para que sua higiene seja bem-feita. Normalmente, o tamanho indicado de fio para que toda a arcada dentária seja corretamente limpa fica entre 40 e 45 centímetros.
A área da seção transversal do fio refere-se à espessura ou bitola do fio. Quanto mais grosso for um fio ou quanto menor a bitola, menor será a resistência.
e régua: º Com a fita métrica: envolva toda a extremidade (cintura ou comprimento) e se atente ao resultado da medição. º Com o fio (barbante, dental, linha etc.) envolta toda a extremidade (cintura ou comprimento) e após fechar o fio, meça com a régua até chegar ao resultado da medição.
Machucar a gengiva com o fio dental é sempre um indício de que a região está sensibilizada. Segundo a Dra. Uila, a reação pode acontecer de forma esporádica quando passamos o fio com força ou de forma errada. Contudo, é preciso ficar atento a isso, pois o sangramento pode indicar ser um sintoma de inflamação gengival.
A placa bacteriana é formada na base do dente exposto, provocada pelo acúmulo de bactérias e resíduos de alimentos. No entanto, o uso da escova e do fio dental pode removê-la. Se não for removida, endurece e se transforma em tártaro, provocando o amarelamento dos dentes e deixando-os mais propensos a cáries.
E por que o fio dental sai com mau cheiro? Os restos de comida, principalmente as fibrosas, como as carnes, se decompõem e podem provocar gengivite, acúmulo de tártaro e placa bacteriana, além de cáries e mau hálito. Quando isso acontece pode ser sinal de tártaro e placa bacteriana.
Dormir sem escovar os dentes abre caminho para o desenvolvimento de diversos problemas bucais. É que quando dormimos, a quantidade de saliva diminui, a boca fica mais seca e com isso as bactérias fazem a festa. A proliferação delas forma a placa bacteriana, que pode levar às cáries ou problemas gengivais.
Sangramento pelo uso do fio dental pode ser um sinal de alerta para a gengivite, o estágio inicial da doença periodontal. Se não tratada, a gengivite pode progredir para estágios mais avançados,como uma periodontite, que pode causar um dano permanente aos tecido de suporte do dente.
Algumas doenças na gengiva, como a periodontite (doença periodontal), provocam mau hálito que lembra o cheiro de fezes. Ela é uma infecção bacteriana que atinge os ligamentos, tecidos e ossos específicos responsáveis por envolver e sustentar os dentes.
Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.
Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que este ocorre, em muitos casos, devido à boca estar seca ou com pouca saliva. É por isso, inclusive, que o hálito normalmente não está "fresco" quando acordamos; Escove os dentes.