Qual a temperatura ideal da CPU? A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente está entre 100 °C-110 °C. Consulte a página de especificações do produto [ark.intel.com] (ark.intel.com) para determinar os detalhes de modelos específicos do processador.
Se a temperatura bater ou ultrapassar os 90°C é sinal que alguma coisa está bem errada no seu sistema. Aliás, nessa temperatura já é comum o computador desligar por superaquecimento, principalmente em games.
O que acontece se o processador chegar a 100 graus?
Tanto para o processador como para outros componentes do computador, ficar trabalhando constantemente em uma temperatura alta tende a diminuir o tempo de vida desses componentes, além de gerar instabilidade e redução de desempenho em algumas dessas peças.
O que acontece se o processador ficar muito quente?
Se o processador ficar muito quente, a proteção integrada desligará o processador. Se o computador não estiver com overclock, e estiver funcionando abaixo das especificações de projeto, a proteção integrada pode ajudar a evitar danos ao seu sistema.
A CPU é um dos componentes mais sensíveis (e caros) dentro do seu computador, então esta é a primeira ventoinha que você precisa ver. A maioria das CPUs vem com ventoinhas básicas pré-instaladas, que são projetadas para resfriar o processador o suficiente para mantê-lo em funcionamento e nada mais.
80°C é de fato uma temperatura boa. A maioria dos CPUs modernos só começam a reduzir o desempenho em 90°C, alguns até chegam a 95°C. 80°C é uma temperatura de operação perfeitamente natural para jogos.
O novo processador topo de linha da Intel, Core i9-10900K, estaria com sérios problemas de superaquecido – ou ao menos é isso que indica um rumor vindo da China. Segundo o usuário do Weibo, Wolfstame, um teste de stress feito com a CPU deixou ela constantemente a 90°C, mesmo com o uso de resfriamento líquido.
Mas há uma resposta possível. Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck. Para entender por que ela é um limite, é preciso se lembrar do que é temperatura: o grau de agitação das partículas que formam uma coisa.
Como saber se o seu computador está superaquecendo? Um computador superaquecido pode ficar quente ao toque, ficar com a ventoinha sempre em funcionamento no máximo e produzir ruídos altos.
O Intel i5 9400F tem um TDP de 65W, e como não é liberado para overclock, tende a não aquecer muito e oferecer boa economia de energia. Mesmo em situações extremas, esse chip aguenta uma temperatura de até 100°C. É válido ressaltar que ele possui Cooler Box já de fábrica.
No caso dos processadores Intel que possuem o "Execute Disable Bit" essa tecnologia é embutida nos processadores, quando os mesmos atingirem mais de 90ºC de temperatura é enviado um comando para BIOS que desliga o computador automaticamente evitando que danifique a placa mãe e a perda do processador.
A poeira acumulada pode bloquear as ventoinhas e provocar o superaquecimento da CPU ou da GPU. Muitos aplicativos em execução simultânea também podem sobrecarregar as ventoinhas. E se isso acontece muitas vezes, elas podem simplesmente parar de funcionar.
Qual a temperatura ideal da CPU? A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
Se a temperatura se manter alta, pode ser que algum programa esteja usando o máximo de recursos do seu processador, ou ele esteja com alguma configuração como overclock ativada ou má alimentação de energia.
Durante tarefas mais pesadas ou jogos, as temperaturas podem subir, mas é recomendável que não ultrapassem os 45°C a 50°C para evitar danos ao dispositivo. Se o celular estiver frequentemente mais quente do que isso, pode ser necessário verificar se há problemas de ventilação ou se o aparelho precisa de manutenção.
O limite máximo de temperatura operacional varia por processador e geralmente é entre 100 °C-110 °C. Outros componentes do sistema também podem atingir seus limites térmicos, independentemente do processador.
O usuário deve se atentar à temperatura limite do processador e fazer com que ele trabalhe a até 30 graus abaixo dele. Por exemplo: se o limite for 80° C, para evitar problemas a temperatura não deve passar de 50° C. Se você usa desktop, a dica é apelar para watercoolers de alta performance; Placa de vídeo: até 30° C.
O cooler é a peça responsável por refrigerar o processador e alguns componentes como a placa mãe para que a temperatura interna permaneça em níveis seguros, evitando problemas relacionados ao superaquecimento.
Certifique-se de que há fluxo de ar adequado dentro do seu PC. Limpe regularmente as ventoinhas e os filtros de poeira para evitar obstruções que possam impedir a circulação do ar. Adicionar ventoinhas ou ajustar a configuração das existentes pode ajudar a melhorar o fluxo de ar e a dissipação de calor.
A razão mais comum para o superaquecimento do computador é o acúmulo de poeira nos ventiladores ou nas saídas de ar. Reduza o calor dentro do computador para melhorar o desempenho do sistema e evitar danos aos componentes internos.