Quem foi rebaixado no Paulistão de 1990? De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, quem organizou o campeonato, ninguém foi rebaixado. O regulamento já estava previsto antes do torneio se iniciar, e, assim como foi em 1989, não havia rebaixamento para nenhum dos participantes.
Das quatro equipes de São Paulo, o atual campeão Palmeiras é o que mais vezes foi rebaixado. O Alviverde amargou a ''segundona'' em duas ocasiões: 2002 e 2012. Agora, o Santos igualou o rival Corinthians, ambos rebaixados uma vez. O Timão em 2007 e o Peixe em 2023.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Como previsto no regulamento, o São Paulo jogou o Campeonato Paulista de 1991 no grupo com os piores classificados em 1990, no que foi rebatizado de grupo Amarelo.
Além de ser tricampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de hexa do Campeonato Brasileiro, o São Paulo Futebol Clube ostenta um feito que é celebrado até hoje pelos torcedores. Em 94 anos de história, o Tricolor jamais foi rebaixado. Consulte a matéria completa no Portal do São Paulino.
Além disso, em janeiro de 2021, a FPF fez um jogo de perguntas e respostas nas redes sociais e confirmou que o São Paulo não caiu. Mentira [que o São Paulo caiu]. O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial - FPF, nas redes sociais.
Qual foi o ano que o São Paulo salvou o Corinthians do rebaixamento?
Quem foi o ex-São Paulo que quase rebaixou o Corinthians não fossem os famosos gols de Grafite há 20 anos. Faz 20 anos que Grafite, jogador de Copa do Mundo com a seleção brasileira, é também lembrado por torcedores paulistas como o cara que salvou o Corinthians do rebaixamento no Paulistão de 2004.
O Guarani comemora hoje 20 anos da conquista do Campeonato Brasileiro de 78, quando venceu o Palmeiras por 1 a 0, em Campinas. Esse é o título mais importante do clube pois, além de ser o único no Brasileiro, o clube nunca venceu um Campeonato Paulista.
Não existiu “virada de mesa”. Não existiu coisa alguma diferente do prescrito pelo regulamento da competição. Diz seu parágrafo 2º do artigo 5º: “No Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1990, não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional”.
No Brasileirão de pontos corridos, que começou em 2003, apenas Flamengo, São Paulo, Cuiabá e Fluminense nunca foram rebaixados. O tricolor carioca já disputou a Série B, mas caiu em 1997, quando o formato do Campeonato Brasileiro ainda era de mata-mata.
A tensão nos bastidores fez com que a Federação Paulista decidisse inchar o campeonato nos anos seguintes, eliminando o rebaixamento em 1988, 1989 e 1990, chegando a um torneio com 28 clubes em 1991 – número que continuaria crescendo até os 30 de 1993. Ou seja: não, o São Paulo não foi rebaixado em 1990.
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.
Na época, parte da imprensa tentou imputar responsabilidade ao Fluminense Futebol Clube pelo rebaixamento da Associação Portuguesa de Desportos, clube que foi punido junto com o Flamengo em razão de ter repetido a ação rubro-negra escalando irregularmente o jogador Héverton, isso no dia 8 de dezembro de 2013.