No entanto, há exatos seis anos atrás, a situação era outra. As duas equipes se enfrentaram, pela 36ª rodada do Brasileirão de 2012, com o Rubro-Negro na parte de baixo da tabela e o Alviverde ocupando a zona do rebaixamento.
Palmeiras: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, João Vítor (Márcio Araújo), Marcos Assunção e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
O que aconteceu com o elenco do Palmeiras rebaixado em 2012? | GOL DE CANELA
Qual ano Palmeiras quase caiu?
Das quatro equipes de São Paulo, o atual campeão Palmeiras é o que mais vezes foi rebaixado. O Alviverde amargou a ''segundona'' em duas ocasiões: 2002 e 2012. Agora, o Santos igualou o rival Corinthians, ambos rebaixados uma vez. O Timão em 2007 e o Peixe em 2023.
Comandado pelo treinador Gilson Kleina, o Verdão foi a campo com Fernando Prass; Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Vilson, Márcio Araújo, Wesley e Valdivia; Vinicius e Kleber. No segundo tempo, entraram Maikon Leite e Patrick Vieira.
Na época, parte da imprensa tentou imputar responsabilidade ao Fluminense Futebol Clube pelo rebaixamento da Associação Portuguesa de Desportos, clube que foi punido junto com o Flamengo em razão de ter repetido a ação rubro-negra escalando irregularmente o jogador Héverton, isso no dia 8 de dezembro de 2013.
Em 2002, Palmeiras perde para o Vitória e é rebaixado para a Série B do Brasileirão. A derrota para o Vitória por 4 a 3 foi o pior momento da história do clube.
O ano de 2014 foi terrível para o torcedor palmeirense, que tenta até hoje apagar a temporada da memória. O clube naquele ano, trocou de técnico 4 vezes na competição e brigou ferreamente para não ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.
O foco era o desespero no Brasileiro, mas o time não tinha forças. Fomos roubados no Beira-Rio, arrancamos um empate no fim, em casa, contra o Botafogo, perdemos em Prudente para o Fluminense com um gol no fim, e o rebaixamento matemático veio na rodada 36, no empate com o Flamengo, com gol de Vagner Love.
Embora seja o maior campeão do Brasileirão, o Palmeiras foi rebaixado duas vezes da primeira para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, sendo a primeira vez em 2002, e a segunda dez anos depois, lá no ano de 2012.
América-MG, Coritiba, Goiás, Sport e o Vitória são os nomes que caíram mais vezes para a segunda divisão, contando com 6 rebaixamentos. Entre os principais clubes brasileiros, o Vasco, com 4 rebaixamentos, é o time que com mais idas a série B.