As tomadas na Europa são do tipo C, Europlug, e do tipo F, Schuko, na maior parte dos países. São tomadas e plugues que seguem a norma internacional IEC 60906-1. Esses plugues são conhecidos como plugues redondos de dois pinos (ou tipo C) e plugues redondos de dois pinos com terra, do tipo F, no caso.
A tomada na Europa, especificamente no Reino Unido, é do tipo G, com três pinos chatos e retangulares em formato de triângulo. A voltagem é de 240V com 50 Hz.
A tomada padrão europeu tem um sistema de voltagens unificado, que pode variar entre 220v e 240v — mas você deve pesquisar com antecedência o padrão do país que você vai visitar, sob o risco de queimar seus aparelhos. As tomadas de 220v estão em países como Itália, Espanha e Portugal.
QUAL A TOMADA DA EUROPA? Saiba qual adaptador utilizar | Vou Levar na Viagem
Qual é o plug europeu?
As tomadas na Europa são do tipo C, Europlug, e do tipo F, Schuko, na maior parte dos países. São tomadas e plugues que seguem a norma internacional IEC 60906-1. Esses plugues são conhecidos como plugues redondos de dois pinos (ou tipo C) e plugues redondos de dois pinos com terra, do tipo F, no caso.
A corrente elétrica na França opera em 220 volts, 50 Hz AC. Plugs são do tipo E (pino redondo e pino de aterramento masculino socket). Se você levar aparelhos elétricos, você precisará de um adaptador de tomada.
Preciso de um adaptador de tomada em Portugal? Se o formato das tomadas em Portugal é diferente daquela que tem em casa, poderá precisar de um adaptador de viagem.
Tomada padrão schuko, com terra, usada em Portugal. Uma tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue ou ficha macho conectado a ela.
Entretanto, na grade maioria dos países europeus, com exceções de alguns, o padrão de tomada utilizado é do 'tipo C' ou do 'tipo F', os dois tipos com dois pinos redondos. Portanto, se você planeja viajar por outros países da Europa além de Portugal, uma dica valiosa é comprar um adaptador universal.
Eletrônicos: junto com aparelhos eletrônicos, como celular, computador e fone de ouvido, tenha sempre na mala de mão os carregadores de cada um e um adaptador de tomada universal.
Qual tipo escolher? Sem dúvidas, o melhor tipo de plugue para importar para nosso país é o europeu (EU), já que nossa tomada de três pinos é compatível com o Tipo C, o padrão utilizado nos países da Europa.
Tirando o Brasil, a Colômbia e a Venezuela, todos os demais países da América do Sul possuem modelo C – Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina. Viagens para a Europa, com exceção ao Reino Unido, também precisarão deste adaptador de tomada.
Preciso de um adaptador de tomada na Espanha? Se o formato das tomadas na Espanha é diferente daquela que tem em casa, poderá precisar de um adaptador de viagem. Vale sempre a pena pesquisar um pouco antes da sua viagem, ou pode acabar por não conseguir carregar o seu telemóvel ou utilizar outros dispositivos.
O padrão de tomada na Europa não é o mesmo para todos os países, pelo contrário, são usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá. Mas, quase todos os países europeus, com exceções de alguns, utilizam o padrão de tomada do tipo C ou do tipo F, os dois tipos com dois pinos redondos.
O melhor tipo de plugue para importar para o Brasil é o europeu (EU). A nossa tomada de três pinos é compatível com o Tipo C, que é o padrão do Velho Continente. E também era um dos padrões mais comuns por aqui antes da nova norma estabelecida por lei federal em 2006.
Tipo C: Essa tomada é comum em países europeus, como França, Espanha, Portugal e Alemanha. Ela tem dois pinos redondos paralelos e não tem um pino de aterramento.
Em Portugal a voltagem é 220v, em todo o país, incluindo Madeira e nos Açores. Algumas regiões do Brasil também possuem essa voltagem, mas outras são 110v. Por isso verifique o seu aparelho antes de levá-lo para Portugal. Se ele for 220v ou bivolt pode usar tranquilamente.