Para 1996, foi lançada uma que inaugurou a injeção eletrônica no modelo – o motor ganhou potência e atingiu 58 cv. Os atributos de 'luxo' também continuaram a ser instalados, como lente fumê e toca discos. O Fiat Uno chegou a sair de linha nos anos 2000.
A resposta chegou em dezembro de 1992 batizada de Uno Mille Electronic, que trazia um sistema de ignição digital, do tipo estática. Além da eletrônica, a Fiat passava a ofertar a versão de quatro portas e ar-condicionado, uma primazia entre os veículos populares.
LUZ DA INJEÇÃO ELETRÔNICA UNO MILLE FIRE (MITOS E VERDADES)
Que ano saiu o Uno Mille Eletronic?
Com isso, em 1993/94, a Fiat lançou o Uno Eletronic, trazendo tecnologias pensadas para reduzir a emissão de poluentes. Além de ter sido pensado para ser o mais barato possível, o Fiat Uno Mille Eletronic 1994 nasceu em uma época em que tecnologia embarcada e segurança eram restritos aos carros importados e mais caros.
Fiat Uno Way 1.3 2020: visual aventureiro e motor mais potente. A versão Way do Fiat Uno, última geração lançada em 2020, é conhecida por sua robustez e estilo aventureiro.
Em 1993, o motor deixou de ser carburado e ganhou sistema de injeção eletrônica multiponto. Com ele, o 1.6 passou a render 92 cv. Além do desenho mais modernizado, o Uno 1.6R MPI tinha novo revestimento interno, painel, volante, rodas e até teto-solar como opcional.
O modelo mais emblemático foi o Uno Mille, lançado em 1990. Equipado com um motor de 1.0 litro, tornou-se ainda mais popular por ser mais econômico e acessível.
É um carro simples e robusto, com bom valor de revenda e liquidez, mesmo já fora de linha. Tem no acabamento simples sua maior fragilidade, mas no geral não apresenta falhas graves e custosas de reparar. E deve permanecer ainda “bom de mercado” por um bom tempo pela frente. É uma opção a ser considerada.
Primeiro foi a chegada do Uno CSL 1.6 argentino, que já falamos na primeira parte da história do modelo, e mostrava ao mercado que, definitivamente, a versão quatro portas do popular da Fiat funcionava muito bem para o uso familiar, e abria o leque de consumidores para o então moderno e atual carrinho.
Também traz faixas laterais que identificam a versão e as novas siglas Economy e Mille Way na parte traseira. A versão Way traz, ainda, suspensões mais altas e pneus de perfil série 70 (175/70 R 13). Nesta versão, a grade dianteira não tem o acabamento cromado presente na versão Fire.
Todos os carros produzidos no País atualmente contam com injeção eletrônica de combustível, sistema que passou a substituir o antigo carburador nos motores a partir da década de 1990.
O carro-chefe de vendas da Fiat finalmente pode fazer jus ao nome Electronic que carrega numa de suas versões. O Uno Mille 96 ganha injeção eletrônica monoponto de combustível -em substituição ao carburador- em duas novas versões: EP (substitui a ELX) e i.e..
O ELX era o modelo “de luxo” na época, com bancos confortáveis e vidros e travas elétricos, com ar-condicionado e direção hidráulica como opcionais. E ele foi o último Uno carburado — a partir do EP, todo Uno teve injeção eletrônica.
Ele favorece a tração dianteira, além de não sobrecarregar a suspensão, pneus, motor e transmissão. Isso aliado a uma mecânica simples, com um projeto antigo, porém fabricado com técnicas e materiais mais modernos, acabam resultando em uma boa durabilidade e robustez.
Mesmo sem muita tecnologia, o Palio se sai bem com 9,1 km/l no ciclo urbano e e 10,2 km/l no rodoviário. O Palio oferece apenas os basicões (e obrigatórios) airbag duplo e freios ABS. O Uno, por sua vez, traz a mais cinto de três pontos de apoio de cabeça para todos os passegeiros traseiros. Ponto pra ele.
Assim nasceu essa versão Economy, um veículo com ótimos valores de consumo de combustível. É fato que o Uno Economy figura entre os carros mais econômicos do seu segmento. Baseado na mecânica da versão Attractive 1.4, o Uno Economy é ainda mais econômico.
A versão Uno Way 1.3 se diferencia por trazer: chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat code; comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor); e o motor 1.3 Firefly 8V ...
O Fiat Uno Electronic 1995 é um veículo que representa uma era de transição na indústria automotiva, combinando um design clássico com inovações para a época. Esse modelo, conhecido por sua confiabilidade e economia, continua a ser um favorito entre os entusiastas de carros.
O Fiat Uno Mille EP 1996 é um hatch compacto 1.0, que tem motor com aspiração natural de 4 cilindros em linha, capaz de gerar até 58 cv de potência e 8,2 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e direção mecânica.