Qual vai ser a temperatura mais baixa de 2024 no Brasil?
Em Urupema, a estação meteorológica localizada no morro de Urupema registrou -7,2°C, segundo medição do Epagri Ciram. Santa Catarina teve a menor temperatura do país em 2024 até agora. Conforme a Climatempo, a prefeitura de São Joaquim registrou -7,8°C neste domingo (30).
O mês de julho promete ser o mais frio do ano, conforme a previsão do tempo da empresa de meteorologia MetSul. O inverno começou de forma incomum em várias regiões do Brasil, com altas temperaturas e chuvas intensas em áreas como o extremo norte e o leste do Nordeste, bem como no Rio Grande do Sul.
País terá temperaturas abaixo de zero, geadas amplas e risco de neve nos próximos dias. A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e temperaturas baixas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. Mas a Climatologia mostra que julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva.
A maior frente fria de 2024 chegou com força ao Brasil, derrubando as temperaturas de Norte a Sul e trazendo condições climáticas a regiões que normalmente não experimentam tanto frio. No Sudeste, além do frio intenso, a previsão é de ondas de até 4 metros, especialmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
2024 deve ter mais eventos climáticos extremos que anos anteriores | SBT Brasil (01/01/24)
Vai fazer frio em agosto de 2024?
Nesta época do ano, ainda é comum a entrada de massas de ar frio, especialmente em agosto e setembro, o que causa queda significativa da temperatura, favorecendo a formação de geada.
Julho é tradicionalmente o mês mais frio do inverno no Centro-Sul do Brasil e neste ano não vai ter influência de El Niño ou La Niña. Como vai ser o clima em julho? O mês é o segundo do denominado inverno climático que é compreendido pelo trimestre dos meses de junho, julho e agosto.
A capital paulista teve a madrugada mais fria do ano de 2024 nesta terça-feira (27). Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo registraram média de 4,7 graus Celsius (°C).
Resultado do estabelecimento de um bloqueio atmosférico que, além de impedir a formação de chuvas, tem elevado substancialmente as temperaturas, configurando uma onda de calor muito atípica para essa época do ano.
Conhecida como a cidade mais fria do Brasil, São José dos Ausentes oferece a possibilidade de neve durante o inverno. Além de contemplar a neve, os turistas podem visitar o Canyon Monte Negro, fazer passeios a cavalo e degustar a gastronomia típica da região.
Ainda teremos em 2024 esse tema de extremos climáticos, com risco de chuva extrema, vendavais, granizo, possibilidade de massas de ar polar intensas e, quem sabe, algum episódio de neve e geada entre o inverno e a primavera.
No Brasil, a neve é um fenômeno raro, mas que pode ocorrer em algumas cidades das regiões Sul e, com menor frequência, Sudeste. As áreas serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são as que costumam estar mais propensas a registrar neve, especialmente durante os meses de maio a agosto.
Em 2024, a formação de neve já foi registrada de forma isolada no estado em São Joaquim, na Serra, segundo a prefeitura. O fenômeno teria acontecido no fim de maio, antes mesmo do começo do inverno.
Neste ano de 2024, o inverno começará oficialmente no dia 20 de junho, quinta-feira, precisamente às 17h50 Hora Legal de Brasília (20h50 UTC), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte.
Qual foi a menor temperatura registrada no Brasil em 2024?
Santa Catarina teve a menor temperatura do país em 2024 até agora. Conforme a Climatempo, a prefeitura de São Joaquim registrou -7,8°C neste domingo (30). São Joaquim costuma registrar as temperaturas mais baixas no estado catarinense. Água congelada por causa da temperatura baixa.
Qual foi a maior temperatura já registrada na cidade de São Paulo?
Já a maior máxima absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu nos dias 9 e 10 de março de 2005, com 38,4°C em Parelheiros, zona sul da capital.
A estação mais fria do ano tem data e horário para iniciar em 2024: será no dia 21 junho, às 17h51 (de Brasília), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ao longo do mês, as temperaturas devem ser mais amenas, marcando entre 20 e 22ºC. Chuvas podem ser leves e reduzidas em grande parte da região. Diferente do que foi registrado em junho, que contemplou temporais e instabilidade causada por massas de umidade.
A capital enfrenta a primeira onda de frio do inverno de 2024. A Defesa Civil Municipal já decretou estado de alerta em toda a cidade, desde às 10h30 desta sexta-feira, 28. As temperaturas devem continuar baixas até terça-feira, 2 de julho.
Por estar próxima de cidades como Urupema, Urubici, Jaraguá do Sul e São Joaquim, o frio é mais intenso no inverno. Durante o restante do ano, as temperaturas ficam em torno dos 15 °C.
O inverno do hemisfério sul começou na última quinta (20), com temperaturas elevadas e tempo seco no Brasil, conforme a previsão da Climatempo. A estação dura até o dia 23 de setembro de 2024. Um bloqueio atmosférico impede o deslocamento de frentes frias para o interior do Brasil neste fim de semana.
Apesar de esta ser a onda de calor mais duradoura de 2024, o Climatempo aponta que a primeira frente fria forte de setembro deve avançar apenas a partir do dia 19.