A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A Prata 950 costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. E a prata 925 é mais utilizada em produção de larga escala de grandes joalherias, por fazerem o uso de máquinas. Para joalheria, a prata 925 e a prata 950 costumam ser as mais utilizadas.
A Prata de Lei ou Prata 925 é a mais valorizada na alta joalharia e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que determina o mais elevado grau de pureza para garantir a qualidade das jóias fabricadas com ela.
A Prata 950 possui 95% de prata e 5% de outros metais, costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. Por ser uma joia mais pura, ela tende a manchar e oxidar mais rápido do que a 925, os dois tipos de prata irão escurecer, mas a prata 950 possui uma maior tendência a oxidação.
Por que a prata 925 é barata? O mais interessante é que a prata tem um custo baixo, pois ela é encontrada em mais abundância do que o ouro. Ela é um metal nobre, pois não enferruja ou está sujeita a outras reações como essa. Além disso, ela é super durável.
A maioria das Joias em Prata 925 autênticas não é magnética. Portanto, um teste simples com um ímã pode ajudar a identificar se o item é feito de prata verdadeira. Se a peça for atraída pelo ímã, há uma alta probabilidade de ser uma imitação.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
A prata 925 nada mais é do que um material composto de 92,5% de prata, além de outros tipos de metais. Já a prata 990 é ainda melhor, uma vez que é 100% pura.
Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.
QUAIS OS MATERIAIS USADOS PARA FABRICAR UM ANEL PANDORA? Você vai encontrar nobres e diversos materiais em nossos anéis, como ouro 18K e 14K, ouro rosé 18K e 14K, prata de lei, prata 925, cravejados em pedras preciosas e naturais (zircônia, cristal e pérola de água doce).
Na joalheria, é mais comum utilizar a prata 925 e a prata 950, que possuem boa maleabilidade e ainda contam com um alto grau de pureza. A única diferença entre elas é que a prata 950 tende a escurecer um pouco mais rápido.
As joias de prata que são feitas sob o padrão internacional devem possuir o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “950”, “925”, “900” ou “800”. No Brasil o tipo de prata comercializada é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.
O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
4. Qual a diferença entre Ródio Branco e Prata 925/950? A diferença entre esses dois é que a Prata você pode tomar banho, pode molhar à vontade (porém deve evitar o contato com produtos químicos), já o ródio branco você não pode molhar, uma vez que o acessório vai perdendo o banho e escurecendo.
A prata 950 conta com 95% de prata e apenas 5% dos outros elementos, que garantem a resistência e duração da joia. Por ter mais pureza na sua composição, essa liga possui preço mais elevado e, normalmente, é usada em joias mais nobres, com pedras preciosas.
Evitar o contato do produto sempre que levantar objetos pesados, ou apoiar braços ou mãos em superfícies ásperas que possam deformar em função do esforço ou danificar pelo atrito. Evitar puxar as correntes e pulseiras com muita força. OBS: A prata adora água, então você pode molhar sem medo!
A Prata 925 é uma joia. Ela tem uma liga onde 92,5% dela é composta por prata pura e 7,5% é composta de outros metais. A Prata pode ter outras proporções, como a Prata 950 (95% de prata e 5% de outros metais).
Esse processo ocorre quando a prata entra em contato com enxofre presente no ar, na água ou em certos produtos químicos. Embora isso possa causar um leve desconforto, o escurecimento da prata é um indicativo de que a joia é genuína e não deve ser motivo de preocupação.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
Verifique o selo de autenticidade: se for prata legitima, terá o selo garantindo o seu valor. Se for aço, não terá esse selo. Use um ímã: a maioria dos tipos de aço são magnéticos, o que significa que o ímã será atraído pelo objeto. Ao contrário da prata, que não é magnética.
A prata é o segundo melhor condutor térmico, ficando atrás apenas do diamante. Então podemos considerar que o anel de prata é muito mais eficiente que o ar para derreter o gelo e realmente o anel irá gerar um buraco no cubo de gelo, podendo ficar grudado.
Teste do gelo: A prata gera mais calor do que todos os outros metais. Então pegue dois cubos de gelo, coloque um cubo de gelo em cima da joia que quer testar e outro ao lado, em cima de qualquer superfície neutra, se o cubo de gelo que está sob a prata derreter mais rápido que o outro a prata é verdadeira.
A Prata 925 possui um pouco mais de materiais misturados na prata (7.5% de mistura) e consequentemente o seu preço e qualidade são menores em relação a prata 950. A Prata 950 é mais pura (5% de mistura), portanto seu preço e qualidade são maiores.