A velocidade média do trem entre SP e Campinas será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros. Em relação ao TIM, o percurso será feito em 33 minutos, com velocidade média de 80 km/h, superior aos 56 km/h médios do metrô.
#TrensurbFacts A velocidade operacional média dos trens da Trensurb é de 48 quilômetros por hora, com uma velocidade máxima de 90 quilômetros por hora atingida durante a operação.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
No Brasil, os trens podem chegar a 90 km/h, enquanto os metrôs a 80 km/h. Em relação à taxa de aceleração ocorre o inverso. Afinal, os trens do metrô têm taxas de aceleração e frenagem mais eficientes, pois todos os seus carros são motorizados, o que permite maior controle e segurança.
Uma ótima maneira de chegar a St. Moritz é por meio do lendário Glacier Express. Conhecido como o “trem expresso mais lento do mundo” (e, sem dúvida, uma das rotas cênicas mais belas), ele conecta Zermatt e outras cidades ao redor da montanha Matterhorn a St. Moritz, do outro lado do país.
O trem funcionará com velocidade média de 260 km/h, e atingindo cerca de 299 km/h em sua máxima. Uma melhora considerando os 240 km/h da frota anterior da Acela Express. Além da melhora no desempenho, o interior dos novos trens contará com um upgrade também.
Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Supervia aproveitou o clima natalino e a lenda do Papai Noel pra divulgar uma lenda ainda maior: Trem da Supervia andando a 80km/h. Gabriel, em condições normais de circulação, o trem pode alcançar a velocidade de 80km/h.
Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem. Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de viagem seria de 1 hora e 38 minutos.
Os trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) circulam com velocidade média até quatro vezes maior do que a dos carros nas ruas da metrópole.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
Com 40.474 quilômetros de rede ferroviária de alta velocidade, a China está no topo da nossa lista dos 20 países com a maior rede ferroviária de alta velocidade por uma margem considerável. A rede ferroviária de alta velocidade na China representa dois terços do total das redes ferroviárias de alta velocidade do mundo.