Apesar de serem esteticamente iguais, o vidro temperado é até 5 vezes mais resistente do que o vidro comum. Por apresentar maior resistência mecânica e se fragmentar em pequenas partículas em caso de quebra, ele é considerado um vidro de segurança.
A principal razão disso é sua alta resistência, além do fato de não oferecer perigo aos usuários no caso de quebra, motivo pelo qual é considerado vidro de segurança.
Já que o fato do vidro temperado estourar é bastante comum, iremos pontuar neste conteúdo algumas possíveis causas desse problema e falaremos também sobre a importância de uma produção e beneficiamento de qualidade para amenizar essa questão.
O vidro temperado é mais durável do que o vidro comum, mas não é inquebrável. Existem várias razões pelas quais o vidro temperado estilhaça e, quando isso acontece, não significa necessariamente que seja de baixa qualidade.
Isso ocorre porque, quando quebrado, o vidro laminado não se dispersa em pequenos fragmentos, que podem causar ferimentos graves a adultos e crianças. Em vez disso, o filme de polímero mantém o vidro quebrado unido e preso ao caixilho, mantendo a integridade da janela ou da porta.
A única diferença perceptível é quando o vidro recebe a logomarca da empresa de forma discreta na borda ou em um de seus cantos. É um tipo de material que passa por um processo de têmpera. Isso porque o material entra no forno com a temperatura alta e depois passa por um processo de resfriamento imediato.
Ele é indicado para ambientes que necessitam de proteção reforçada, tais como bancos, vitrines de lojas, guaritas, joalherias, piso e visores de piscina, entre outros. O vidro laminado pode ser cortado para se ajustar à instalação, mas, atenção: isso só pode ser feito se a peça não for temperada nem termoendurecida!
O problema pode estar na fabricação do vidro, no armazenamento (das processadoras ou vidraçarias) ou, ainda, na instalação da peça na casa. Um exemplo é quando há fendas ou bolhas no vidro, imperfeições que, dependendo do tamanho e da localização, podem contribuir para a quebra espontânea.
Uma folga mal aplicada entre o vidro e a estrutura de sustentação pode gerar tensões excessivas na movimentação do vidro e, consequentemente, levar à sua quebra. Além disso, a utilização de calços inadequados, seja por serem pouco densos ou muito rígidos, pode gerar atrito e concentração de tensões.
Mesmo sendo invisível ao olho humano, a participação do sulfeto, um inorgânico químico, na massa do vidro, pode torná-lo mais frágil. Dessa forma, o vidro, quando aquecido pela luz do sol, pode apresentar pequenas fissuras formadas na sua superfície.
Por vezes, o processo de aquecimento provoca deformações suaves no vidro, e elas são fáceis de ser identificadas. Observe o vidro em um ângulo através das lentes de um óculos de sol polarizado. Esses óculos irão expor linhas pretas no vidro, que são decorrentes do processo de aquecimento.
Pra você que procura qual a desvantagem do vidro temperado, por ser um tipo de vidro com tensão molecular constante, os vidros temperados apresentam mais rigidez, o que o torna, também, um pouco menos flexível do que modelos como o vidro comum ou o vidro laminado.
Qual a diferença entre vidro blindex e vidro temperado?
Os produtos Blindex seguem os mesmos padrões de qualidade e segurança do vidro temperado tradicional, passando pelo processo de têmpera para garantir sua resistência e segurança. A principal diferença entre o “vidro temperado” e o “vidro Blindex” está, portanto, na marca e não nas propriedades físicas do material.
Em seu formato padrão, o vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável. Por ser mais frágil e quebradiço, hoje em dia é muito mais utilizado como base para ser beneficiado.
Por essa razão, não devemos manter espelhos ou vidros quebrados, pois, segundo o arquiteto, nosso subconsciente capta essa mensagem fragmentada e não nos remete sensações boas de prosperidade, abundância e organização.
O que significa quando um vidro se quebra sozinho?
Quando o vidro é instalado o sulfeto de níquel é aquecido por meio de energia solar e pequenas rachaduras no vidro podem se desenvolver. Caso essas rachaduras penetrem na camada de tensão do vidro temperado, a liberação de energia fará com que o vidro se quebre espontaneamente.
Como prevenir para que o box não estoure De acordo com as normas da ABNT deve-se fazer manutenção do box, 1 vez ao ano, mas aconselha-se a pelo menos observar periodicamente o funcionamento do mesmo e seus componentes se estão todos ok, como por exemplo: Observar se o batente está fora do lugar ou solto; Observar se as ...
Qual a diferença entre os dois? Tecnicamente, o vidro laminado é indicado para situações onde o vão precisa se manter intransponível em casos de quebra da placa, enquanto que o vidro temperado é alternativa para aplicações que exigirão o máximo de resistência contra impactos mecânicos, pressão do vento, etc.
O vidro temperado é popular e utilizado em variados segmentos. Na arquitetura e construção civil o modelo é alternativa para quem procura qual é o vidro mais resistente para compor aplicações que precisam suportar grandes impactos mecânicos, como portas, janelas, divisórias de ambientes, etc.
Apesar de ser mais resistente, um vidro laminado pode se quebrar devido à choques intensos com objetos pontiagudos, por exemplo, mas essa não pode ser considerada a única causa.
Apenas chapas feitas com vidros não processados podem ser cortadas. Em outras palavras: se uma das lâminas de vidro em sua composição tiver passado pelo processo de têmpera, o laminado não pode ser cortado.