Os suplementos de enzimas digestivas, como o cloridrato de betaina, podem ser uma excelente alternativa para melhorar a digestão, prevenir o refluxo gastroesofágico e promover um melhor aproveitamento dos nutrientes pelo nosso organismo.
A ação de substâncias antiácidas, geralmente usadas no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlceras e gastrite, diminui a produção do ácido gástrico, o que influencia diretamente no nível de vitamina B12 em nosso corpo.
Pode sim, não há restrições. Além disso, pessoas com gastrite tem baixa concentração de ácido clorídrico no estômago. Isso dificulta a absorção das vitaminas do complexo B, principalmente a B12.
Qual a melhor vitamina para quem tem problema de gastrite?
A vitamina B-12 é absorvida pelo trato gastrointestinal a partir de alimentos como leite, carnes e ovos. A causa da deficiência de vitamina B-12 é uma gastrite desencadeada por diferentes mecanismos.
Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo. Amêndoas, água de coco, vinagre de maçã, gengibre, salsa e erva-doce são outros alimentos que não devem faltar na dieta para pacientes com refluxo gastroesofágico.
Consumir chás com ingredientes que neutralizam a acidez do estômago pode diminuir a agressão do esôfago. São recomendados chá de limão e vinagre de maçã, água com limão e chá de gengibre com limão. É possível melhorar um pouco do refluxo com mudança de hábitos simples do dia a dia.
Frutas. Frutas como melões, bananas, maçãs e peras são importantes em uma dieta para diminuir as chances dos sintomas do refluxo. No entanto, evite frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, pois, por serem mais ácidas, fazem muito mal para quem está com refluxo.
3. Suco Verde de Pêra, Couve e Gengibre: você pode preparar esse suco para azia com água, ou com outro líquido mais consistente. 4. Suco de Maçã, Banana e Aveia: todos os ingredientes dessa receita colaboram para aliviar os sintomas do refluxo gastroesofágico, como a azia.
Idealmente, os ómega-3 devem ser tomados ás refeições para melhor assimilação pelo organismo e para limitar o refluxo. Pode tomar as suas cápsulas todos os dias de uma só vez ou em duas doses, durante o pequeno-almoço e/ou jantar.
A pesquisa realizada por OLIVEIRA et al., (2018), mostrou uma possível interação do omeprazol com alimentos ricos em Vitamina B12 (carne, frango e leite); estudos evidenciam que esse medicamento dificulta a absorção deste nutriente, no entanto, não devem ser ingeridos pelos pacientes alimentos ricos em vitamina B12 ...
O que fazer para melhorar a falta de ar do refluxo?
Sprays nasais e broncodilatadores são exemplos de remédios que ajudam a combater o sintoma. Eles devem ser usados sob prescrição médica. De preferência, acompanhados por medicações de controle da doença que provoca falta de ar – a exemplo de antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos.
Um novo tratamento para o refluxo gastroesofágico (DRGE) foi aprovado no Brasil, trata-se do Esophyx, dispositivo implantado entre o esôfago e o estômago através de um procedimento endoscópico chamado Transoral Incisionless Funduplication (TIF). O dispositivo já é amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa.
Obesidade, roupas apertadas, esforço físico vigoroso, excesso de alimentação, tabagismo e excesso de cafeína, podem ser fatores associados ao aparecimento do refluxo gastroesofágico.
A ação dos medicamentos antiácidos, geralmente utilizados no tratamento de gastrite, úlceras e refluxo gastroesofágico, diminui a produção do ácido gástrico, influenciando nos níveis de vitamina B12 no organismo.
Existem diferentes formas de magnésio disponíveis no mercado, mas quando se trata de aliviar a azia e a queimação no estômago, o magnésio quelato em cápsulas, comprimidos mastigáveis ou líquido costuma ser eficaz.
A Vitamina K2 de Maxinutri é um suplemento alimentar de Menaquinona K2-7 em cápsulas, com fórmula que não agride o estômago. A Vitamina Menaquinona K2-7 é produzida com a exclusiva tecnologia MenaquinGold.