Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.
Entre os benefícios do quiabo estão o auxílio na saúde do coração, a prevenção e tratamento de doenças crônicas (câncer e diabetes), prevenção e tratamento da anemia e o fortalecimento dos ossos. O quiabo também ajuda no processo de emagrecimento, por ter baixo teor calórico.
O quiabo é fonte de fibras e elas desempenham um papel importante no controle do colesterol e triglicérides, que são fatores de risco para os problemas cardíacos.
Benefícios do Quiabo - Para Que Serve? E a Água de Quiabo? [COMO FAZER e DICAS]
O que o quiabo faz no nosso corpo?
Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.
Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável ou outras condições gastrointestinais podem ter ainda mais complicações com esse alimento. Esteja atento a qualquer sintoma adverso e consulte um profissional de saúde antes de fazer alterações em sua alimentação.
O quiabo é uma grande fonte de vitaminas, principalmente a A, C e B1. Também se destaca por possuir cálcio, que possui papel importante no fortalecimento dos nossos ossos. Existem relatos na literatura de pacientes que se alimentaram desse fruto e tiveram melhoras em problemas como colesterol, refluxo, úlcera e asma.
Já as sementes são ricas em proteínas, e, por isso, o quiabo também ajuda na melhora do trato intestinal. Seu consumo contribui para o combate de verminoses, diarreia e problemas no estômago.
Por ser rico em vitamina C, um nutriente que tem ação antioxidante, o quiabo ajuda na produção de colágeno, uma proteína responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
Lave bem o vegetal, remova as pontas e opte por cozinhá-lo sem adicionar temperos ou condimentos. O quiabo pode ser servido cozido, assado, ou até mesmo cru, desde que seja cortado em pedaços pequenos para evitar o risco de asfixia e sem temperos.
Além de gostoso, o quiabo é um alimento excelente para a saúde, uma vez que, entre os benefícios que ele pode proporcionar, estão o controle da glicemia e a melhora do trato intestinal, por ser rico em fibras.
Controle do colesterol: A fibra solúvel presente no quiabo ajuda a reduzir a absorção de colesterol, contribuindo para a saúde cardiovascular e prevenindo doenças cardíacas. Luta contra o câncer: O quiabo contém fitoquímicos que podem auxiliar na prevenção de certos tipos de câncer, como o de mama.
Muito rico em minerais e, principalmente vitaminas E, K e vitaminas do complexo B, sendo muito eficaz na hidratação intensa dos fios. Além disso, a baba natural do quiabo possui alto teor de fibras mucilaginosas, agindo na prevenção e combate de danos causados por chapinha, secador, baby liss e outros.
Consumir o quiabo ajuda a fortalecer os ossos e prevenir fraturas porque ele é fonte de vitamina K. Além disso, esse alimento contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre que são importantes para a formação óssea e dos dentes.
O chá de quiabo tem sido utilizado há séculos como um remédio natural para tratar uma variedade de condições de saúde. Ele é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas, que podem ajudar a combater doenças e promover o bem-estar geral.
Um estudo feito pela universidade de campinas revelou que o melhor alimento para controlar o nível de açúcar no sangue é o quiabo. O vegetal é repleto de vitaminas, minerais, proteínas e principalmente fibras.
O quiabo é rico em polifenóis, substâncias que reduzem o risco de coágulos sanguíneos e combatem os radicais livres no corpo. Estudos realizados pela Universidade de Barcelona demonstraram que o consumo de alimentos ricos em polifenóis está associado a um menor risco de doenças cardíacas.
“O quiabo é rico em oxalatos, que podem contribuir para a formação de pedras nos rins. Além disso, os carboidratos e as fibras do quiabo podem causar desconforto digestivo, especialmente em pessoas com doenças como a síndrome do intestino irritável”, finalizou a especialista.
Entre os benefícios associados a esses alimentos estão a melhoria da digestão, o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças crônicas, tornando-os componentes valiosos em uma dieta equilibrada.
De acordo com a especialista, tirar a baba do quiabo é uma tarefa bastante fácil. "Basta lavar bem o vegetal e colocá-lo de molho em uma mistura de água com o suco de um limão. Depois, leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos", explica Lívia.
Controle da glicemia: As fibras do quiabo ajudam a regular o açúcar no sangue, sendo benéficas para pessoas com diabetes. Saúde óssea: Rico em vitamina K, o quiabo fortalece os ossos e previne fraturas, além de conter minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo e cobre.
Riquíssimo em fibras, o quiabo é uma excelente fonte de nutrientes para quem busca seguir uma alimentação saudável e ter uma saúde mais fortalecida. De acordo com especialistas, o fruto é capaz de combater algumas doenças e também ajuda a combater o colesterol ruim. Conheça outros benefícios do alimento a seguir.