Entre os modelos citados, podemos destacar o Quadrirreator A340 como o modelo de avião mais seguro do mundo, pois nenhum dos 227 aviões em operação se envolveram em acidentes fatais desde o início de suas operações, em 1993.
Numa análise recente, a Airline Ratings identificou uma lista de aeronaves que podem ser consideradas as mais seguras para voar, nunca tendo sofrido nenhum acidente com vítimas mortais. Entre elas estão os Boeing 787 e 777-300ER e os Airbus A220, A320neo e A380.
Vale ressaltar que a diferença entre as 25 melhores é bastante pequena, mas, mesmo assim, a Air New Zealand atualmente ocupa o primeiro lugar como a companhia aérea mais segura em 2024 – seguida por Qantas, Virgin Australia, Etihad Airways e Qatar Airways.
É verdade que o avião é o transporte mais seguro do mundo?
James Waterhouse destaca que "a humanidade conseguiu transformar o risco potencial em um risco pequeno" Os aviões são o meio de transporte mais seguro do mundo. Depois de muitos anos, podemos dizer que os eles são muito mais seguros do que automóveis e qualquer outro meio de transporte terrestre ou aquático.
O risco global de morte em um acidente de avião em um voo comercial entre 2018 e 2022 foi de 1 em 13,7 milhões, segundo um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicado em 2024. Já no Brasil, o risco é ainda menor, 1 em 80 milhões.
TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO DA CABINE DO PILOTO REGISTROU GRITOS E TENSÃO DENTRO DO AVIÃO DA VOEPASS
Qual a probabilidade um avião cair?
Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões.
Segundo o painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o número de acidentes é menor, foram registrados 42 em 2024. Desses, dez foram ocorrências fatais, totalizando 22 vítimas.
A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave. Nos demais períodos do dia a probabilidade de haver um sério equívoco operacional se reduz praticamente à metade.
É mais seguro viajar de navio ou de avião? A comparação entre a segurança de viajar de navio e de avião é interessante, pois ambos os modos de transporte são considerados extremamente seguros. Estatisticamente, a probabilidade de um acidente fatal é maior em viagens de carro do que em viagens de navio ou avião.
A revista Condé Nast Traveler mostra que, estatisticamente, o avião é o meio de transporte mais seguro, ficando apenas atrás do elevador (sim, é considerado meio de transporte!). Apesar de serem acidentes fatais, a incidência de acidentes perto do bilhão de milhas viajadas, o torna um transporte muito seguro.
As aeronaves são projetadas para voar em várias condições climáticas, incluindo chuva. Os pilotos são altamente treinados para operar em diferentes situações meteorológicas, e os sistemas a bordo das aeronaves, como radares meteorológicos e instrumentos de navegação, ajudam a garantir a segurança durante o voo.
Quais as chances de sobreviver a um acidente de avião?
O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
Outro levantamento da revista TIME, com base nos dados da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA, revelou que os assentos na parte traseira do avião tiveram um percentual menor de mortes (32%) quando comparados a outros lugares.
Quando entrar em um avião, saiba que seu design, sua mecânica, a equipe de voo que está ali para atende-lo dentro da aeronave, bem como a equipe que está fora dele assistindo-o, tudo é feito com a finalidade de proteger os seus tripulantes e garantir sua integridade com o máximo rigor de segurança.
Como você viu, a resposta para qual é o transporte mais seguro do mundo é o transporte aéreo. No entanto, há uma variedade de fatores, incluindo o tipo de carga, as condições de transporte e os protocolos de segurança implementados, que podem influenciar no transporte ideal para cada situação.
Você sabia que andar de ônibus é 50 vezes mais seguro que andar de carro? Segundo estatísticas de acidentes de trânsito do DENATRAN, se você optar por fazer a viagem de carro tem 50 vezes mais chances de ter um acidente do que se for de ônibus.
Andar de motocicleta é, de longe, o meio de transporte mais perigoso, com uma taxa de mortes de 212,57 por bilhões de milhas viajadas por passageiros. Em seguida vêm carros e veículos de carga e de passageiros pequenos (vans e caminhonetes), com uma taxa de 7,28.
A decolagem e o pouso são os pontos mais críticos, principalmente o pouso, porque é o momento onde a aeronave está mais baixa”, explica o especialista Kerley Oliveira em entrevista à Itatiaia.
Quais são os piores assentos do avião? Os assentos da última fileira do avião são considerados os piores, além dos lugares que ficam na frente das saídas de emergência, pois eles não reclinam. Além disso, neste lugar, você não pode levar nada no colo e nem embaixo da poltrona localizada à sua frente.
Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 1 de março de 1915 e o último relatado ocorrido no dia 09 de agosto de 2024. O voo TAM 3054 foi o acidente mais letal do país, com 199 óbitos.
Estatísticas apontam que a quantidade de vítimas entre as pessoas sentadas na região que vai das asas à cauda do avião é menor". Um estudo realizado no Reino Unido diz que a probabilidade de um acidente aéreo é de um a cada 67 mil voos, e que a chance de um acidente com morte ocorrer é de um para cada 345 mil voos.
O acidente aéreo da última sexta-feira (9), em que um avião com 62 pessoas a bordo (58 passageiros e quatro tripulantes) caiu na cidade de Vinhedo (SP) é o pior do Brasil, em número de mortes, desde 2007. Naquele ano, um acidente com voo da TAM deixou 199 pessoas vítimas fatais.