Outro alimento que a maioria desconhece. "As proteínas são quebradas no lúmen intestinal por diversas enzimas pancreáticas e essas proteínas após chegarem ao cólon são fermentadas pelas bactérias, que fermentam proteína e carboidrato. Então, é por isso que depois daquela churrascada os gases são mais fétidos.
Isso acontece porque, para ser metabolizada, a albumina passa por um processo de fermentação bacteriana no intestino que pode produzir gases. É importante ressaltar que cada organismo reage de maneira diferente, então nem todas as pessoas vão experimentar essa reação.
Além de diarreias, os sintomas de intolerância à lactose são náuseas, gordura nas fezes, dor de estômago e gases. “O whey ideal para alguém intolerante a lactose é o isolado, cujo valor da lactase é menor e a concentração proteica é maior”, destaca Julia.
Para evitar as flatulências da albumina ou de ovos é muito mais simples do que se imagina. Bastar tomar iogurte junto. Só reforçando que é iogurte e não danoninho, nem chambinho ou derivados.
Por outro lado, uma desvantagem da albumina é que a proteína do ovo pode causar mais gases em algumas pessoas. Vale lembrar que, antes de começar a consumir qualquer tipo de suplemento, é preciso orientação de um nutricionista ou nutrólogo.
O suplemento de albumina não é indicado para pessoas com insuficiência renal, que realizam hemodiálise, com problemas no fígado e pancreatite. Além disso, o consumo excessivo de albumina pode causar alguns problemas leves como gases, diarreia e, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins.
Isso ocorre porque são fórmulas concentradas, com agentes sintéticos em maior quantidade que interferem na flora intestinal e aparelho gastrointestinal. Entretanto, o que vale é observar como é a reação do organismo com o whey protein.
Aveia: outra importante fonte de proteína, a cada 100g de aveia você garante 14g de proteína. Esse é um alimento bastante saudável e é considerado um item fit, porque tem carboidrato, fibra e proteína. Lentilha: a quantidade de proteína da lentilha cozida é de cerca de 6g para cada 100g.
Pode causar aumento da produção de gases (pela fermentação intestinal), do bolo fecal e do número de evacuações. Por isso, quem tem o intestino muito acelerado precisa consumir com moderação. A aveia não contém glúten, mas pode ser contaminada pelo trigo, pois muitas vezes, é processada com outros cereais.
O consumo de suplementos, principalmente, Whey Protein, Caseína e Albumina, costuma aumentar a produção de gases intestinais, considerando o aumento drástico na ingestão de proteínas e na dieta. Nesse caso, como a proteína demora a ser digerida, o resultado é uma produção maior de gases durante o processo.
Outra forma de evitar o inchaço é ingerir bastante água e, em alguns casos, fazer uso de chás com potencial diurético como chá de cavalinha, hibisco, dente de leão, etc. Mesmo assim, algumas pessoas podem sentir que a creatina incha a barriga no início do uso, mas esse efeito é geralmente passageiro.
O fenômeno comum da flatulência, muitas vezes atribuído ao consumo de whey protein, pode estar relacionado a diferentes fatores. A digestibilidade da proteína, especialmente em sua forma concentrada e para aqueles intolerantes à lactose, pode desencadear desconfortos gastrointestinais.
Em alguns casos, evitar hábitos e outros alimentos que causam flatulência pode diminuir a incidência do problema, mesmo usando proteínas em pó. Primeiro, tomar líquidos e mastigar os alimentos controladamente, diminui a quantidade de ar ingerida e diminui a chance de parte desse ar parar no intestino.
O whey protein tem uma absorção rápida e a albumina rápida e lenta em suas propriedades. De modo geral, o Whey protein é ideal nas refeições próximas as atividades, porque a sinalização muscular precisa ser rápida e a albuminas nos enriquecimentos das refeições, no café da manhã, nos lanches e na ceia.
A creatina é mais indicada para aumentar a força e o desempenho e ganhar massa muscular, enquanto a Albumina é ideal para quem quer acelerar a recuperação muscular e aumentar a ingestão proteica. Em alguns casos, pode ser benéfico usar ambos os suplementos, desde que de forma segura e com orientação adequada.
O whey protein hidrolisado é mais indicado para quem deseja emagrecer ou precisa fazer um controle do peso corporal. Isso porque este tipo de suplemento proteico possui baixos índices de carboidratos e gorduras.
Qual o melhor whey protein isolado ou hidrolisado?
Já a versão isolada é mais "pura" e contém cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gorduras, com uma concentração maior de aminoácidos por dose do que no concentrado. Por fim, o hidrolisado é uma versão isolada do whey que passou pela quebra dos aminoácidos, facilitando a digestão e absorção.
A Optimum Nutrition é a marca mais confiável de whey protein. Seu produto Gold Standard oferece 24g de proteína de soro por dose, com BCAAs para recuperação muscular. É livre de glúten, hormônios artificiais e tem baixos teores de açúcar, carboidratos e gordura. Uma marca de qualidade nutricional superior.