A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada.
❓A carne na minha geladeira está ficando marrom, o que isso quer dizer? R: Primeiro o oxigênio reage com os pigmentos para torná-lo vermelho. Depois de um tempo, a carne começa a oxidar e fica marrom, da mesma forma que uma maçã ou batata ficam escuras após cortadas e expostas.
Carne bovina velha normalmente pode ter uma textura viscosa ou pegajosa, que é um sinal de que as bactérias começaram a multiplicar-se sobre a sua superfície. Se você verificar qualquer tipo de elemento estranho na carne ou se ele tem áreas pretas ou verdes, isso significa que algum microorganismo começou a crescer.
Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.
Em carne com maior pH, há maior retenção de água, com um menor gotejamento. Nesse caso, há uma menor refletância da luz e, portanto, a carne fica com um aspecto mais escurecido. Já carnes com menor pH, perdem mais água pelo gotejamento e refletem mais luz, ficando, dessa forma, com um aspecto mais claro.
Como saber se a carne está estragada na geladeira?
Analise o cheiro
Essa é a maior indicação de que a carne está estragada. Está cheirando mal, como se houvesse ranço ou mofo ali? Então não está boa para consumo. Às vezes, ela ainda não está com aparência ruim, entretanto o odor entrega que ela já começou a estragar.
Quanto tempo a carne crua pode ficar na geladeira?
Chegando com as compras em casa, é comum deixar uma carne fresca para preparar as refeições do dia e do próximo. Portanto lembre-se de que a carne resfriada deve ser consumida no máximo em até 3 dias, ou seja, 72 horas após a compra.
Este fenômeno é causado pela refração da luz, ou seja, a luz que incide sobre a carne é refletida de forma subdividida em diversas cores, dando a impressão de um arco-íris.
A principal causa da carne bovina de aspecto escuro é o estresse sofrido pelo animal, antes do abate. A peça com pH alto, fator que escurece a peça, não apresenta riscos ao consumidor, mas para evitá-la é necessário minimizar o estresse pela qual o gado passa.
Pequenas frações do corte podem sofrer escurecimento conforme armazenamento no ponto de venda onde ocorre variação de temperatura ou contato com a superfície da embalagem. Esse fenômeno não é prejudicial à saúde desde que o produto esteja bem vedado e dentro do prazo de validade.
Oxidação da carne: quando a carne tem contato com o ar, ocorre a oxidação. Com isso, o ferro presente na mioglobina (pigmento que dá a cor vermelha à carne) oxida e resulta no seu escurecimento.
Qual é a possível causa do escurecimento da carne?
Quando o animal é aba- tido em estado de fadiga muscular, observa-se uma pequena diminuição do pH (em torno de 6,0), a carne mostra-se escura, dura, seca e com aspecto pegajoso e, nestas condições, apresenta tendência de entrar em estado de putrefação em um curto espaço de tempo (Rosset, 1994).
“As alterações de cor ocorrem porque a proteína responsável pela cor de carne (mioglobina) sofre alterações químicas pela ação do oxigênio e da luz adquirindo diferentes colorações (vermelho vivo, vermelho púrpura e vermelho amarronzado)”.
Carnes frescas possuem cor mais avermelhada devido a alta presença de uma proteína chamada Mioglobina. Esta proteína reage no contato da carne com o ar, podendo deixá-la mais escura ao passar do tempo.
A cor da carne pode indicar se a carne está estragada ou não. É importante checar a data de validade, mas uma carne estragada não precisa ter passado da data de validade para estar estragada. A cor ideal da carne é de vermelho púrpura, cor de sangue. Mas em contato com o ar, ela pode ficar mais escura.
Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.
Mesmo que o animal já esteja morto, as enzimas presentes no músculo continuam funcionais, e as enzimas que usam o oxigênio para produzir energia metabolizam o oxigênio presente. Durante este processo ocorre a oxidação do ferro presente transformando a carne de cor vermelha em marrom.
Um hábito comum para quem prepara comida para alguns dias de forma a otimizar o tempo, é necessário ter atenção. Isso porque as carne vermelha e branca cozidas duram apenas de 3 a 4 dias na geladeira mantendo o tempo de segurança do alimento.
Esvazie a geladeira, removendo todos os itens e prateleiras; Descarte a carne estragada em um saco de lixo; Lave as prateleiras e demais compartimentos removíveis com água morna e sabão neutro; Prepare uma solução com água morna e vinagre branco (em partes iguais).
Em animais (inclusive seres humanos vivos), a oxidação de proteínas ocorre como resultado do estresse oxidativo que é, por sua vez, provocada por vários fatores, incluindo doenças, envelhecimento, etc; já nos alimentos, a oxidação de proteínas, bem como a de lipídios, ocorre por todo o caminho, desde a produção do ...
Trata-se de uma alteração benigna que se caracteriza por acúmulos do pigmento chamado melanina – o mesmo que dá à nossa pigmentação na pele. A melanose, geralmente, é confinada às vísceras e não à carne e está presente apenas na superfície dos órgãos, sem se estender para o interior deles.