A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
🔶 Normalmente, a cor da chama é azul, indicando que está tudo bem e que a queima ocorre de maneira correta, completa e equilibrada. 🔶 A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade.
A base da chama de uma vela, por exemplo, tem muito calor e forma ondas de luz com muita energia, mais curtas e mais azuladas. A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas. Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas.
Que cor fica a chama do fogão quando o gás está acabando?
Observe a cor da chama do fogão
Quando o recipiente de GLP está cheio, a chama produzida tem uma cor intensa e azulada, mas quando o bujão se esvazia, ela acaba ficando com um tom mais alaranjado ou amarelado e trepidante.
Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.
Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro.
Sempre verifique a cor das chamas nos aparelhos a gás, como fogões e fornos. Uma chama azul é normal e indica uma combustão eficiente. Chamas vermelhas, verdes ou laranjas podem ser um sinal de problemas na queima do gás e requerem atenção imediata.
As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
Em situação normal, as chamas são azuis, mas, quando o gás está no final, as pontas ganham um tom de avermelhado a amarelado, além de ficar trepidantes. Quando acontece isso, é sinal de que, em breve, o fogo vai falhar completamente.
Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio. Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio.
Acredita-se que cada momento pede uma cor diferente, sendo a vela azul fundamental na harmonia, equilíbrio e estabilidade da casa. Independente do significado das velas, elas podem fazer parte dos momentos de relaxamento da sua vida, seja num banho de banheira ou num momento de reflexão ao fim do dia.
Verde é a cor da natureza, além disso, ela simboliza a estabilidade, a constância, sabedoria e longevidade. Dourado – prosperidade e virilidade; Azul Escuro – é a cor espiritual, muito usada para realizar meditação; Azul Claro – jovialidade, captação de energias, equilíbrio emocional, mental e justiça.
Por exemplo, quando madeira queima, o fogo é geralmente amarelo ou laranja, mas quando se adiciona cobre a chama, ela fica verde. Isso acontece. porque o cobre libera elétrons quando é aquecido. e esses elétrons emitem luz verde.
Quanto mais energia, mais curta será a onda. Na prática, isso se configura como nas cores azuladas, em ondas menores, e avermelhadas, as ondas maiores. Um bom exemplo é a chama de uma vela que sofre variações em sua base que fica mais azulada, enquanto o topo se torna mais avermelhado.
Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada. Nas queimadas é comum encontrar labaredas de cor violeta, resultado do potássio liberado pela madeira das árvores.
Quando o botijão está com gás, as chamas ficam azuis. Esse é o sinal de que você tem gás suficiente para cozinhar. Já quando o gás está acabando, as chamas ficam em tons de amarelado e avermelhado e podem ficar trepidantes. Isso acontece porque a quantidade de oxigênio é maior do que o de gás durante a queima.
Caso o registro esteja na horizontal, significa que o registro está fechado, que não há passagem de gás. Se estiver na vertical, há passagem de gás normal até o fogão.
Basta ferver um pouco de água e jogar no botijão. O nível de gás coincidirá com a parte em que a parede estiver fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio, sal de cozinha, na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso, quando colocamos o sulfato de cobre, a luz emitida é de cor verde e o cloreto de cálcio emite uma luz vermelha.
Como saber se tem vazamento de monóxido de carbono?
O excesso de monóxido de carbono provoca manchas escurecidas com o que ele tiver contato. Por isso se você observar manchas pretas surgindo muito rapidamente no local onde seu aquecedor está instalado é sinal que algo está errado.
O gás de cozinha tem um cheiro bastante específico, que costuma ser o primeiro sinal de alerta para quem suspeita de um vazamento. Em alguns casos, o botijão vazando também pode fazer um barulho, conforme explicamos, também, em outro artigo nosso: “Botijão de gás faz barulho?”.
Porque a chama do fogão fica amarela quando cai água?
Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela. reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro. emissão de fótons pelo sódio, excitado por causa da chama.