Em 2022, as linhas 8 - Diamante - e 9 - Esmeralda - da CPTM passaram a ser operadas pela Viamobilidade, consórcio formado pela CCR e pelo Grupo Ruas. Primeiras linhas do sistema de trens metropolitanos de São Paulo a serem privatizadas, ambas apresentaram falhas sucessivas no início da concessão.
A ideia de Tarcísio é privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM até o fim de seu mandato, em 2026. Segundo ele, as duas estatais não seriam extintas, mas ganhariam um "novo papel", de planejamento de novos projetos de expansão e obras e não de administração diária dos serviços.
Numa tacada só, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), privatizou a construção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), ligando São Paulo a Campinas, e a Linha 7-Rubi da CPTM.
Última atualização em 1 de março de 2024 às 23h21. A linha 7-rubi da CPTM de São Paulo foi concedida à iniciativa privada em um leilão na quinta, 29, junto ao projeto de trem São Paulo a Campinas. No entanto, levará mais de um ano para que o consórcio C2, vencedor da disputa, assuma a operação por completo.
Um consórcio formado pelo grupo Comporte e pela estatal chinesa CRRC foi o único a apresentar proposta e venceu o leilão realizado nesta quinta-feira (29) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
Empresa privatizada usa ilegalmente servidores e materiais da CPTM
Quem vai assumir a CPTM?
Ainda segundo a empresa, Ana Caroline Borges, diretora administrativa e financeira, vai assumir o posto de forma interina. A CPTM disse ainda que não há necessidade de um executivo passar por quarentena antes de trabalhar em uma empresa do setor privado. Fique por dentro do que acontece em São Paulo.
As linhas a serem privatizadas são as que mais levam passageiros na cidade. A 3-vermelha transportou mais de 300 milhões em 2022, seguida da 1-azul (295,9 milhões) e da 2-verde (167 milhões). A 15-prata, um monotrilho na zona leste, é marcada por problemas constantes de operação.
Consórcio deve assumir a concessão da Linha 7-Rubi em 18 meses a partir da assinatura do contrato e iniciar a operação do Trem entre São Paulo e Campinas em 2031.
Desde 2021, a Linha 7, que vai até a Luz, é atendida pela CPTM em conjunto com a Linha 10-Turquesa, que parte da Luz, depois para o Brás e depois segue para a região do ABC Paulista.
Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade iria chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Com valor de R$ 158 milhões, o contrato contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.
A principal motivação por trás da intenção do governo Tarcísio de privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM é a situação financeira precária das empresas estatais, que tem se deteriorado nos últimos anos. O governo entende que as empresas não têm capacidade para tocar as obras e projetos de novas linhas e estações.
A privatização significa que um serviço público ou uma empresa pública não está mais sob o controle de empresas privadas. Aquela propriedade não é mais administrada pelo estado; em vez disso, fica totalmente sob a responsabilidade do proprietário privado.
A COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS - CPTM (“Com- panhia” ou “CPTM”) é uma empresa pública, formada por ações e de capital fechado, tendo como acionista controlador a Fazenda do Estado de São Paulo.
O Metrô de São Paulo reportou, no período, prejuízo de R$ 1,167 bilhão, ante R$ 759 milhões em 2021, aumento de 53,8% em relação ao período comparativo. A receita operacional líquida foi de R$ 2,164 bilhões no acumulado de 2022, aumento de 40,1%, comparado a 2021 que alcançou R$ 1,545 bilhão.
A Linha 13-Jade, a primeira linha totalmente construída pela CPTM, foi a que registrou o maior nível de satisfação com 98%, acima dos 90,1% registrados em 2022. Em seguida aparece a Linha 10-Turquesa com 94,38%, superando os 85,56% obtidos na pesquisa anterior.
Inaugurado em 16 de fevereiro de 1867, o Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí foi construído para ser o terminal da antiga São Paulo Railway, posteriormente denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi a primeira linha ferroviária em território paulista que conectou o planalto ao litoral.
Foi conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases. Em 2019, com o fim da transferência interna em Guaianases, a linha também passou a ser conhecida como Expresso Leste–Mogi. Atualmente é a linha mais movimentada de trem metropolitano de São Paulo, também a segunda mais extensa da CPTM.
Privatizar uma empresa pode gerar receita para o governo, melhorar a gestão da empresa, reduzir a interferência do Estado na economia e estimular a concorrência. No entanto, também pode resultar na perda de controle do Estado em setores estratégicos e riscos de demissões.
O efeito imediato dessa privatização é a enorme queda na qualidade do atendimento à população. Já ocorreram várias falhas, acidentes e a morte de um trabalhador que fazia a manutenção na Linha 9-Esmeralda.
O que pode acontecer com a privatização da Sabesp?
O governo optou por não vender completamente a Sabesp, mas transmitir sua gestão a uma acionista de referência, que terá 15% das ações, e pulverizar outros 17,3% das ações no mercado. Com isso, o estado reduz sua participação de 50,3% para 18%.
Salário mensal de Maquinista da empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) A faixa salarial estimada do cargo de Maquinista na empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de R$ 4 mil a R$ 5 mil por mês.
O Conselho Fiscal é o órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976, e 13.303/2016 e do Estatuto Social.