Quando a CPTM vai ser privatizada?

Em 2022, as linhas 8 - Diamante - e 9 - Esmeralda - da CPTM passaram a ser operadas pela Viamobilidade, consórcio formado pela CCR e pelo Grupo Ruas. Primeiras linhas do sistema de trens metropolitanos de São Paulo a serem privatizadas, ambas apresentaram falhas sucessivas no início da concessão.
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Quando vai privatizar a CPTM?

Outro plano de concessão é o da Linha 2 (Verde) junto à Linha 19 (Celeste), que ligará o Centro da capital a Guarulhos. A ideia de Tarcísio é privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM até o fim de seu mandato, em 2026.
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Quem vai privatizar a linha 7-rubi?

Numa tacada só, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), privatizou a construção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), ligando São Paulo a Campinas, e a Linha 7-Rubi da CPTM.
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Quem assumiu a CPTM?

Michael Sotelo Cerqueira é o novo diretor-presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A eleição ocorreu em reunião do Conselho de Administração da CPTM, realizada no dia 28 de agosto de 2024.
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O que significa privatização CPTM?

A PRIVATIZAÇÃO É A ENTREGA DO DINHEIRO PÚBLICO PARA AS EMPRESAS PRIVADAS. As linhas privatizadas recebem mais dinheiro público que os metrôs e o trens estatais. A tarifa pública é R$ 4,40, porém, a Via Quatro recebe R$ 6,32 por passageiro transportado.
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SP | Governo de São Paulo planeja privatização de novas linhas da CPTM

O que acontece se privatizar Metrô?

A privatização aumenta a intensidade do trabalhado dos metroviários, reduzindo a segurança. A privatização serve apenas para administrar a linha e não resulta na sua ampliação.
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Quais linhas da CPTM são privatizadas?

Operadas pelo setor privado:
  • Linha 4-Amarela da Via Quatro - 5 falhas.
  • Linha 5-Lilás da ViaMobilidade - 7 falhas.
  • Linha 8-Diamante da Via Mobilidade 8 e 9 - 7 falhas.
  • Linha 9-Esmeralda da Via Mobilidade 8 e 9 - 23 falhas.
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Quanto a CPTM arrecada?

​CPTM arrecada R$ 2,65 milhões no segundo leilão de inservíveis do ano.
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Quantos funcionários tem a CPTM?

Hoje são pouco mais de oito mil.
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Qual o futuro da CPTM?

A companhia garantiu a concessão das linhas em junho de 2021. O contrato prevê o controle das linhas por 30 anos e investimentos de R$ 3 bilhões para operação, conservação, manutenção, modernização e ampliação das instalações existentes, além de aquisição de novos trens.
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Quais linhas querem privatizar?

As linhas a serem privatizadas são as que mais levam passageiros na cidade. A 3-vermelha transportou mais de 300 milhões em 2022, seguida da 1-azul (295,9 milhões) e da 2-verde (167 milhões). A 15-prata, um monotrilho na zona leste, é marcada por problemas constantes de operação.
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Qual é a maior linha da CPTM?

A linha 7-Rubi da CPTM, que tem a estação Luz como ponto de chegada e partida, é a mais longa de toda a rede metroferroviária paulista, com quase 61 quilômetros de extensão.
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Quanto lucra o Metrô de São Paulo?

O Metrô de São Paulo reportou, no período, prejuízo de R$ 1,167 bilhão, ante R$ 759 milhões em 2021, aumento de 53,8% em relação ao período comparativo. A receita operacional líquida foi de R$ 2,164 bilhões no acumulado de 2022, aumento de 40,1%, comparado a 2021 que alcançou R$ 1,545 bilhão.
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Quem quer privatizar o Metrô de SP?

A principal motivação por trás da intenção do governo Tarcísio de privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM é a situação financeira precária das empresas estatais, que tem se deteriorado nos últimos anos. O governo entende que as empresas não têm capacidade para tocar as obras e projetos de novas linhas e estações.
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Quem comprou a Sabesp?

Quem é o novo dono da Sabesp? O novo dono da Sabesp, após a privatização, é o Grupo Equatorial. A Equatorial Energia adquiriu 15% das ações da Sabesp, tornando-se o principal acionista.
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Qual o salário de quem trabalha na CPTM?

Salário mensal de Maquinista da empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) A faixa salarial estimada do cargo de Maquinista na empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de R$ 4 mil a R$ 5 mil por mês. Ela inclui o salário base e a remuneração variável.
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Vai privatizar a CPTM?

No próximo dia 19 será feita a primeira de três audiências públicas para privatização das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM. As linhas da CPTM que serão privatizadas são: 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.
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Quanto a CPTM faz por dia?

A Companhia:

Prioridade do Governo do Estado de São Paulo, a CPTM tem a meta de transportar 3,2 milhões de passageiros diariamente, com grande melhoria da qualidade dos serviços.
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Quem comprou Linha 7-Rubi?

Quem vai assumir a operação da linha 7-rubi? O ramal vai ser operado pelo consórcio C2, formado pelo grupo Comporte e pela estatal chinesa CRRC. O Comporte opera o metrô de Belo Horizonte e o VLT de Santos, além de várias empresas de ônibus municipais e rodoviários, como a Prata e a Piracicabana.
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Quem fiscaliza a CPTM?

O Conselho Fiscal é o órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976, e 13.303/2016 e do Estatuto Social.
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Porque a Fepasa faliu?

Apesar da grande contribuição das ferrovias paulistas ao desenvolvimento do estado de São Paulo até meados do século passado, a partir de 1945 elas entraram num processo de estagnação e obsoletismo pela falta de adequação técnica, operacional e física.
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O que acontece se privatizar o Metrô?

O efeito imediato dessa privatização é a enorme queda na qualidade do atendimento à população. Já ocorreram várias falhas, acidentes e a morte de um trabalhador que fazia a manutenção na Linha 9-Esmeralda.
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Qual empresa comprou a CPTM?

A partir desta quinta-feira (27), a ViaMobilidade, que venceu uma concessão feita pelo governo do estado, assume a gestão das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros.
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Quando a Linha 7 vai ser privatizada?

A concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que liga Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, à estação Brás, no centro da capital, deverá ser encurtada após ser passada para as mãos dos novos donos, o que está previsto para acontecer em 28 de junho.
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