Quando a fotografia começou a ser usada na publicidade?
Nas décadas de 1890 e 1900, o principal modelo estético da grande publicidade no mundo ocidental era o Art Nouveau. Grandes artistas desse estilo, como o tcheco Alphonse Mucha, criaram o referencial de maior sofisticação para a propaganda da Belle Époque.
Qual era a relação da fotografia com a publicidade?
Inicialmente, a fotografia foi usada como um componente visual das campanhas publicitárias, muitas vezes retratando produtos de maneira simples e direta, ou seja, a fotografia era utilizada para apresentar os produtos de forma objetiva, sem muitos detalhes artísticos ou narrativos.
Fábio, a fotografia no marketing ajuda na divulgação de novos produtos ou empresas. Além disso, esse gênero fotográfico precisa ressaltar as qualidades do contratante. Dessa maneira, sugere “valores simbólicos” atrelados a marca e atua como uma ferramenta de visualidade no mundo da publicidade.
Desde então, em 1725, a metamorfose da fotografia deu o seu pontapé inicial, com Johann Heinrich Schulze e John Dollond a partir de pesquisas sobre as técnicas para a revelação de uma fotografia.
A fotografia transforma-se em veículo de comunicação popular pelas possibilidades, pela disponibilidade dos sujeitos de pensar coletivamente. Trata-se de um processo constituído pelo ambiente onde se situa e pelas formas através das quais ajuda a constituí-lo.
A fotografia permite que nos expressemos por meio de uma forma de arte. Notamos uma bela paisagem ou o rosto enrugado de um uma pessoa mais velha e queremos capturá-lo. Um fato importante é que cada um de nós terá um motivo específico diferente para tirar uma fotografia, mas todos queremos criar algo.
Ela pode ter várias finalidades, por exemplo, registrar a evolução ao longo do tempo de um produto, uma paisagem, uma pessoa, a evolução das roupas, dos cortes de cabelo etc. Mas também ser usada como prova incontestável de um fato, uma denúncia, um alerta. Figura 3: Fotografia do ano, terceiro lugar, 2016.
Em 1957, um homem chamado Russell Kirsch levou a ideia da imagem sem filme um passo à frente. Um verdadeiro e ousado avanço tecnológico, tratava-se de um scanner de tambor que detectava as diferenças entre a luz e o escuro em uma imagem, com isso conseguiu reproduzir a primeira imagem digital.
A fotografia publicitária é um campo desafiador que explora várias formas de arte simultaneamente. O fotógrafo deve ter um bom senso de apresentação eficaz, bem como ter seu pulso sobre os desejos, necessidades e gostos dos consumidores.
A fotografia possui o PODER de atrair olhares e induzir o ser humano ao pensamento, caso essa conexão não ocorra de imediato, ela recorre ao imaginário, trazendo à tona as experiências já vividas, onde sua interpretação dependerá da percepção e sensibilidade de cada um.
A partir da década de 1850, fotógrafos abriram estúdios nas principais capitais do país, produzindo principalmente retratos. Na década de 1860, alguns fotógrafos passaram a fotografar o cotidiano das ruas brasileiras e a fotografar paisagens urbanas e rurais, e alguns dele foram patrocinados por Dom Pedro II.
A fotografia foi inventada no contexto da Revolução Industrial, sendo útil para o desenvolvimento das ciências, bem como para expressões artísticas e culturais, o que acabou por promover seu aperfeiçoamento através dos tempos, sobretudo, depois de 1860 na Europa e nos Estados Unidos.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
O fotojornalismo é uma actividade singular que usa a fotogra- fia como um veículo de observação, de informação, de análise e de opinião sobre a vida humana e as consequências que ela traz ao Planeta. A fotografia jornalística mostra, revela, expõe, de- nuncia, opina.
A fotografia é uma das mais importantes invenções da humanidade, pois é um meio que nos permite recordar acontecimentos. Ela foi a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, outros meios de comunicação de grande relevância para a sociedade.
A fotografia é tão importante para a sociedade que fica quase impossível imaginarmos uma família ou um conglomerado de pessoas que não tenham sido fotografadas. Assim que a fotografia foi inventada principiou a mudar a história do mundo, proporcionando a todos um instrumento importante na busca da própria identidade.
Ela retrata momentos, ocasiões especiais, e vai muito além do que guardar algumas recordações. Ela conta nossa história, nossa identidade, evolução e nossas grandes conquistas. Momentos que marcam as nossas vidas e de outras pessoas merecem ser memorizados, guardados e relembrados.
Ela nos permite deixar para a história, tudo aquilo que vivemos, através da fotografia. O mundo todo é rodeado de memórias, inclusive na fotografia. É tão importante fixar na mente aquilo que já vivemos, quem nós conhecemos, o que fomos, como crescemos.
Qual a importância da fotografia para as redes sociais?
Uma foto bem pensada pode despertar curiosidade, empatia, humor, e muitos outros sentimentos que podem ser fundamentais para conquistar a audiência nas redes sociais que você tanto quer.
A história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil.
A fotografia foi responsável por uma grande revolução na pintura, já que possibilitava uma representação “perfeita” do objeto fotografado. Representação desejada pelos pintores desde o início do renascimento, quando se iniciou uma intensa pesquisa de técnicas para melhor (de maneira mais fiel) reproduzir a realidade.
A fotografia nos dias atuais transcendeu suas raízes analógicas e se adaptou ao mundo digital de maneira surpreendente. A tecnologia capacitou indivíduos a se tornarem contadores de histórias visuais, compartilhando suas perspectivas únicas com o mundo.