A ganância faz a pessoa individualista, trabalhar sozinha e ficar mesquinho. Lógico que ter desejos é bom para o crescimento das pessoas. Porém, quando este desejo aumenta de forma incontrolável, ele pode avançar sobre o que é dos outros.
“Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lucas 14, 15). A advertência de Jesus é para falar diretamente ao nosso coração, porque a ganância é uma tentação, para pobres, para ricos, para todos nós.
A ganância consiste num desejo muito intenso para possuir coisas, geralmente mais do que é necessário ou merecido, podendo ser: dinheiro, bens materiais, relacionamentos, poder, altos cargos, entre outros.
EU QUERIA TER OUVIDO ISSO COM 20 ANOS DE IDADE!! | (Conhecimento,Ambição,Sonhos) Vídeo de Motivação
Como identificar uma pessoa gananciosa?
A pessoa gananciosa não tem escrúpulos para atingir suas conquistas. Quase sempre o faz através do esforço de terceiros os quais ela subjuga, usa ou coage. O ganancioso tem ânsia por conquistar valores, poder e capitais, mas não quer dispor de sua força de trabalho neste processo.
O orgulho soberbo (de quem se sente superior a tudo e a todos), a ambição desmedida, que se transforma em ganância (desejo ardente e desarrazoado de alcançar bens materiais ou prestígio pessoal) e a avareza (sórdido apego ao dinheiro) constituem vícios deploráveis da natureza humana.
A ganância, que também é conhecida como avareza, é a tendência a ser egoísta, mesquinho e a querer tudo para si mesmo. Uma pessoa gananciosa vai querer ter mais do que é necessário ou merecido, sobretudo quando se trata de dinheiro, riqueza, alimentos ou outro tipo de posses. A ganância é também conhecida como avareza.
5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 15 Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Psicologicamente, a ganância é muitas vezes ligada à insatisfação constante e à incapacidade de apreciar o que se tem. Pessoas gananciosas podem estar sempre buscando mais, sem nunca se sentirem satisfeitas com suas conquistas ou posses, se sentem ávida pelo poder e pela riqueza.
Gula. Apesar de muito interpretado como o pecado da fome, também pode ser entendido como um desejo excessivo por qualquer coisa. Nesse sentido, se assemelha à avareza. Entretanto, a avareza está relacionada exclusivamente ao dinheiro e seus benefícios, enquanto a gula é mais abrangente.
avarento;miserável,guardanho,avaro,cainho,agarrado,questuário,ávido,mesquinho,iliberal,sovina,tenaz,somítico ou somítego,estítico,ambicioso,vilão,ganancioso,insaciável,pantagruélico,ganhoso,interesseiro,ignóbil,curto,sórdido,seguro,vilanaz,vilanesco,vilanaço,ricanho,usurário,usureiro,esganado por dinheiro,tacanho, ...
O invejoso ou o ganancioso? O invejoso sente raiva ou frustração com a felicidade e o sucesso alheio. O ganancioso possui uma ambição desmedida e utiliza todos os meios ilícitos para conseguir as coisas.
De acordo com o dicionário, ambição significa: forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias. Já a ganância é o desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros.
A origem etimológica da palavra ganância encontra-se na palavra castelhana “ganancia”. A ganância é a ambição excessiva e exaltada de dinheiro, bens ou outras riquezas.
Ser ambicioso nada mais é que um desejo forte de conquistar algo, seja financeiramente, politicamente, uma posição melhor no trabalho ou um estilo de vida de acordo com seus ideais. Cada um tem para si o que o motiva e faz querer crescer e ter ou ser mais.
Ademais, a própria ganância é tida como "idolatria" (Ef 5,5; Cl 3,5). O dinheiro, "sacramento" da ganância, é o objeto de severa advertência de Jesus Cristo por causa de sua tendência a se tornar um absoluto, arvorando-se em ídolo e exigindo “serviço" cultual: “Não podeis servir a Deus e Mamon” (Mt 6,24).