A lava é o magma que foi expelido para a superfície terrestre por meio do fenômeno conhecido como vulcanismo. O magma é importante para o equilíbrio interno do planeta Terra, para a formação de rochas que constituem a litosfera e para a geração de energia a partir do calor por ele emanado.
Magma é rocha fundida, localizado normalmente dentro de uma câmara de magma, abaixo da superfície da Terra. O magma permanece sob alta pressão e, algumas vezes, emerge através das fendas vulcânicas, na forma de lava fluente e fluxos piroclásticos.
Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava. Magmas variam em sua composição química, o que dá a eles e aos seus vulcões diferentes propriedades.
As Células de convecção – também conhecidas como Correntes de Convecção – são as movimentações do magma presente no manto terrestre. Acredita-se que a existência desse fenômeno no interior do planeta Terra seja diretamente responsável pelo movimento das placas tectônicas.
As rochas ígneas (do latim ignis, “fogo”) são formadas a partir de um líquido, de rocha fundida, denominado magma. O magma é um material líquido natural, composto de uma mistura dos elementos mais abundantes na Terra, O e Si, associados a quantidades menores de Al, Ca, Mg, Fe, Na e K, além de outros elementos químicos.
As Origens do Magma no Planeta Terra. Diego Sperle (Geologia, Geografia Física e Geomorfologia)
O que é magma e qual a sua função?
Magma é o material de textura pastosa que constitui o manto terrestre, camada intermediária do nosso planeta situada entre a litosfera e o núcleo. O magma apresenta, também, partes sólidas e gasosas, sendo formado a partir da fusão de rochas na astenosfera.
Sua pele consegue gerar intenso calor fazendo com que qualquer um que o toque se queime e possibilitando-o de atirar projéteis de fogo. Força Sobre-humana: Magma possui força o suficiente para levantar 40 toneladas. Durabilidade Sobre-humana: Magma é altamente resistente a qualquer ferimento.
Sua formação – através da solidificação do magma – costuma acontecer no interior da Terra, mas também pode ocasionalmente ocorrer na superfície em função da manifestação de erupções vulcânicas, em que o magma é expelido e rapidamente se transforma em rocha.
Os magmas formam-se no interior das rochas do manto ou da crusta quando as condições de temperatura e pressão favorecem a transição para o estado de fusão.
O comportamento do núcleo terrestre atua de diferentes formas sobre nós. A primeira delas é o movimento das placas tectônicas. Como o núcleo é muito quente, ele aquece o magma que se encontra mais próximo, tornando-o menos denso e fazendo com que ele suba, enquanto o magma mais superior, que é mais “frio”, desce.
Se a lava de um vulcão é nada mais do que rocha derretida, isso significa que ela é recheada de minerais e metais que ultrapassaram seu ponto de fusão — passando do estado sólido ao líquido — nas altas temperaturas abaixo da crosta terrestre.
Magma é um tipo de rocha derretida. que se forma abaixo da superfície da terra. Ele é feito quando partes da crosta terrestre. ou do manto se aquece muito e acaba derretendo.
Há cerca de 3,8 bilhões de anos, a formação da crosta terrestre começou a ocorrer com o resfriamento do magma. Consolidaram-se, assim, as primeiras rochas, chamadas de rochas magmáticas ou rochas ígneas.
Esses grandes blocos rochosos deslocam-se devido às correntes de convecção que ocorrem no manto terrestre, fruto de alta temperatura local, que provoca movimentos circulares de magma.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.
Essa estrutura comunica-se com uma câmara subterrânea profunda, onde o magma fica armazenado, a câmara magmática. Além do magma, saem pelo vulcão outros materiais, como gases e partículas quentes (como cinzas).
O magma é uma pasta que existe no interior da terra, aquecida entre 600° e 1.200°C, mantida normalmente no interior de câmaras situadas a até 150 km de profundidade. É constituída por silicatos de ferro e magnésio, e mais compostos voláteis ricos em enxofre, cristais em suspensão e bolhas de gás.
Isso acontece porque quando o magma no cone começa a esfriar, ele libera gases que se expandem, aumentando a pressão. Quando a pressão é muito forte, as rochas que formam o vulcão racham, e o magma escapa pela superfície — é a erupção.
O que acontece quando o magma da Terra se movimenta?
Quando o magma que se encontra mais próximo ao núcleo se desloca em direção à crosta, exerce sobre ela uma forte pressão e, em alguns lugares, encontra algumas fissuras, também chamadas de falhas geológicas.
A principal força dessa Akuma no Mi é que ela permite que Akainu produza magma para atacar seus oponentes. O calor intenso pode vaporizar um iceberg instantaneamente e ferver a água do mar com as terras de magma por dentro.
Quando o magma é expelido para a superfície, ele é chamado de lava. O magma desempenha um papel fundamental na formação de rochas ígneas e na atividade vulcânica.