Quando a multa de fidelidade é abusiva?

A multa de fidelidade não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Se for além dessa porcentagem, a cobrança pode ser considerada abusiva, o que pode gerar grandes transtornos para a empresa de internet. TOTALMENTE ABUSIVA, EXCEDE A 40 % .
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Sou obrigado a pagar multa por quebra de fidelidade?

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.
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Como se livrar da multa de fidelidade?

Para solicitar esse cancelamento, o cidadão deve procurar diretamente a empresa para negociar amigavelmente e, se não conseguir resolver, buscar o Procon ou a Justiça em posse do contrato de serviços, notas ou comprovantes que atestem má qualidade do serviço.
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O que diz a Anatel sobre fidelidade de planos?

A operadora pode exigir um “prazo de permanência”, mais conhecido como “fidelidade”, que não pode passar de um ano para pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas, é permitida a negociação de prazo superior. Independente do tipo de usuário, o prazo em questão não poderá ser maior do que a vigência da oferta.
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Quando a multa é considerada abusiva?

Especificamente, em casos protegidos pelo Código do Consumidor, multas contratuais abusivas são aquelas acima de 10% do valor do contrato vigente. No entanto, em outros casos, as multas podem exceder este percentual, alcançado margens de 20%, por exemplo.
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MULTA ILEGAL EM CONTRATO DE FIDELIDADE - SAIBA EM QUAIS CASOS ELA É INDEVIDA

É legal multa de 20%?

Pode cobrar multa de 20%?

Nos casos protegidos pelo Código do Consumidor, multas acima de 10% são abusivas e não podem ser cobradas. Mas em outros casos, podem ser de até 20%.
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Qual o valor máximo de multa por quebra de contrato?

"A cláusula penal que fixa a multa pela rescisão contratual em 30% sobre o valor do imóvel previsto no contrato é abusiva, seja para o promitente comprador. seja para o promitente vendedor, devendo ser reduzida para 30% sobre o valor pago." - Acórdão 927915.
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Quando a operadora não pode cobrar fidelidade?

Operadora de telefonia não pode exigir fidelidade com prazo superior a 12 meses. É ilegal o contrato de comodato de telefone celular em que a operadora exige do consumidor prazo de permanência superior a 12 meses.
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O que fazer para não pagar multa por quebra de contrato?

É possível solicitar uma rescisão por conveniência ou com um recurso conhecido no universo jurídico como distrato bilateral. Com esse dispositivo, é permitido que ambas as partes possam rescindir o contrato por qualquer motivo, a qualquer momento, sem previsão de pagamento de multa ou cumprimento de carência.
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Qual o valor da multa por quebra de fidelidade?

Em linhas gerais, a cobrança de multa deve ser sempre proporcional ao tempo que falta para o término da fidelização e ao valor do benefício concedido, cujos cálculos devem estar previstos em contrato. — A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado.
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O que faço para não pagar a multa de fidelidade da internet?

Esta dica poucos sabem: pelo contrato de fidelidade a operadora é obrigada a oferecer benefícios ao consumidor. Dessa forma, caso a prestadora não tenha oferecido nenhum benefício no momento da contratação, você poderá solicitar o cancelamento com isenção da multa.
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Sou obrigado a aceitar fidelidade?

A prestadora só pode exigir a fidelidade quando cumprir com qualidade o serviço combinado. Logo, no caso do motivo do cancelamento ser a má qualidade na prestação do serviço, o comprador tem o direito de rescindir o contrato sem pagar a multa.
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Pode cobrar multa de 30%?

Cobrança de multa para rescisão contratual é cabível desde que prevista. Se estipulada de forma clara no contrato, não há abusividade na cobrança da multa de 30% para rescisões antecipadas.
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O que diz a Anatel sobre cancelamento?

O consumidor tem o direito de cancelar o serviço sem ter que pagar mais por isso, exceto nos casos de multas por descumprimento do prazo de fidelização. Contudo, caso a prestadora esteja descumprindo o contrato, o consumidor não é obrigado a pagar a multa de fidelização.
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O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cancelamento de contrato?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
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Pode cobrar multa por mudança de endereço Anatel?

Sim. Nesta situação, é o consumidor quem está alterando uma das circunstâncias originais do contrato – o local da prestação do serviço. Por isso, caso o consumidor opte pelo cancelamento do contrato, a prestadora poderá cobrar a multa rescisória.
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O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre fidelidade?

Como podemos ver no artigo 58, § 2 da resolução 632/2014 da Anatel. Portanto, após decorridos 12 meses, via de regra a empresa não poderá cobrar multa por quebra de fidelidade, durantes os primeiros 12 meses, caso haja falha na prestação do serviço, também não poderá ser cobrada multa.
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Quando uma multa é considerada abusiva?

Em regra, sempre que o percentual superar 100% do valor do tributo, a multa pode ser considerada abusiva.
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Como se livrar da multa de quebra de contrato de aluguel?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.
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Pode cobrar multa de 20%?

O código de Defesa do consumidor no seu artigo 52, § 1° proíbe expressamente que as multas ocasionadas pelo não pagamento na data pactuada sejam estipuladas acima de 2% do valor da prestação, e determina que as cláusulas, seja no boleto, carnê ou contrato de consumo, que estabeleçam multa por atraso, em percentual ...
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Qual o prazo de fidelidade por Lei?

A Fidelização do contrato pelo período de 12 meses é autorizada pela ANATEL – Agencia Nacional de Telecomunicações, onde o consumidor é cobrado por uma multa em caso de rescisão antes do período de fidelização. Ocorre que no Brasil, o serviço prestado pelas operadoras deixa a desejar.
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É legal cobrar multa por cancelamento?

"Sou obrigado(a) a pagar a multa de cancelamento?" Sim, qualquer pessoa é obrigada a pagar a multa de quebra de contrato se a condição estiver descrita no documento assinado e se os valores estiverem de acordo com as normas legais estabelecidas.
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Como recorrer de multa abusiva?

Formalize Sua Contestação: Envie uma contestação formal à autoridade responsável. No caso de multas de trânsito, isso é feito junto ao órgão autuador (como DETRAN ou PRF), dentro do prazo estipulado na notificação. Para multas condominiais, faça um pedido formal ao síndico ou à administradora.
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Sou obrigada a pagar multa de cancelamento?

A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade, quando: Cancelamento devido à má qualidade na prestação do serviço. Não tiver conhecimento prévio da condição de fidelidade e multa imposta.
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Como cancelar plano sem pagar multa?

Exigência de fidelização por prazo superior a 12 meses

Assim, ainda que o contrato fixe período de permanência superior a doze meses, o consumidor pessoa física poderá cancelar o serviço sem o pagamento de multa após o cumprimento do prazo máximo de fidelização determinado pela ANATEL, isto é, após doze meses.
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