Dislexia: A dislexia é um transtorno que pode afetar a capacidade de ler e compreender o texto. Pessoas com dislexia podem ter dificuldades em reconhecer palavras, ler com fluência e compreender o significado das frases.
A compreensão da leitura depende da integração de várias habilidades cognitivas, como a linguagem oral, desenvolvimento do vocabulário, reconhecer e extrair o significado das palavras, expressar e organizar as ideias tanto na forma oral como na escrita, monitorar a compreensão, memória, conhecimento sintático e da ...
O esquecimento também pode ser oriundo de uma simples anemia, passando para uma possível crise de ansiedade ou até mesmo algum tipo de transtorno, o indicado é ser acompanhado por um neurologista e áreas correlatas, um tratamento psicológico é indicado tb.
Quando a pessoa tem dificuldade de entender as coisas?
Dislexia ou discalculia: conheça alguns sinais que podem indicar transtorno de aprendizado. A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais.
Quando a pessoa sabe ler e escrever mas não sabe interpretar?
O analfabetismo funcional é uma condição na qual o indivíduo reconhece letras e números, mas não consegue interpretar as informações dos textos e utilizá-las no dia a dia. Pessoas funcionalmente analfabetas têm seu desenvolvimento pessoal, profissional e social afetados.
Pode ser diversos transtornos psiquiátricos como ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de déficit de atenção, hipomania etc, procure um médico para lhe avaliar, fazer os diagnosticos diferenciais e lhe indicar o melhor tratamento.
A dislexia ou Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura, é caracterizada pela dificuldades em ler, interpretar e escrever. Essa persistente comprometimento é relacionado a decodificar, ler isoladamente as palavras e relaciona-las.
Como é chamada a pessoa que tem dificuldade de entender?
Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.
Conheça o Distúrbio de Processamento Auditivo Central. Desinteressado, lento, distraído, voado, são alguns dos adjetivos atribuídos a quem pode ter o Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC). Neste distúrbio a pessoa com audição normal detecta os sons, mas não interpreta as informações a contento.
Quem tem TDAH tem dificuldade de entender as coisas?
Impacto do TDAH na vida humana
Os pacientes têm grande dificuldade em prestar atenção em detalhes e em atividades que exigem organização. Os sintomas de TDAH geram ao paciente muitas dificuldades para fazer as coisas no dia a dia.
Pode ser um sinal de dislexia ou déficit de atenção. Pode ser que esta preocupado com outra coisa. Pode ser que o texto seja enfadonho e mal escrito, o que é muito comum no Brasil.
A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.
Muitas pessoas se perguntam como lembrar do que lemos, saiba que essa questão é mais comum do que imagina. Há um estudo do psicólogo alemão Herman Ebbinghaus onde afirma que cerca de 50% do que lemos é esquecido, caso não seja revisado no dia seguinte.
Para memorizar suas leituras, faça resumos do livro e reserve um tempo para formular perguntas e respondê-las. Se você tem essa dificuldade, não se desespere, esse é um problema comum, ainda mais nesses tempos em que somos bombardeados por informações que nem sempre se transformam em conhecimento.
A sensação de ouvir mas não entender, surge então do que não se ouviu, sendo resultado de perda auditiva. Se isto lhe acontece, deve procurar um profissional especializado em audição e realizar uma avaliação auditiva.
Porque não consigo entender o que as pessoas falam?
A queixa “eu escuto, mas não entendo” é muito comum. Isso acontece porque normalmente a perda auditiva tem início nas frequências mais agudas (dificultando a captação de todos os sons da fala), mas as frequências graves tendem a ficar mais preservadas (permitindo escutar a fala).
A dificuldade de concentração e foco pode dificultar o aprendizado, o que também pode acarretar diminuição da autoestima. O psicólogo pode ajudar a entender as motivações. Um neurologista ou neuropsicólogo pode fazer uma avaliação mais criteriosa para investigar se tem causa biológica .
A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.
Quais as doenças que causam dificuldade de concentração?
Casos de síndrome de burnout, depressão e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem apresentar dificuldade de concentração, memorização e atenção. Indivíduos com dislexia também podem ter dificuldade de concentração e memorização, principalmente crianças.
Necessidade de reler várias vezes o mesmo texto para o compreender; Dificuldade na escrita, com erros de trocas de letras e esquecimento ou confusão em relação à pontuação e gramática; Confundir instruções ou números de telefone, por exemplo; Dificuldade no planejamento, organização e manejo do tempo ou tarefas.
Olá, o TDAH não se relaciona necessariamente com dificuldade de aprendizagem e sim de foco e concentração. E bastante comum que pessoas com TDAH desenvolvam habilidades compensatórias como uma leitura bastante dinâmica e até um hiperfoco em situações e contextos estimulantes.
O distúrbio afeta as áreas do cérebro responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Consequentemente, a pessoa ouve claramente a fala humana, mas tem dificuldades em interpretar a mensagem recebida.
Quem tem TDAH tem dificuldade na leitura e escrita?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDAH é caracterizado por dificuldades no controle da atenção, dos impulsos e/ou ocorrência de hiperatividade. Crianças com diagnóstico de TDAH podem apresentar maiores dificuldades no aprendizado escolar, que incluem problemas com leitura e escrita.