Quando a publicidade pode aparecer como dever?

A publicidade exagerada só pode ser considerada como tal quando um consumidor for induzido a algum tipo de erro devido ao excesso ou ao exagero na divulgação do produto ou do serviço — causando, assim, danos ao consumidor.
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Quando a publicidade aparece como dever?

Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
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Quando a publicidade é um dever do consumidor?

Quando se veicula um anúncio no intuito de dar publicidade, este deve seguir as normas estabelecidas pelo Código e até mesmo os princípios reguladores dele para que o anúncio não cause danos ao consumidor, caso a veiculação não atenda os preceitos divulgados, podendo caracterizar uma publicidade abusiva e enganosa.
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Quando ocorre publicidade enganosa?

Promessas falsas, falta de informação ou exagero no conteúdo: essas são algumas características de uma publicidade enganosa. A publicidade é uma forma de comunicação que tem o objetivo de divulgar um produto ou serviço, mas quando ela apresenta informações falsas ou omissão de dados, pode causar danos ao consumidor.
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Quando a publicidade é considerada abusiva?

A propaganda abusiva é aquela que tem algum tipo de discriminação, incitação a violência, explora o medo ou superstição, se aproveita da condição de criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de levar o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à própria saúde ou segurança.
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Meu celular fica aparecendo anúncios, o que fazer?

Quais são os limites da publicidade?

O artigo 37 proíbe expressamente a publicidade enganosa ou abusiva. Enganosa é qualquer modalidade de informação de caráter publicitário que seja falsa, ainda que parcialmente, ou omissa a ponto de induzir o consumidor em erro sobre o produto ou serviço.
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Qual é o exemplo de publicidade abusiva?

É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...
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É crime prometer algo e não cumprir?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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O que é publicidade excessiva?

Publicidade excessiva - Ofertas que não foram cessadas após reclamações do autor – Fatos que ultrapassam o mero aborrecimento do cotidiano – Valor da indenização corretamente estipulado, em atenção aos critérios da razoabilidade e proporcionalidade. RECURSO AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO, mantendo, na íntegra, a r.
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Como caracterizar propaganda enganosa?

A propaganda enganosa é uma estratégia de marketing que envolve a promoção enganosa de produtos ou serviços, com o intuito de induzir o consumidor a tomar decisões baseadas em informações falsas ou manipuladoras.
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Qual o dever da publicidade?

O princípio da publicidade envolve a divulgação de informações pela Administração Pública. Esse princípio tem a finalidade de mostrar que o Poder Público deve agir com maior transparência possível, para que a população tenha conhecimento de todos os seus atos.
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O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos. Art. 35.
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O que o consumidor enganado pela publicidade pode exigir?

“I – Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II – Aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III – Rescindir o contrato, com o direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.”
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Quais são os tipos de publicidade enganosa?

As mais diversas formas de propaganda enganosa
  • Publicidade enganosa comissiva – é publicidade que induz o consumidor em erro. ...
  • Publicidade enganosa omissiva – é a publicidade que induz o consumidor em erro por falta de informação.
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Qual a diferença entre propaganda e publicidade enganosa?

A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.
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O que diz o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor?

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
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Quais são os 4 tipos de publicidade?

  • 1 – Publicidade de serviços. A publicidade de serviços é a estratégia de comunicar e promover a prestação de um serviço por uma empresa. ...
  • 2 – Publicidade Comparativa. ...
  • 3 – Publicidade de produto. ...
  • 4 – Publicidade de Promoção.
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O que é uma publicidade enganosa e abusiva?

Propaganda enganosa ou abusiva refere-se a práticas comerciais desonestas que buscam manipular os consumidores por meio de informações falsas, exageradas, omissões relevantes ou práticas abusivas.
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Qual é o limite para o consumo?

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...
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O que diz o código 66 de defesa do consumidor?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.
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O que diz o artigo 34 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 34. O fornecedor do produto ou serviço é solidaria- mente responsável pelos atos de seus prepostos ou represen- tantes autônomos.
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É crime dar calote?

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.
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O que é a publicidade enganosa por omissão?

A publicidade é enganosa por comissão quando o fornecedor faz uma afirmação, parcial ou total, não verdadeira sobre o produto ou serviço, capaz de induzir o consumidor em erro (art. 37, § 1º).
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Como identificar práticas abusivas em contratos e publicidade?

Ocorrem práticas abusivas quando o estabelecimento eleva, sem justificativa, o preço da mercadoria, ou quando aplica um índice de reajuste nas compras parceladas diferente daquele que foi estabelecido em contrato. Inclusive, fica o alerta: a contratação de um serviço depende da apresentação de orçamento prévio.
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Como a publicidade manipula o comportamento do consumidor?

Criação de necessidades e desejos: A publicidade tem o poder de criar ou intensificar necessidades e desejos nos consumidores. Ao destacar os benefícios, as características exclusivas e as vantagens de um produto ou serviço, ela desperta o interesse e estimula o desejo de consumo.
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