As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).
Quando a uretra bloqueia a passagem de urina, retendo-a na bexiga, é possível recorrer a métodos cirúrgicos como a Uretrotomia Interna, já referida acima. Por via trans-uretral, e com o auxílio de uma pequena câmara, insere-se um equipamento especial (uretrótomo) até ao local onde se localiza o bloqueio.
As pessoas podem reter urina porque as contrações do músculo da bexiga estão prejudicadas, a abertura da bexiga está bloqueada (obstrução da saída da bexiga) ou há uma falta de coordenação entre contração e relaxamento do músculo que fecha a abertura da bexiga (esfíncter urinário).
No caso da retenção aguda, o problema surge de forma repentina e pode se tornar fatal, exigindo que você procure um médico urologista imediatamente. Os primeiros sintomas são dificuldade de urinar e muita dor e desconforto na parte inferior do abdome, mais propriamente, na região da bexiga.
Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.
O tratamento normalmente visa aliviar a causa da obstrução. Por exemplo, se a uretra estiver obstruída devido a um aumento benigno ou a um câncer da próstata, o tratamento poderá incluir medicamentos (como uma terapia hormonal contra o câncer de próstata), cirurgia ou a dilatação da uretra através de dilatadores.
Um mau fluxo urinário pode levar à retenção urinária, o que significa que a pessoa é incapaz de urinar, por isso, é extremamente importante procurar aconselhamento médico logo que notar alterações no fluxo da urina, de modo a evitar complicações.
O que causa a dificuldade para urinar? De fato, a dificuldade para urinar pode ser causada por diversos fatores que englobam desde o uso de medicamentos, até doenças mais graves como o câncer de próstata. Em geral, as causas podem ser não apenas físicas, mas também psicológicas, neurológicas ou infecciosas.
A massagem na região do baixo ventre onde fica localizada a bexiga por conta do aumento da pressão pode aumentar os sintomas de urgência e frequência urinária.
A principal causa de incontinência por transbordamento no homem é um aumento da próstata com obstrução da uretra. Fraqueza do músculo da bexiga e diminuição da sensibilidade podem ocorrer em ambos os sexos e são mais comuns em pessoas com diabetes, uso crônico de álcool.
Causas comuns de obstrução do trato urinário incluem: Em crianças: uma anomalia com a qual a criança nasceu, como uma uretra estreita. Em adultos: cálculos renais. Em homens mais velhos: uma próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna)
“O jato urinário mais fraco pode acontecer em mulheres também, mas é muito mais comum nos homens. Nestes, a redução do fluxo urinário geralmente vem do crescimento da próstata, embora também possa ocorrer em pessoas com estreitamento da uretra”, afirma Dr. Fuganti.
Uma boa dica é inclinar-se para frente para comprimir o abdômen e colocar pressão sobre a bexiga para ajudar a esvaziá-la completamente. Além disso, antes de sair de casa tente esvaziar sua bexiga ao máximo mesmo que não esteja com vontade de ir ao banheiro.
Os remédios para incontinência urinária, como oxibutinina, o cloreto de tróspio ou o estrogênio, podem ser indicados pelo médico, pois ajudam a reduzir as contrações da bexiga ou melhorar a ação do esfíncter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da urina.
O primeiro passo é beber bastante água, dessa maneira você irá urinar com mais frequência, e essa é uma boa forma de limpar o trato urinário e evitar que a bactéria chegue à bexiga. Outra recomendação é fazer xixi após a relação sexual, isso porque o ato facilita o ataque das bactérias.
As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).
Se houver uma obstrução (por exemplo, pedras nos rins), a urina não consegue fluir livremente pelo trato urinário. Causas não obstrutivas incluem músculo fraco da bexiga e problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga.
Após a micção , uma bexiga saudável fica complemente esvaziada (um volume inferior a 50 ml é normal). Os músculos da bexiga garantem que esvazia ao contrair, enquanto os músculos ao redor da uretra abrem para esvaziar a bexiga.
O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonoides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infecção urinária.
Quando vou urinar saí devagar mas tenho que fazer força para sair todo o xixi não tenho ardência nem dor e faço bastante xixi O que pode ser?
O que pode ser? Isto parece ser o que chamamos de obstrução Infra-vesical ao fluxo da urina. Pode ser melhor avaliado pelo urologista através de exame físico detalhado, anamnese completa e se for conveniente exames complementares como Urofluxometria e Urodinâmica, Ultrassom, Uretrocistografia, Uretrocistoscopia, RMN.
A tansulosina é um antagonista dos receptores alfa-1 adrenérgicos. Fixa-se seletiva e competitivamente aos receptores alfa-1 póssinápticos, em particular aos do subtipo alfa-1A e alfa-1D, promovendo o relaxamento da musculatura lisa da próstata e da uretra.
A retenção urinária ocorre quando a bexiga é incapaz de esvaziar completamente, mesmo quando cheia (a bexiga retém a urina). A bexiga serve como um local de armazenamento da urina, que por sua vez, é composta por resíduos que são filtrados do sangue pelos rins.
O que fazer quando a pedra está no canal da urina e não sai?
Quando uma pedra de rim não sai naturalmente através da urina, é crucial procurar atendimento médico. As pedras nos rins podem causar dor intensa e possíveis complicações, como infecções urinárias ou danos renais.