A Psicologia das Cores determina o amarelo como uma cor contraditória. Segundo as preferências pessoais, pode representar diversão, inovação, otimismo e alegria, porém, em conotações culturais, também é associada à mentira, arrogância e covardia.
Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo. Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade.
Em muitas culturas, preto simboliza sofisticação e formalidade, mas também representa morte, o mal, luto, mágica, ferocidade, doença, má sorte, e mistério.
Quando existe aversão ao azul ou mesmo medo do azul índigo ou profundo, isso pode significar confusão e instabilidade psicomental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho e rebeldia, além da necessidade insatisfeita de realização emocional.
Psicologia das cores | O que as cores das suas roupas dizem sobre você | Por Inteiro | Lu Moreira
Qual é a cor do ciúme?
O amarelo também pode transmitir algumas conotações negativas, como a inveja, egoísmo, ciúme e hipocrisia. Contudo, o amarelo utilizado para remeter a esses sentimentos é diferente do que conhecemos, pois se trata de um tom pálido e meio esverdeado de amarelo.
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.
Em uma pesquisa o vermelho foi ressaltado como a cor que mais representa o amor e também como a que mais representa o ódio. É uma cor que ajuda a tomar decisões pois te deixa mais impulsivo.
Azul claro: oferece proteção direta contra o mau-olhado e simboliza a verdade e a pureza. Vermelho: traz poder, energia, amor e determinação ao amuleto. É a cor do desejo e da paixão.
A Psicologia das Cores determina o amarelo como uma cor contraditória. Segundo as preferências pessoais, pode representar diversão, inovação, otimismo e alegria, porém, em conotações culturais, também é associada à mentira, arrogância e covardia.
O Preto absorve todas as outras cores, o que significa que, do ponto de vista psicológico, cria barreiras porque absorve toda a energia que chega a ela. Tipo de Personalidade: Você geralmente precisa sempre discordar de alguma coisa. Você é obstinado e teimoso.
Assim como no primeiro longa, as novas emoções também são representadas por diferentes cores, sendo a Ansiedade laranja, Inveja ciano, Tédio roxo, e Vergonha rosa.
Segundo especialistas, cada intensidade da dor pode ser representada pelas cores roxo, amarelo e verde, conforme explicam no vídeo preparado pela Medecell do Brasil.
Vermelho. É a cor que causa agitação e, por isso, pode potencializar a ansiedade e o desconforto nas pessoas. Em contrapartida, está relacionada diretamente a sentimentos fortes, como amor, raiva, desejo e paixão.
VERDE: Equilíbrio, repouso, nenhum movimento (horizontal ou diretivo ao centro) Nem alegria, nem tristeza, nem paixão. BRANCO: Silencio, uma pausa, cheia de possibilidades vivas. Sobre o qual todas as cores confundem suas sonoridades e algumas ate se decompõe.
Para os especialistas em psicologia das cores, o amarelo é uma cor contraditória. Afinal, ela representa o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.
Por exemplo: insegurança (cinza com rosa, amarelo, marrom e branco), hostilidade (cinza, preto e marrom), modéstia (cinza, rosa, marrom e branco), entre outros.