Ideias inovadoras são definidas como soluções de problemas atuais e antigos desenvolvidas de maneira criativa e prática. Uma das principais características de uma ideia inovadora é atender a necessidade existente, mas que o público ainda não tenha percebido a importância daquele produto ou serviço.
Produtos inovadores são aqueles que introduzem uma nova ideia, método, tecnologia ou uso que proporciona um valor significativamente maior para o cliente do que as soluções existentes.
Inovar é concretizar mudanças que gerem vantagens e benefícios à organização, para isso, uma pessoa inovadora deve ser capaz de identificar tendências, desenvolver soluções, otimizar recursos e potencializar resultados.
São pessoas abertas a experimentar novas hipóteses, sem medo de descobrir oportunidades melhores. Acreditam que a experimentação faz parte do processo de inovação.
Ideias inovadoras são definidas como soluções de problemas atuais e antigos desenvolvidas de maneira criativa e prática. Uma das principais características de uma ideia inovadora é atender a necessidade existente, mas que o público ainda não tenha percebido a importância daquele produto ou serviço.
Outro ponto positivo de ser inovador e criativo está na possibilidade de, com a experiência e qualificação, criar processos e métodos para facilitar o seu trabalho e o de todos os colegas. Além disso, produtos e ideias também podem gerar incríveis oportunidades em sua carreira.
Podemos dizer que ter criatividade é ter inventividade, ou seja, ter a capacidade de inventar algo novo a partir da imaginação. A inovação, por sua vez, é a capacidade de caminhar nas ideias que nascem da criatividade, explorá-las e ver os seus efeitos na prática.
Para que um produto seja considerado inovador, é necessário que ele traga melhorias significativas em relação ao que já existe no mercado. Isso pode envolver aprimoramentos em design, funcionalidade, usabilidade, qualidade, sustentabilidade ou até mesmo a criação de um produto completamente novo.
Para nós, uma ideia só é inovadora se ela necessariamente melhora a vida das pessoas, tornando-as mais felizes, humanas, engajadas e conscientes. São inconcebíveis quaisquer contextos em que o crescimento e o sucesso de uns se deem em detrimento de outros.
Analise se a ideia é uma melhoria ou uma potencial inovação; se tem potencial de replicabilidade; se tem viabilidade técnica e se conseguirá erguer barreiras de imitação. Mas sempre tenha cuidado com o mito do “não temos concorrentes”.
Enquanto a invenção coloca uma ideia em prática, a inovação é o processo de transformar a ideia ou a invenção em algo que tenha valor para o mercado, para que ela possa ser comercializada e oferecida ao público, ou para a própria empresa, reduzindo custos ou aumentando a qualidade ou lucratividade.
É ser inovador, ser diferente, ter ideias revolucionárias e então mudar o mundo. Ser criativo é se apegar ao novo, a coisas que não se pensaram anteriormente, ou que não foram executadas quando deveriam. Ser criativo é se arriscar, buscar melhorar, aprimorar técnicas e desenvolver novas.
O que remete a criatividade? Como o próprio termo remete, podemos definir criatividade como ato de criar, de fazer, de produzir, de dar existência, e conceber ideias ou soluções até então não concebidas. Assim a criatividade pode ser considerada uma qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.
Nesse sentido, a principal diferença entre criação e inovação é que a criação significa conceber novas ideias. Ideias criativas, muitas vezes subjetivas e de difícil mensuração. Por sua vez, a inovação é totalmente mensurável, já que está voltada para o trabalho necessário para viabilizar uma ideia.
Quais são as características de um profissional inovador?
O profissional inovador consegue se orientar no ambiente de trabalho de hoje. Ele consegue aprender de diferentes formas e até mesmo repassar os conhecimentos para os outros colegas de trabalho. Empresas do mundo todo já utilizam metodologias de trabalho, capazes de gerar mais inovação no ambiente de trabalho.
A inovação de produto pode ser tanto sobre lançar um novo produto no mercado, como um computador ou smartphone, quanto implementar funcionalidades a algo que já existe, como lançar carros que já têm rádio e GPS de fábrica.