Quem bate escolhe a oficina?
O segurado é quem escolhe qual será a oficina em caso de colisão. E o terceiro, vítima em um sinistro indenizável, não é obrigado a levar o veículo na oficina do causador.Quem escolhe a oficina do seguro?
Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).Quais são os meus direitos quando alguém bate no meu carro?
Direito à reparação dos danos materiaisSe a outra pessoa foi a responsável pelo acidente, ela deve arcar com os custos do reparo. Isso pode ser feito diretamente, por meio de um acordo entre as partes, ou, se o outro motorista tiver seguro, a seguradora dele pode cobrir esses custos.
Como proceder quando alguém bate no meu carro?
Bateram no meu carro o que fazer imediatamente?
- Mantenha a Calma e Verifique a Segurança no Local. ...
- Sinalize o Acidente e Evite Outros Riscos. ...
- Verifique o Estado do Outro Veículo e Motorista. ...
- Nunca Fuja do Local do Acidente. ...
- Recolha as Informações Necessárias. ...
- Quando Chamar a Polícia? ...
- Não Assuma a Culpa no Local.
Bateram no meu carro, quem determina onde vou concertar?
O que fazer quando alguém bate no seu carro e não quer pagar o prejuízo?
Você pode entrar com uma ação no judiciário e cobrar os reparos, ou ainda notificar o culpado extrajudicialmente para que autorize os reparos sob pena de cobrar no judiciário.O que fazer quando alguém bate no seu carro e vai embora?
Registre um Boletim de Ocorrência (B.O): vá à delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, detalhando o que aconteceu.Quem escolhe a oficina em caso de colisao sem seguro?
A oficina quem escolhe é o cliente. Não caia em armadilhas. Independentemente de você ser segurado ou terceiro, é seu direito escolher sua oficina de confiança. (Artigo 6º, II, Lei 8.078/90).Quem bate é obrigado a pagar?
Na dúvida, basta lembrar da premissa deste conteúdo: quem deu causa ao acidente é o responsável por pagar os prejuízos. Se outra pessoa os pagou, tem direito a cobrar do causador.O que fazer quando batem no seu carro e não pagam?
Bateram no meu carro: o que fazer logo após para não ficar no prejuízo? Passo a passo
- Sinalize o local e garanta que todos estão seguros. ...
- Saiba quando deve chamar a polícia para resolver o ocorrido. ...
- Tire fotos e grave vídeos de todo o ocorrido. ...
- Fale com testemunhas que presenciaram o acidente.
Sou obrigada a arrumar carro na oficina credenciada do seguro?
A simples decisão do consumidor em realizar o reparo em oficina de sua confiança não afasta a obrigação da seguradora em cobrir as despesas, notadamente quando o contrato autoriza ao segurado “reparar seu veículo em uma oficina referenciada pela seguradora ou em qualquer outra de sua livre escolha”.Quantos orçamentos tem uma batida de carro?
Essa questão de apresentar 3 orçamentos virou um costume brasileiro para que a pessoa que causou o dano possa escolher entre os 3 valores apresentados. Por isso depende de você qual orçamento ele vai pagar, se você apresentar mais de um orçamento, ele provavelmente vai escolher o mais barato.Quando bate o carro, onde levar?
Se o carro não estiver mais funcionando, é necessário entrar em contato diretamente com companhia de trânsito da cidade para solicitar um guincho. Agora, quem tem um seguro auto, pode ligar para a sua seguradora e solicitar o guincho.Sou obrigado a usar à oficina da seguradora?
É dever da seguradora de arcar com conserto em oficina à escolha do cliente, no limite do orçamento aprovado.Sou obrigado a pagar peças originais?
Com a atual mudança da regra, onde a SUSEP desobriga o uso de peças originais e novas para todas as seguradoras e coberturas, o uso de peças de segunda mão passa a ser permitido, sem que o Código de Defesa do Consumidor seja desrespeitado.Quem bate na traseira tem que pagar o conserto?
Colisão na traseira de veículo gera obrigação de ressarcimento — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.Quando alguém bate no seu carro, como proceder?
Se não houver lesões graves, mova o carro para um local seguro fora da estrada, se possível. Depois de verificar a segurança, você deve anotar as informações do outro motorista, incluindo nome, endereço, número de telefone, número da carteira de motorista e informações do seguro.Quais são os direitos de quem bate o carro?
Para ficar fácil de entender, costumo dizer que a indenização envolve basicamente os seguintes direitos: 1) indenização pelos danos morais sofridos; 2) ressarcimento por quaisquer despesas que teve; 3) indenização por aquilo que deixou de ganhar.Quem bateu no meu carro pode pagar a franquia do meu seguro?
Sim, a seguradora tem o direito de buscar reembolso de terceiros pelos custos dos reparos realizados no carro segurado. Se seu carro for atingido por outra pessoa e você precisar pagar a franquia, o primeiro passo é tentar um acordo com a pessoa responsável pelo acidente.Quando batem no meu carro, posso escolher a oficina?
As seguradoras obrigam os clientes a realizarem reparos apenas em oficinas parceiras, o que é contra a lei. A empresa pode até indicar estabelecimentos ao assegurado, mas a escolha da oficina deve ser feita sempre pelo dono do veículo.Sou obrigado a pagar a franquia do carro que bati?
O que muita gente não sabe é que o valor da franquia também pode ser cobrado do culpado pelo acidente. Se não pagar amigavelmente, é possível buscar esse direito judicialmente. A mesma lógica vale para outros seguros como o de caminhão, casa, condomínio etc.O que fazer quando batem no seu carro e fogem?
O que fazer se bateram no meu carro e fugiram?
- Registre o ocorrido com fotos e vídeos. ...
- Verifique se há câmeras no local. ...
- Procure testemunhas ao redor do ocorrido. ...
- Registre um boletim de ocorrência. ...
- Consulte um advogado para verificar ação judicial caso encontre o culpado.
O que fazer quando batem atrás do seu carro?
A regra dos dois segundos sobre batida na traseiraMantenha uma distância segura do veículo da frente. Uma boa distância permite que você tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e haja tempo também para que o veículo, uma vez freado, pare antes de colidir.