O tratamento de canal é um procedimento comum na odontologia para evitar a perda de dentes infectados. No entanto, estudos recentes indicam que mesmo que o dente fique sem sintomas, pode haver uma inflamação silenciosa que pode afetar outras áreas do corpo além da boca.
4- Fazer um tratamento de canal é seguro? O tratamento de canal é um procedimento seguro e tem hoje, com o emprego de recursos tecnológicos e a luz do conhecimento gerado pelas pesquisas, altas taxas de sucesso – em porcentagens acima de 90% – e sem desconforto para o paciente, na maior parte dos casos.
É importante estar atento aos sinais que podem indicar a necessidade de tratamento de canal. Além da dor persistente, sensibilidade ao calor e frio, inchaço na gengiva e presença de abscessos, outros sintomas incluem gosto desagradável na boca, febre, gânglios linfáticos inchados no pescoço e rosto inchado.
Um tratamento de canal bem realizado pode durar a vida toda? Sim, desde que após o tratamento de canal seja realizada a reconstrução dentária de forma apropriada para cada caso e que o paciente possa ter uma correta higienização e visitas regulares ao dentista para prevenção .
Não faça tratamento de Canal no dente - Walter Maisonnett - Odonto Sistêmica
O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?
Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.
Tratamento de canal não enfraquece o dente: entenda por que isso é um mito. Muitas pessoas acreditam que o tratamento de canal enfraquece os dentes. No entanto, isso é um mito.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
Quantas vezes é possível fazer canal no mesmo dente?
Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.
Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.
Como não há mais polpa para manter o dente vivo, os dentes com tratamento de canal podem se tornar quebradiços e mais propensos a fraturas. Esse é um aspecto importante a ser considerado ao decidir entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.
Mas o que acontece se o tratamento de canal não for realizado? As bactérias que se proliferam dentro do canal podem causar febre, desânimo e até mesmo chegar ao coração sendo potencialmente fatal. O perigo de não fazer o canal é maior que qualquer medo que se tenha para não fazer o tratamento.
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.
O inchaço pode afetar até a pálpebra dos olhos. Casos sérios podem até gerar abcessos, bolsas de pus no dente causadas pela infecção. É é algo sério, doloroso e traz transtornos para a vida da pessoa. Não cuidar pode significar uma lesão mais grave ou cair na corrente sanguínea provocando sérios problemas à saúde.
Não mastigue alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal dentário, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento. Deixe o dente tratado em repouso, porque é muito importante para evitar fraturas ou mesmo não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
A primeira opção é tomar uma analgésico e um anti-inflamatório. Caso a dor esteja muito forte, que chamamos de pulpite, recomendamos procurar o profissional para dar início no tratamento de canal o quanto antes.
3. Fazer repouso. Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
O dente fica dolorido nos primeiros dias depois do canal, mas tende a diminuir em cerca de 2 a 3 dias. Mas é normal sentir algum desconforto e dor nos primeiros dias após o tratamento de canal devido à inflamação causada pelo procedimento.
Quantas sessões são necessárias para tratamento de canal?
O número de sessões para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar.
As técnicas empregadas variam de acordo com cada caso, sempre com o intuito de proporcionar mais longevidade possível ao trabalho realizado. Entre tantos casos não é incomum acontecer de após tratar o canal e fazer a restauração, o dente quebrar.
Depende do dente. Avaliação radiografica se faz necessária para te responder adequadamente. O fato de o dente possuir tratamento endodôntico (de canal) prévio pode tornar o dente mais frágil e friável, e dificultar a sua extração.