A dor abaixo do umbigo pode surgir devido a diversas situações, sendo comum nas mulheres durante o período menstrual devido às cólicas. No entanto pode ser sinal também de infecção do sistema urinário, doença inflamatória pélvica ou prisão de ventre.
Se você sente dor ao apertar a região que fica ao centro e ao alto da barriga, pode ter um dos seguintes problemas de estômago ou esôfago: Gastrite. Úlcera. Doença do refluxo epigástrico (quando o ácido do estômago vai constantemente para o esôfago e causa irritação)
Chamada popularmente de pé da barriga, a região inferior do abdômen abriga vários órgãos, como algumas áreas do intestino, o apêndice, a bexiga, o útero e a próstata. Por isso, quando um paciente se queixa de dor no pé da barriga, ele pode estar sentindo dores, desconfortos ou incômodos em qualquer um desses órgãos.
A dor no umbigo normalmente é sinal de alterações intestinais, como prisão de ventre, vermes intestinais, intestino irritável e até infecção intestinal. Mas também pode indicar problemas mais sérios como uma hérnia umbilical, apendicite ou pancreatite, por exemplo.
O que pode ser dor embaixo do umbigo quando aperta?
A dor abaixo do umbigo pode surgir devido a diversas situações, sendo comum nas mulheres durante o período menstrual devido às cólicas. No entanto pode ser sinal também de infecção do sistema urinário, doença inflamatória pélvica ou prisão de ventre.
O QUE CAUSA DOR DE BARRIGA NA PARTE DE BAIXO? Sintomas, características...
Quando a dor no pé da barriga é preocupante?
O recomendado é consultar um clínico geral sempre que a dor é muito intensa, demora para desaparecer ou é acompanhada de outros sintomas como vômitos, náuseas ou febre, para identificar diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado.
Por mais variados que possam ser os diagnósticos, as principais causas da dor aguda e imediata no baixo ventre nas pessoas que chegam ao pronto-atendimento são: apendicite, cistite, gastroenterite, doença inflamatória pélvica, gravidez tubária rota, torção ovariana e cisto ovariano roto.
Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.
Como saber se estou com dor na bexiga ou no útero?
Como saber se é dor na bexiga ou no útero? Em certos casos, a dor no útero pode ser confundida com dores na bexiga, em razão da proximidade entre esses dois órgãos. Assim sendo, para diferenciá-las, a mulher precisa observar a presença de outros sintomas típicos de problemas uterinos, tais como: Sangramento.
“O hábito de murchar a barriga sobrecarrega a musculatura superior e enfraquece a musculatura da região inferior do abdômen. Isso pode levar a dores nas costas, problemas na respiração e até escape urinário“, explica a fisioterapeuta Priscila Pschiski, da Clínica Pelvic Funcional, em Brasília.
Essa dor pode estar associada a diversas causas e ter diferentes tipos de diagnósticos, desde gravidez até uma doença mais grave. Geralmente, as dores estão relacionadas com os órgãos que se encontram na região, como a bexiga, útero e intestino.
O surgimento de inchaço ou de um caroço na região da barriga pode ser indicativo da hérnia abdominal. “É o que chamamos de saco herniário, a principal característica de que o intestino está rompendo uma musculatura. Geralmente, a hérnia abdominal não causa complicações e muitos pacientes não sentem nada.
Como dito anteriormente, é normal sentir a barriga pulsando. Mas, em caso de dúvidas, se a pulsação na barriga é anormal, uma ultrassonografia do abdômen pode ajudar a avaliar. Além disso, um cirurgião vascular é útil no diagnóstico e também na cirurgia de um aneurisma da aorta abdominal.
A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...
Quando aperto Minha barriga dói pode ser gravidez?
Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.
Abaixo da região umbilical: É o hipogástrio e dor aí pode ter relação com bexiga (infecção urinária, cistite), mas também cólica menstrual, cólon irritável e diarreia.
O que é e onde fica o baixo ventre? Talvez você já tenha ouvido falar de outras expressões para essa região: também são usados os termos “dor abdominal”, “dor no pé da barriga” ou “dor pélvica”. Refere-se portanto a região que fica abaixo do umbigo.
Como é a dor da infecção urinária no pé da barriga?
A infecção urinária também causa essa dor extremamente desagradável no baixo ventre. Geralmente vem acompanhada de sintomas como a urgência para urinar, coceira e ardor. Exames laboratoriais que analisam a urina da paciente são usados comumente para o diagnóstico.
Localização: Gases: A dor costuma aparecer na parte superior do estômago, logo abaixo do coração, acompanhada de inchaço da região. Cólica renal: A dor surge nos flancos, região das laterais da barriga, com possíveis irradiações para a virilha.
Como é a dor de gases? A dor de gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.
A dor abdominal frequente pode ser um dos principais sintomas de câncer de intestino. No entanto, outras condições benignas também podem provocar esse sintoma. Por isso, o ideal é passar pela consulta com o médico para obter um diagnóstico preciso e fazer o tratamento correto.