O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
O balanceamento dos cardans tem a função de evitar as irritantes vibrações que, além de causar um desconforto ao condutor e passageiros de um veículo, provocam desgaste das peças e podem prejudicar ou mesmo quebrar todo o sistema de transmissão.
É fácil verificar essa folga. Basta segurar o eixo com as mãos e tentar movimentá-lo para cima e para baixo. Se houver algum sinal de batimento ou folga, já é um indicativo de que é necessário fazer uma manutenção. A manutenção do eixo cardan é muito importante.
Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus; Se o veículo apresentar vibrações no volante; Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão; A cada 10 mil quilômetros rodados.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
Cruzeta Quebra e Trator não Dá conta de puxar Caminhão! Impressionante o que Aconteceu! 😱😲😱😲😱😲
O que causa folga no cardan?
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
Se o volante está puxando para algum lado ou os pneus estão apresentando desgaste irregular, o veículo precisa de alinhamento. Mas se o volante está vibrando ou se o automóvel faz barulhos estranhos em velocidades mais altas há necessidade de balanceamento.
Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.
Segundo a recomendação geral dos fabricantes de veículos, o motorista deve alinhar e balancear o carro sempre quando se aproximar da marca dos 10mil km rodados.
Quando o camber está fora de suas especificações de fábrica, o sintoma mais visível é o desgaste irregular nas laterais dos pneus. Nesses casos, o camber apresenta uma medida negativa ou positiva, dependendo da geometria da suspensão.
Veículos com problemas de alinhamento ou balanceamento de rodas não só causam desgaste irregular nos pneus (causa raiz número um dos casos de desgaste irregular), mas comprometem o conforto da viagem e a segurança. Dependendo da severidade do caso, outros componentes da suspensão podem sofrer desgaste prematuro também.
O que a falta de balanceamento das rodas pode acarretar?
Conheça os danos que a falta de balanceamento nas rodas pode provocar no veículo: Desgaste acentuado e irregular em alguns pontos da banda de rodagem dos pneus; Desgaste antes do tempo de rolamentos, amortecedores, terminais de direção e articulador axial; Perda de tração e estabilidade.
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
A cruzeta de cardan é uma peça importante no sistema de transmissão de veículos, especialmente em automóveis e caminhões. Sua função é permitir a transmissão de torque e rotação entre dois eixos que não estão alinhados, proporcionando flexibilidade e eficiência na transmissão de força.