Quando cabe suspeição?

Suspeição é quando o juiz tem a sua imparcialidade questionada por conta de situações pessoais ou posicionamento na lide, como amizade ou inimizade com uma das partes, familiaridade, entre outros. Está previsto no art. 145 do Novo CPC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quando posso pedir a suspeição do juiz?

Caso não ocorra impedimento, mas se suscitem razões sérias (quer de natureza subjetiva, quer de natureza objetiva) quanto à manutenção das condições de imparcialidade, o juiz pode pedir dispensa ou escusa ou pode qualquer das partes suscitar o incidente de suspeição (o n.º 1 do artigo 120.º do CPC elenca as causas de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

Quais são os casos de suspeição?

O juiz será considerado suspeito por sua parcialidade quando for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes, receber presente antes ou depois de iniciado o processo, aconselhar alguma das partes sobre a causa, entre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando pode ser alegada a suspeição?

O instituto da Suspeição delimita as hipóteses em que o magistrado fica impossibilitado de exercer sua função em determinado processo, devido a vinculo subjetivo (relacionamento) com algumas das partes, fato que compromete seu dever de imparcialidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

São exemplos de situações de suspeição?

São exemplos de situações de suspeição: a. Ser empregador de alguma das partes ou já ter realizado trabalho de perícia para alguma das partes. B. Ser empregado de alguma das partes ou já ter realizado trabalho de perícia para alguma das partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

PROCESSO CIVIL - ARGUIÇÃO DE IMPEDIMENTO OU DE SUSPEIÇÃO

Quais são as exceções de suspeição?

Assim se diz da alegação de suspeita de parcialidade que possa ser feita contra juiz, contra o órgão do Ministério Público, contra o escrivão ou serventuário da justiça ou contra o perito nomeado para funcionar na causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Quais são as causas de suspeição e impedimento?

No impedimento (art. 252 CPP), a relação conflituosa do juiz é diretamente com o feito, ao passo que na suspeição (art. 254 CPP) tal relação é com as partes. Em regra, as causas de suspeição são circunstâncias subjetivas relacionadas a fatos externos ao processo capazes de prejudicar a imparcialidade do magistrado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Como arguir suspeição?

A forma de alegação pela parte interessada é através do chamado incidente de suspeição e impedimento, embora muitos também tratem como exceção de suspeição e impedimento. Ou seja, deve-se fazer uma petição fundamentada e protocolada nos autos do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que diz o artigo 144 do CPC?

O artigo 144 do Código de Processo Civil estabelece os critérios de impedimento do juiz, garantindo sua imparcialidade em qualquer processo judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

É vedado ao juiz decidir novamente?

5. O art. 471 proíbe o juiz de decidir novamente as questões já decididas, re lativas à mesma lide, "salvo os casos previstos em lei". Além da hipótese de re lação jurídica continuativa, previu a lei a possibilidade de, mediante agravo de ins trumento (CPC, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bdjur.stj.jus.br

Quais os efeitos da declaração de suspeição?

Autodeclaração de suspeição não tem efeitos retroativos

Quando o juiz se declara suspeito em razão de algum motivo superveniente, isso não compromete a validade dos atos praticados anteriormente ao fato que gerou a suspeição, pois, em tais circunstâncias, não há efeitos retroativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como diferenciar impedimento e suspeição?

Em síntese, pode-se conceituar Impedimento no processo administrativo como uma situação objetiva que gera uma presunção absoluta de parcialidade do membro da comissão. Já a Suspeição é entendida como uma situação subjetiva que gera uma presunção relativa de parcialidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tcm.ba.gov.br

O que significa arguir a suspeição?

Processo utilizado para afastar de causa um juiz, membro do Ministério Público ou servidor da Justiça sobre o qual haja uma desconfiança de parcialidade ou envolvimento com a causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

O que é declarar suspeição?

De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), um juiz declara-se impedido de julgar determinado processo por critérios objetivos. Quando há razões subjetivas que possam comprometer a parcialidade do juiz, ele deve declarar-se suspeito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Em que momento a parte deverá arguir esse impedimento suspeição?

A parte que pretender argüir questões relativas à competência, suspeição ou impedimento do árbitro ou dos árbitros, bem como nulidade, invalidade ou ineficácia da convenção de arbitragem, deverá fazê-lo na primeira oportunidade que tiver de se manifestar, após a instituição da arbitragem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quando alegar suspeição de testemunha?

Em que momento você deve alegar a suspeição ao juízo? A contradita, que é o ato de alegar a incapacidade, o impedimento ou a suspeição de uma testemunha, deve ser apresentada antes do início do depoimento, exatamente no momento em que o juiz começa a fazer a qualificação da pessoa que será ouvida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 726 do CPC?

Art. 726. Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 774 do CPC?

774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , do CPC , considera-se realizada a intimação quando o devedor houver mudado de endereço sem prévia comunicação ao juízo, contudo, hipótese reservada à caracterização dos incisos II ou III do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o juiz declara suspeição?

O juiz deve declarar-se impedido de julgar determinado processo por critérios objetivos previstos no artigo 144 do Código de Processo CIvil. E deve declarar-se suspeito quando houver razões subjetivas que possam comprometer a parcialidade conforme previsto no artigo 148 do Código de Processo CIvil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

O que é uma exceção de suspeição?

A Exceção de impedimento ou suspeição é arguida nos próprios autos em petição direcionada ao juiz da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjse.jus.br

Qual o procedimento caso o juiz contra o qual se alega suspeição não acolher o pleito pretendendo permanecer na presidência do processo?

De acordo com o art. 146, § 1º, do Código de Processo Civil e com a jurisprudência dos tribunais superiores, se o juiz não reconhecer os alegados impedimento ou suspeição, deverá ordenar a remessa dos autos ao Tribunal ao qual está vinculado, órgão absolutamente competente para o julgamento do incidente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em temasselecionados.tse.jus.br

Quais são os efeitos decorrentes da suspeição?

Uma vez acolhida a suspeição, todos os atos do juiz suspeito, de cunho decisório, serão declarados nulos. É que a suspeição configura hipótese de nulidade absoluta, nos termos do inc. I, do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br

Qual a diferença entre suspeição e impedimento CPC?

Quanto ao impedimento e à suspeição, diferenciam-se de acordo com o nível de comprometimento que o juiz tem com a causa, e que pode prejudicar sua imparcialidade. No impedimento há presunção absoluta ( juris et de jure ) de parcialidade do juiz, enquanto na suspeição há apenas presunção relativa ( juris tantum ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é suspeição artificiosa?

Acaso não o faça, as partes poderão valer-se da exceção de suspeição para recusá-lo(CPP, arts. 96 a 103). * Suspeição artificiosa – se a parte injuriar o juiz ou de propósito der motivo para arguir a suspeição, não será possível que seja declarada ou reconhecida, uma vez que a lei não agasalha a má-fé(CPP, art. 256).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.pgsscogna.com.br