Entretanto, em casos em que há garantias, como seguro-fiança, caução ou fiador, o primeiro aluguel costuma ser cobrado somente 30 dias após a locação. No caso do IPTU, é preciso pagar a partir do mês que o contrato de locação se iniciar, mas o valor é equivalente a quando você começou a morar no local.
Ao assinar um contrato de locação, o inquilino não precisa pagar o primeiro aluguel imediatamente. O pagamento da primeira mensalidade do aluguel é agendado para a primeira data de vencimento posterior à assinatura do contrato.
Segundo a lei, o valor do primeiro aluguel com garantia locatícia deve ser pago após a ocupação do imóvel, seguindo o prazo de vencimento determinado no contrato. Assim, se o documento foi assinado no dia 15 e o aluguel vence no dia 5, o pagamento deverá ser feito até essa data, mesmo que não tenha completado 30 dias.
Geralmente, os contratos são liberados com a data mínima de 10 dias úteis para a entrada do novo inquilino no imóvel. Porém, em alguns casos o proprietário aponta a necessidade de reparos no imóvel, referentes à locação anterior.
Se o contrato de locação tiver garantia, o aluguel não poderá ser cobrado de forma antecipada, ou seja, você pagará o primeiro aluguel no mês subsequente a entrega das chaves, porém isso não será necessariamente 30 dias após a entrega das chaves.
Tenho que pagar o aluguel antes de morar ou depois de 30 dias?
Quando paga aluguel para entrar, precisa pagar para sair.?
Dessa forma, se você pagou ao entrar, poderá dar o aviso de desocupação um mês antes e sair sem precisar pagar o aluguel novamente, já que o valor do último mês estará quitado. Agora, se você pagou somente um mês depois de pegar as chaves, terá que pagar o último mês de aluguel assim que sair do imóvel.
O valor da caução geralmente é estipulado no contrato de aluguel e pode variar, mas é frequentemente equivalente a um ou dois meses de aluguel. Esse valor é definido entre as partes, locador e locatário, e é pago pelo locatário no momento da assinatura do contrato.
3. Data e prazo de locação. É imprescindível que conste a data em que o contrato foi assinado ou a data em que ele entrará em vigor, caso seja assinado antes da entrega das chaves.
É correto a imobiliária ficar com o primeiro aluguel?
Segurança jurídica e tranquilidade financeira
Se o proprietário concorda que o primeiro aluguel é da imobiliária, garante uma transação segura e dentro da lei. Além disso, ele pode ficar tranquilo com o dinheiro, deixando a gestão do pagamento nas mãos de profissionais.
A quantidade de dias totais do mês será a base do cálculo. Por exemplo, se o morador entrou no dia 15 de um mês com 31 dias, o valor do aluguel deve ser dividido por 31 e o resultado multiplicado por 15. Lembre-se de que se conta o dia de entrada.
2) Se o contrato de locação tiver alguma garantia locatícia (caução, fiança ou seguro fiança), o aluguel deverá ser pago após 30 dias do início da locação, ou seja, o inquilino usufrui do imóvel, para depois arcar como pagamento do aluguel.
O recebimento de aluguel antecipado é permitido – e pode-se dizer que é a regra – em casos de locação por temporada. Vejamos a transcrição do artigo: Art. 20.
O pagamento adiantado do aluguel significa que o inquilino primeiro irá pagar o aluguel para depois utilizar o mês pago. Nesse caso, que se enquadra em contratos sem garantia, o pagamento antecipado é feito até o 6oo dia útil do mês de uso.
Nesse caso, o inquilino terá 30 dias para deixar o imóvel e deverá pagar normalmente o valor do aluguel desse período. Após a vistoria final do imóvel, caso esteja tudo em ordem, o valor da caução deverá ser devolvido ao inquilino, acrescido de correção monetária.
A Lei do Inquilino de 2024 reforça que a devolução do depósito deve ser feita em até 30 dias após a devolução do imóvel e, caso o proprietário não o faça, o inquilino poderá buscar meios legais para reaver o valor, incluindo correção monetária e eventuais multas.
Aluguel pró-rata ou seja por dia = divide-se o valor do aluguel pelos dias do mês que iniciou o contrato e multiplica-se pelos dias utilizados. A definição acima é a válida para pagamento do aluguel em que o mês inteiro não foi utilizado pelo locatário. Isso ocorre na entrada ou na desocupação do imóvel locado.
Segundo a Lei do Inquilinato, o locatário deve assumir a responsabilidade pelo pagamento só após entrar no imóvel. Sendo assim, o ideal é cobrar o condomínio proporcial aos dias resididos junto com o pagamento do primeiro aluguel.
Veja os índices de reajuste de aluguel em outubro de 2024. 27/09/2024 | 10:15 — O contrato de aluguel que faz aniversário em outubro de 2024 terá reajuste de 4,53%. O percentual corresponde ao acumulado do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses.
É legal a imobiliária ficar com o primeiro aluguel?
Essa ação é chamada de “taxa de intermediação” no mercado imobiliário. A resposta é simples: a imobiliária fica com o primeiro valor de aluguel para arcar com as despesas de validação financeira do interessado no imóvel e do processo contratual.
Para que um contrato seja considerado válido devemos analisá-lo à luz do artigo 104 do Código Civil para verificar se há: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prevista ou não vedada em lei.
É a data de ativação do contrato do plano. É quando começam a valer todos os benefícios do plano contratado. E é a partir dessa data que começa a contar os períodos de carência, determinados pela ANS.
O último aluguel pago será o do mês seguinte à finalização do contrato, pois o modelo de pagamento do seu contrato é atrasado, ou seja, os valores são referentes ao mês anterior.
Quantos dias a imobiliária tem para repassar o aluguel?
O tempo que a imobiliária tem para repassar o aluguel ao proprietário geralmente é estipulado no contrato de administração. Em muitos casos, o prazo é de até 5 dias úteis após o pagamento pelo inquilino, mas pode variar conforme o acordado entre as partes.
Vencido o contrato e não manifestada pelas partes a intenção de continuar a locação, o inquilino deve deixar o imóvel na data do vencimento. Caso o contrato seja por prazo indeterminado, o locador deve notificar o locatário sobre a intenção de retomada e o prazo para desocupação é de 30 dias.