A produção do leite materno é iniciada entre as semanas 16ª e 20ª da gestação. Nesse período, as mamas iniciam a produção de leite e o preparo para a amamentação. Ainda nessa fase, algumas mulheres podem também perceber a saída do colostro materno da mama.
O colostro é o primeiro leite que seu seio produz, ainda antes mesmo do seu bebê ter nascido. O colostro já é produzido a partir de 16 semanas de gestação. Algumas mulheres podem começar a vazar um pouco de colostro pelos seios por volta de 28 semanas. Não se preocupe se isto lhe acontecer – é perfeitamente normal.
O leite de transição ocorre na segunda semana após o nascimento e é o elo entre o colostro e o leite maduro; O leite maduro contêm dezenas de componentes em sua composição e varia em sua formação de mãe para mãe, durante as mamas e no percurso delas.
O leite materno só costuma “descer” dois ou três dias do parto. Na série “Amamentação”, Dra. Débora Manzione Passos de Oliveira, neonatologista da Pro Matre Paulista, explica o que é o colostro.
Portanto, quando sai líquido da mama pode ser sim um sinal de gravidez. Mas esse não é o único sintoma da gestação e nem todas as grávidas apresentam esse sintoma. Por isso, se você suspeita que está grávida, o melhor a fazer é realizar um teste de farmácia ou de sangue para confirmar o diagnóstico.
PRODUÇÃO DE LEITE NA GRAVIDEZ. Quando começa a produzir o COLOSTRO e como estimular
Quanto tempo de gravidez começa a sair leite da mama?
A produção do leite materno é iniciada entre as semanas 16ª e 20ª da gestação. Nesse período, as mamas iniciam a produção de leite e o preparo para a amamentação. Ainda nessa fase, algumas mulheres podem também perceber a saída do colostro materno da mama. Assunto que ainda trataremos durante este conteúdo.
Uma secreção de ambas as mamas ou de vários dutos de leite em uma mama é mais provável que seja causada por um problema fora da mama, como um distúrbio hormonal ou ingestão de determinados medicamentos.
“Não é um problema para nós. Começou quando Alexander estava só me ajudando, quando eu estava com dor, mas se transformou mais em um vínculo emocional”, afirma. “Adoro amamentá-lo, porque isso permite que a gente passe bons momentos juntos.
A sensibilidade nos seios e a produção de colostro são sinais comuns de que o corpo está se preparando para a amamentação. Observar esses sinais pode ajudar as gestantes a compreender o estágio em que se encontram no processo de produção de leite.
A partir do final do primeiro mês de gravidez, os seus seios começam a transformar-se em órgãos produtores de leite. "Quando expulsa a placenta, o seu nível de progesterona começa a baixar e o aleitamento arranca." "Quando engravida, inicia-se efetivamente o desenvolvimento dos seios", diz o Professor Hartmann.
O corpo humano requer uma quantidade significativa de água para produzir leite materno de qualidade. Certifique-se de beber pelo menos oito copos de água por dia. Além disso, inclua líquidos nutritivos, como sucos naturais e chás de ervas, para promover a hidratação e estimular a produção de leite.
Como saber se está saindo leite quando o bebê mama?
Quanto mais seu bebê for amamentado, mais leite será produzido. Durante os primeiros dois ou três dias de amamentação, você pode notar um líquido espesso amarelo ou laranja saindo de seus seios.
No balanço entre peito cheio e peito vazio, que agora sabemos que não é vazio de forma literal, é bem mais proveitoso para a produção de leite adequada que o peito se encontre mais “vazio” do que cheio.
Este líquido pode tanto ser uma secreção fisiológica quanto uma condição anormal. A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação.
Além disso, a secreção mamária também pode ser uma questão hormonal. Ao perceber a saída de líquido branco em suas mamas sem estar gestante ou amamentando, o mais indicado é consultar o ginecologista, que pode solicitar exames de sangue para medir os níveis do hormônio estimulante de prolactina e da tireoide.
A produção de leite materno é logo iniciada durante o primeiro trimestre de gravidez, mas tendo a se intensificar a partir do 2º trimestre. Por esse motivo, muitas grávidas podem apresentar a saída de leite algumas semanas, ou meses, antes do nascimento.
É possível que possa notar uma pequena quantidade de leite saindo do seio logo no início da gravidez, inclusive no primeiro mês de gestação. Isso acontece devido às grandes alterações hormonais que ocorrem neste período.
O colostro é produzido pela mama ainda na gestação ou logo após o nascimento do bebê. Ele é uma espécie de pré-leite, rico em proteínas para garantir a saciedade do recém-nascido nos primeiros dias de vida. A apojadura, ou a popular descida do leite, acontece naturalmente após o parto, geralmente entre o 3º e 7º dia.
O consumo de leite materno por adultos, como mostrado por Joe Wicks, não traz benefícios e pode ser arriscado, com potencial de transmitir bactérias e doenças. A prática é desaconselhada por profissionais de saúde devido à falta de benefícios nutricionais e aos perigos envolvidos.
Isso se explica pela liberação de ocitocina durante o ato de amamentar. Esta concentração maior de ocitocina pode provocar prazer sendo que algumas mulheres até referem sensação de orgasmodurante amamentação.
O período de 40 dias após o fim da amamentação é considerado comum para o leite secar naturalmente mas algumas mães relatam conseguir extrair pequenas quantidades de leite muito depois de seu filho ter parado de mamar.
Outra possível causa para a produção de leite sem gravidez é a sucção feita por um bebê. Ou seja, se um bebê tentar mamar em uma mulher que não gestou, é possível que o corpo dela comece a produzir o leite para amamentá-lo.