A ordem correta é aplicar o sérum antes do hidratante. Essa sequência permite que os ingredientes ativos do sérum penetrem profundamente na pele e forneçam seus benefícios específicos. Lembre-se de seguir uma rotina de limpeza adequada, escolher produtos de qualidade e proteger a pele dos danos solares.
Esses produtos podem ser uma ótima dupla para a sua pele. A dica da dermatologista é aplicar o sérum primeiro e, depois, o hidratante por cima. “Se os ativos dos dois produtos forem diferentes e complementares, eles podem trazer inúmeros benefícios.
O sérum é uma forma de entregar o produto, o que a Dra. chama de veículo. Então quando um produto para o corpo for manipulado em formato de sérum ele pode sim ser utilizado.
Importante: O sérum não substitui um creme hidratante!
Você precisa selar o sérum para maximizar os benefícios, por isso um hidratante facial é o próximo passo na rotina de skincare. Pense no sérum como uma arma secreta para tratar a pele como rugas, manchas e acne.
Sim! Você pode dormir com o sérum facial, a Dra. Marcele dá mais detalhes sobre esse tipo de tratamento. “Quando temos um sérum facial e ele tem alguma função, como ação anti-idade, para o tratamento de marcas ou para uniformizar a pele nós podemos, e devemos, dormir com ele, se for de tratamento noturno”, explica.
Passe algumas gotas do sérum no rosto e espalhe suavemente com as mãos; Espere alguns minutos para que os ativos sejam absorvidos; Finalize com um protetor solar se a rotina estiver sendo realizada de dia.
Aplique de 3 a 4 gotas na palma da mão. Leve o produto até o rosto e massageie a pele em movimentos leves e circulares, fazendo que com que o sérum seja distribuído por todo o rosto. Com o excesso das mãos, aplique o produto no pescoço. Após esses passos, siga para hidratação e proteção solar.
A ordem correta de aplicação: sérum antes do hidratante
A textura leve do sérum também cria uma base perfeita para a aplicação do hidratante, que irá selar os benefícios do sérum e fornecer hidratação adicional à pele.
Após a limpeza do rosto, aplique uma pequena quantidade do produto na área dos olhos e espalhe com movimentos suaves direcionados para cima, até completa absorção do produto. Quando usar: todos os dias, manhã e noite.
Verifique como sua pele reage ao sérum - um sérum facial de qualidade deve ser absorvido rapidamente, não deixando uma camada pegajosa, proporcionando uma sensação agradável de leveza e não grudando na pele ou sobrecarregando-a.
Após a limpeza, aplique de 2 a 3 gotas do sérum no rosto e espalhe o produto. Ao usar o aplicador, não deixe que a ponta entre em contato com a pele, mantenha uma distância para que o produto possa gotejar no rosto. 3. Após a aplicação, complete a rotina com o protetor solar facial (apenas na skincare diurna).
O primeiro passo é limpar a pele com sabonete líquido adequado para as peles normais a oleosas, ou com uma loção de limpeza para peles mais secas e sensíveis. Depois, utilizar o creme (gel ou sérum) antirrugas que também já serve como hidratante e por último o protetor solar, tendo ou não cor de base na formulação.
O que é Sérum e para que serve? Como já falamos acima, o Sérum é um hidratante superpotente, um produto de skincare leve e de rápida absorção. Além de hidratar, ele pode ajudar em tratamentos de pele, como clareamento, antissinais, iluminador e outros!
Traduzindo em etapas, fica assim, sempre: limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Já traduzindo em produtos, fica: limpador, tônico, sérum, creme para os olhos, tratamentos localizados, hidratante, óleo (se você usa). E finalmente, protetor solar.
Idealmente os séruns ou óleos de rosto devem ser aplicados sobre a pele húmida para facilitar a absorção. Neste caso o ideal será aplicá-los sobre um tónico hidratante que seja adequando ao seu tipo de pele.
Para você que usa um sérum ou creme com vitamina C, Dra. Mayara explica a ordem correta de usar os produtos: “A vitamina C deve ser aplicada logo após a lavagem do rosto e antes do hidratante. Então, a ordem correta seria vitamina C e depois hidratante”.
O que vem primeiro ácido hialurônico ou niacinamida?
Podes usar ambos sem nenhum intervalo entre a aplicação de um e do outro. Mesmo o ácido hialurónico sendo, bem como o nome diz, um ácido, este ingrediente também pode ser usado na rotina de skincare matinal, então tens bastante liberdade para escolher como combinar o seu uso com a niacinamida.
Sim, o sérum pode ser usado todos os dias na sua rotina de cuidados com a pele, isso porque este produto é formulado com ingredientes ativos altamente concentrados que podem tratar uma variedade de questões de pele, desde a desidratação até os sinais de envelhecimento.
Tem que passar hidratante depois do ácido hialurônico?
Na ordem da rotina de skincare, os produtos com ácidos se encaixam na etapa de tratamento, que vem entre as etapas de limpeza e hidratação. Pensando dessa forma, primeiro você limpa o rosto, depois aplica os ácidos e segue com o hidratante.
“A principal diferença entre esses dois produtos é que o sérum é feito para penetrar na pele e um hidratante não, e é por isso que você não deve aplicar um sérum em cima do hidratante.
Também é possível utilizá-lo como tratamento noturno. Manter uma rotina de cuidados antes de dormir também é importante para a saúde da pele, pois, no final do dia, ela está mais suja e cansada. Portanto, higienize bem o rosto e, depois, pode aplicar o sérum para fazer efeito enquanto dorme.
A dúvida que pode surgir depois da aplicação do sérum é: qual produto passar? O ideal é passar o protetor solar facial porque ele vai proteger, nutrir e rejuvenescer a pele.