O inverno 2024 está chegando e deve trazer ondas de frio e períodos de “veranicos” para o Paraná – é o que aponta a previsão do Simepar. A estação mais fria do ano começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20) e se estende até 22 de setembro, quando chega a primavera.
O inverno de 2024 no Paraná foi considerado o mais quente desde 1997, quando o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) iniciou as medições de temperaturas. Curitiba foi um dos municípios que registrou a maior temperatura média das últimas décadas, com 15,9ºC .
Antes disso, o dia mais frio de 2024 ocorreu em 23 de junho, quando os termômetros bateram 9,7ºC. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Alerta para baixas temperaturas.
País terá temperaturas abaixo de zero, geadas amplas e risco de neve nos próximos dias. A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Os municípios com o dia mais frio de 2024 foram: Guaraqueçaba (3,1ºC), Antonina (5,0ºC), Guaratuba (6,3ºC), e Paranaguá (7,9ºC), no Litoral; Guarapuava (-2,3ºC), na região Central; Londrina (4,2ºC) e Cornélio Procópio (4,1ºC), no Norte; Cascavel (0,5ºC), Santa Helena (1,1ºC), Toledo (-0,3ºC), e Guaíra (1,9ºC), no Oeste ...
O Paraná pode amanhecer com a primeira geada do inverno de 2024 nesta quinta-feira (27), apontam meteorologistas. A previsão é tanto do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), quanto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A chegada de uma forte frente fria neste final de semana, o último de junho de 2024, promete provocar uma queda brusca da temperatura em várias Regiões do Brasil, especialmente na Região Sul.
A oitava onda de calor registrada em 2024, que elevou as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste na primeira semana de outubro, vai diminuir a abrangência sobre o território brasileiro a partir desta quarta-feira (2/10), mas não irá terminar. Primavera 2024: qual a previsão do tempo para a nova estação?
Sob o cenário que se apresenta, de acordo com a análise da MetSul, é extremamente improvável que se repita neste inverno um período ao mesmo tempo de frio tão atipicamente intenso e prolongado como do final de junho e da primeira de metade de julho.
Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.
Apesar de esta ser a onda de calor mais duradoura de 2024, o Climatempo aponta que a primeira frente fria forte de setembro deve avançar apenas a partir do dia 19. Até lá, grande parte do Brasil pode enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar.
A previsão, pelo menos por enquanto, indica que teremos um inverno mais rigoroso. Assim como no ano passado, no Brasil, o inverno, neste ano, começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro.
Apesar do alerta de neve no Paraná em 2024, o instituto não especificou quais são as regiões que o fenômeno deve acontecer. Entretanto, há a possibilidade de que ocorra nas cidades mais frias, como Palmas, Cruz Machado, General Carneiro, Guarapuava e outras cidades do sul.
O Paraná bateu o próprio recorde de frio de 2024 nesta segunda-feira (1), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A menor temperatura do ano no estado foi registrada em General Carneiro, na região sul: -3,9ºC.
As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (junho, julho e agosto) foram as mais altas já medidas, ultrapassando o recorde de 2023, anunciou nesta sexta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
Inverno de 2024 será com temperatura acima da média em praticamente todo o país. As áreas onde a temperatura no inverno vai ficar mais acima da média estão na mancha vermelha entre Rondônia e o centro-oeste de São Paulo.
Dias de frio intenso serão sentidos durante eventuais entradas de massas de ar polar, que devem acontecer entre três e cinco vezes até o fim da estação, em setembro. “O primeiro avanço será no fim de junho, quando as temperaturas vão cair em boa parte do Brasil”, afirma Desirée Brandt, meteorologista da Nottus.
Frio não será tão forte como no começo de agosto, mas pode causar geadas em áreas do Sul. Depois da onda de frio mais forte de 2024 no começo de agosto, seguida de uma onda de calor que ainda não acabou, o Centro-Sul do Brasil espera uma nova virada de tempo.
Qual a cidade mais tranquila para morar no Paraná?
Arapongas, Fazenda Rio Grande e Maringá são algumas das cidades mais seguras do Paraná em 2024, localizado na Região Sul do Brasil. O estado ocupa a 7ª posição entre os mais seguros do país, com um índice de segurança de 23,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes.