A dificuldade de engolir, chamada de disfagia, acontece quando o transporte do bolo alimentar da boca até o estômago apresenta algum problema, dando a sensação de que algo está preso na garganta. A disfagia pode ser ocasional, resultado da ingestão rápida de alimentos ou da falta de mastigação adequada.
O que é disfagia? Disfagia é o termo médico utilizado quando o paciente refere dificuldade para engolir. A disfagia não está necessariamente associada à dor para engolir, mas sim a uma sensação subjetiva de dificuldade de fazer o alimento percorrer o caminho entre a boca e o estômago.
Porque sinto como se a comida estivesse na garganta?
Causas do nó na garganta
A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.
O que significa quando parece que a comida não desce?
Na disfagia esofágica, existe uma sensação de que os alimentos estão encravados na base da garganta ou no peito depois de se iniciar a sua deglutição. As causas mais comuns são a acalásia (fraqueza dos músculos do esófago), espasmos ou um estreitamento (por tumor ou lesão) do esófago ou a presença de um corpo estranho.
O que fazer quando a comida fica entalada no esôfago?
Quando algum alimento fica preso no esôfago — mas não tem tamanho suficiente para causar um engasgo e interromper a respiração — normalmente recorre-se a algo que ajude a "empurrar" o alimento em direção ao estômago. Muitas pessoas aconselham que esse "empurrãozinho" seja dado com um gole de refrigerante.
SINTO UM ENGASGO, PARECE QUE NÃO DESCE A COMIDA. Sensação de entalo, dor na garganta.
Como aliviar a sensação de entalo?
Para isso, pode ser interessante fazer gargarejo com água e sal 3 a 4 vezes por dia, beber pelo menos 2 litros de água durante o dia e fazer nebulização com o vapor de água, por exemplo.
O que pode ser a sensação de algo parado no esôfago?
Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.
Alguns dos principais indícios são o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. Se não identificada e tratada, a disfagia pode ser causa de desidratação e desnutrição decorrentes da dificuldade na alimentação.
O tratamento de um problema de engolir depende de sua causa. Por vezes, o problema pode ser tratado com medicamento. Por exemplo, o seu médico pode prescrever um antibiótico, se você tem uma infecção, ou medicamento para reduzir os níveis de ácido, se você tem refluxo gastroesofágico.
⚠ Confira 5 principais motivos que separamos: 1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.
Pode tratar-se de disfagia, uma condição que pode durar meses ou anos e predispor o paciente a problemas como desnutrição, desidratação, asfixia, pneumonias aspirativas recorrentes e, nos casos mais graves, se não identificados, levar ao óbito.
Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.
A disfagia pode ser ocasional, resultado da ingestão rápida de alimentos ou da falta de mastigação adequada. Nesse caso, não merece preocupação, apenas requer uma mudança de hábito. Porém, quando ela passa a ser persistente pode se traduzir em um problema médico grave, devendo ser devidamente avaliada.
De uma maneira geral, sempre se recomenda aumentar bastante a ingestão de água, independente da causa. Muitas vezes, as pessoas vêm com receitas de mel e ele não vai fazer mal, mas não se prescreve o mel para o pigarro.
Quando como parece que a comida fica entalada na garganta?
Disfagia é o nome dado para a dificuldade para engolir. Seja por dor ou por desconforto, a sensação de que a comida ou bebida ficou presa ou que machucou o local durante a passagem é bastante comum. E, na maioria das vezes, não traz nenhum risco à saúde.
O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.
O fonoaudiólogo, especialista em disfagia, é o responsável por detectar alterações na função da deglutição e promover a devida reabilitação quando verificar alterações. Isso possibilita o retorno da alimentação por via oral com segurança pulmonar, prevenindo assim broncoaspiração e outras possíveis complicações.
- Modelar a língua em volta do bolo (“cupping”), tipo colher para o segurar de uma forma coesa. - Movimentar a língua tipo “varrer o céu da boca”. - “Double Swallow” – deglutir 2 vezes seguidas. - Treinar com uma colher invertida na boca: deve empurrar a colher para cima e para trás ao mesmo tempo.
A identificação da esofagite ocorre principalmente pela observação dos sintomas, que podem variar de leves a graves e incluem: Dificuldade para engolir (disfagia) alimentos sólidos ou líquidos. Dor ao engolir (odinofagia) Sensação de queimação na garganta ou no peito (azia)
O câncer de esôfago surge quando as células do revestimento desse tubo muscular, que liga a garganta ao estômago, começam a crescer descontroladamente.
A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, é um distúrbio que diminui ou pára o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado. A gastroparesia pode ocorrer quando o nervo vago é danificado por doença ou lesão e os músculos do estômago param de trabalhar normalmente.