A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou à meia-noite). Concordância: O verbo deve concordar sempre com o número de horas ou minutos.
Portanto, a expressão "bom dia" deve ser utilizada do nascer ao pôr-do-sol, enquanto "boa noite" do pôr-do-sol ao nascer do sol. Pode-se utilizar também "boa tarde" do meio-dia até o pôr-do-sol. Depois da meia-noite continua sendo "boa noite" já que não existe "boa madrugada".
Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h. No entanto, a noite é definida pelo momento do dia em que o Sol se põe, como diz o Aurélio: “Espaço de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte”.
Os dicionários informam que “bom dia” é um cumprimento que se faz no período da manhã. Esta, como se sabe, é definida como “parte inicial do dia que vai do levantar do Sol ao meio-dia” (Houaiss).
“Fique bem claro isto: quando se trata da saudação dirigida, pela manhã, a alguém, devemos recorrer à expressão bom dia, sem hífen. [...] Se, no entanto, houver apenas referência à saudação, isto é, estivermos falando do cumprimento, devemos lançar mão do substantivo composto: bom-dia.
Não tem regra, lei, bula, bíblia, constituição ou qualquer documento que obrigue o sujeito cortês a cumprimentar aos demais com um boa -tarde às 12h01. Aquela história de condicionar o boa- tarde a ter ou não almoçado não passa de brincadeira.
É correto nos dirigirmos às pessoas com a expressão «muito bom dia» ou «muito boa tarde» ou «muito boa noite»? O uso do advérbio muito como determinante do adjetivo está correto, tratando-se da construção do grau superlativo absoluto analítico, como em «muito quente» ou «muito frio».
Aqui, tanto “boa-tarde” como “boa-noite” seguem o mesmo padrão, com o acento gráfico separando as palavras. A principal regra para inserção do hífen é o fato do termo vir acompanhado de um determinante, que pode ser um artigo, numeral, pronome, adjetivo, entre outras classes gramaticais.
Não interessa se gostas da pessoa em questão, se a conheces ou não, dizer bom dia, boa tarde ou boa noite faz parte do manual básico de como ser educado. Cumprimentar as pessoas assim como agradecer é universal, seja em que país for, as pessoas devem fazê-lo.
Fique de olho também na pontuação. Os pontos de exclamação e interrogação devem ser usados com moderação. Usar num "Bom dia!" é aceitável, porém colocar uma sequência "Bom dia!!!!!", "Recebeu meu e-mail anterior????" está proibido. Isto indica alguém excessivamente emocional e até mesmo imaturo.
É “bom dia” até ao meio-dia e “boa tarde” depois dessa hora. É isso ou então temos de estar sempre atentos ao apetite de cada taxista ou funcionário das finanças com que nos cruzamos.
No Sul do País, as pessoas consideram como boa tarde o período após o almoço; então se almoço às 17 horas, estas pessoas consideram como bom dia o período antes desta hora.