Quando você se esforçar sinceramente para obedecer aos mandamentos de Deus, Ele lhe dará respostas para suas orações e você estará pronto para recebê-las. Deus “escutará a oração dos justos” (Provérbios 15:29).
Ele ouve e atende as nossas orações ao seu tempo e ao seu modo. É por isso que oramos: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu". Podemos ter a certeza de que a vontade de Deus sempre é a melhor para a nossa vida. Então ore e confie!
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele.
Onde está escrito na Bíblia que Deus ouve a oração do justo?
Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
ORAÇÃO PODEROSA DA MANHÃ - Deus Tudo Pode Fazer na Sua Vida - Lamartine Posella
Quando pecamos Deus ouve nossas orações?
Depende. Se um pecador obstinado e impenitente orar a Deus pedindo que Ele opere um milagre em seu favor, Deus dificilmente o atenderá. Mas Deus sempre ouve a oração do penitente que suplica misericórdia e perdão. E, às vezes, Deus opera um milagre em favor do pecador para induzi-lo a abandonar sua vida de pecados.
14 Está alguém entre vós doente? Chame os anciãos da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Deus está olhando mais a sua conduta do que a sua oração. Se você se mantém negligente, descuidado, e desobediente à Palavra de Deus, Ele o vê como rebelde; Deus não ouve rebeldes. Nada impede mais a oração do que o pecado. Quando o pecado está em sua vida sua oração não chega a Deus.
Como podemos ter certeza de que Deus ouve nossas orações?
Em conclusão, a certeza de que Deus ouve nossas orações está ancorada em Seu caráter, Suas promessas e nosso relacionamento com Ele. Podemos ter confiança de que Ele nos ouve quando oramos com um coração alinhado à Sua vontade, com fé, humildade e persistência.
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
Jesus aconselhou Seus discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41). Por meio da oração, podemos vencer a tentação de pecar. Ore pela ajuda de Deus para evitar fazer escolhas erradas. Isso lhe dará forças para fazer o que é certo.
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas.
Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.
Deus sempre nos ouve quando oramos. As escrituras mostram inúmeros exemplos de orações que Deus ouviu e respondeu. Ele continua respondendo às nossas orações hoje. Por meio do poder da oração, você pode receber respostas para suas dúvidas e as bênçãos que Deus lhe reservou.
Deus responde a oração de pessoas que guardam os seus mandamentos. Seus mandamentos se resumem nestes dois: 1) que creiamos no nome de Jesus, e 2) que nos amemos uns aos outros. Portanto, Deus responde as orações de pessoas que creem em Seu Filho e que se amam.
Sabemos por que Deus não respondeu a oração de Jesus no Getsêmani. Ele tinha o propósito maior de nos salvar. Sabemos responder por que Deus não atendeu ao pedido de Marta e Maria para curar Lázaro. Deus tinha o propósito maior de dar uma ressurreição.
Pode ser que nossas orações não sejam atendidas, porque não sabemos como pedir ou pedimos algo que não nos fará bem. Outras vezes, se nossas orações demoram a ser atendidas, é porque o Senhor reserva para nós um bem maior.
Porque às vezes Deus demora a responder às nossas orações?
Há três razões para isto: 1- A fim de poder aumentá-la; 2- A fim de que aquele que a recebe possa apreciá-la mais; 3- A fim de que aquele que a recebe ponha muito cuidado em não perdê-la, pois as pessoas não apreciam as coisas que se podem obter com facilidade e pouco esforço.
8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar-nos de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
39 E indo um pouco mais para adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40 E voltou para os seus discípulos, e achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam‑lhes para que eles cuidem de vocês com alegria, não com descontentamento; caso contrário, isso não será proveitoso para vocês.