A Introdução Alimentar é o termo usado para explicar a fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar outros tipos de alimentos além do leite materno ou fórmula. Ela deve ser iniciada a partir do sexto mês de vida do bebê, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.
Independente da forma como irá começar a Introdução Alimentar do seu bebê é importante saber se ele está pronto para iniciá-la. A recomendação de introdução de alimentos além do leite materno (ou fórmula) é a partir do 6° mês de vida do bebê.
Não! A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que a introdução alimentar seja iniciada apenas aos 6 meses de vida da criança. Essa recomendação se dá pelo fato de que, antes dos 6 meses, o sistema digestivo da criança ainda não está totalmente desenvolvido.
Quando deve começar a introdução alimentar do bebê?
Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde indicam que a introdução alimentar seja feita a partir dos seis meses de idade. E por que seis meses? Aos seis meses, o sistema digestório do bebê está mais maduro para receber alimentos.
Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, a introdução alimentar adequada se inicia após 6 meses de vida, e até esse período, é recomendado que o bebê receba apenas o leite materno.
🥣 INTRODUÇÃO ALIMENTAR! Como começar e o que você NUNCA deve fazer! | Dra Jannuzzi
O que acontece se iniciar a introdução alimentar antes dos 6 meses?
A introdução alimentar antes dos seis meses pode levar a um comprometimento do desenvolvimento a curto e a longo prazo, deixando a criança mais vulnerável a infecções, a diarreias, desnutrição, aumentando o risco de alergias alimentares e respiratórias, podendo acarretar doenças crônicas na idade adulta, além disso, a ...
O almoço deve conter um alimento de cada grupo: legumes e/ou verduras + carnes ou ovo + arroz ou batatas ou angu ou macarrão + feijão. As carnes devem ser bem cozidas e desfiadas. A fruta deve ser oferecida pura sem adição de açúcar.
Resumindo, os alimentos para essa primeira fase alimentar do bebê são: Frutas (frescas, raspadas ou amassadas): maçã, banana, mamão, melancia e abacate,etc.
O início da introdução deve ser feito de forma gradual e com alimentos simples e nutritivos. É recomendável que o primeiro alimento oferecido ao bebê seja duas frutas e uma papa de legumes, e é muito importante sempre observar a reação do bebê a cada novo alimento introduzido.
Quando começa a introdução alimentar nos Estados Unidos?
Enquanto a OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que a introdução alimentar seja iniciada por volta dos 6 meses de idade, alguns países europeus e outros como os Estados Unidos e Canadá tendem a iniciar a introdução alimentar ainda antes disso.
Quando o bebê completa 4 meses, é possível começar a introduzir papinhas de frutas, que são leves, nutritivas e fáceis de digerir. Aqui estão algumas dicas para preparar uma papinha de frutas adequada para o seu bebê: Escolha frutas adequadas: Opte por frutas frescas e maduras, como maçã, banana, pera ou pêssego.
O que dar no primeiro dia de introdução alimentar?
A introdução alimentar deve começar com a oferta de duas papas de fruta e uma papa de legumes diariamente durante o primeiro mês. A papa de legumes deve conter um alimento de cada grupo alimentar: Hortaliças (folhas verdes, abóbora, beterraba, quiabo, tomate, cenoura etc.)
Lembrando que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, não sendo isto possível, pode iniciar-se a introdução de novos alimentos entre os 4 e os 6 meses de idade, devendo ser sempre iniciada depois dos 4 meses e o mais próximo possível dos 6 meses.
PORQUE ESPERAR 6 MESES PARA INTRODUZIR ALIMENTOS SÓLIDOS PROS BEBÊS? Antigamente a recomendação era iniciar a introdução dos alimentos aos 4 meses, porém, isso mudou e agora a indicação é que seja feita aos 6 meses.
“Tudo vai depender de como está a amamentação e o desenvolvimento do bebê. Quando o aleitamento materno vai bem, o leite materno tem água suficiente, não precisa oferecer água extra até a introdução alimentar, no sexto mês de vida.
Quando os bebês começam a se sentar? Seu filho provavelmente começará a se sentar com ajuda de seis a oito meses. Aos oito ou nove meses, ele aprenderá a sentar sozinho. Lembre-se de que cada bebê é diferente, então o seu pode desenvolver essas habilidades um pouco mais cedo ou mais tarde.
Na IA tradicional, observa-se que o bebê é alimentado de forma mais passiva, sugando o alimento presente na colher oferecida. No BLW, a escolha de como, quanto e quando comer os alimentos oferecidos é feita pela criança, de forma mais ativa e responsiva, sem interferências diretas do cuidador.
Introduzir novos alimentos antes do período de 4 a 6 meses pode ser perigoso devido a diminuição de ingesta do leite materno (alimento mais rico para o período), levando à deficiência de vitaminas e sais minerais e ao excesso de peso.
Quando a criança pode começar a comer sal? De acordo com o Ministério da Saúde, a criança pode comer sal a partir de um ano. Nessa idade, o pequeno já pode fazer a mesma refeição que a família, com os mesmo temperos usados nos pratos dos adultos.
No início da introdução alimentar ofereça 3 colheres de sopa de papinha. Crianças de 6 meses até um ano podem comer em média de 250g á 350g (6 a 8 colheres de sopa) de papinha, cada criança tem um apetite diferente e uma necessidade calórica diferente.
Além dos cereais, leguminosas e proteína animal, a papa principal deve ter também verduras e legumes como abóbora, brócolis, beterraba, cenoura, repolho e chuchu, fontes de vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento do bebê. Veja algumas receitas de papas para o bebê com 8 meses.