Quando devo processar a Enel?

Sempre que experimentar algum prejuízo em decorrência da falta de energia ou de alguma descarga elétrica, o consumidor deve procurar a ENEL relatando a ocorrência e pleiteando os ressarcimentos que entenda devidos.
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Quando posso processar a Enel?

É possível processar a Enel? Sim, é possível processar a Enel se você tiver enfrentado problemas como cobranças indevidas, cortes indevidos de energia ou outros serviços inadequados que causem prejuízos.
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Como entrar em processo contra a Enel?

Você pode entrar com uma ação judicial contra a Enel, pedindo uma indenização pelos danos materiais e morais que você sofreu por causa do apagão. Para isso, você pode contar com a ajuda de um advogado ou de um juizado especial cível, que atende causas de até 40 salários mínimos.
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Como receber indenização da Enel?

O processo de indenização por danos materiais causados pelo apagão na capital paulista deve ser iniciado pelo consumidor junto à Enel, que deverá registrar a ocorrência e abrir um processo de vistoria.
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Como processar a empresa Enel?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior. Antese de iniciar um pedido, por favor.
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Ações contra concessionárias de energia elétrica | Canal do Quaresma

Quanto a Enel paga por danos morais?

Em 2023/2024, todos os Tribunais Estaduais, e o STJ, tem arbitrado às indenizações por dano moral para o corte indevido da energia elétrica entre R$5.000,00 (0013513-74.2021.8.19.0202) e R$15.000,00 (0068626-07.2016.8.19.0002).
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O que fazer se a Enel não resolve o problema?

Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Para agilizar, lembre-se de informar o número do protocolo do atendimento recebido anteriormente e o número da instalação disponível na conta de energia. Se preferir clique aqui para registrar a sua manifestação.
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Como colocar a Enel na Justiça?

Procurar a plataforma “consumidor.gov”

Cadastre-se no site e registre sua reclamação. A Enel deverá responder no prazo de 10 dias. Em seguida, você terá até 20 dias para comentar a resposta da empresa e classificar a reclamação como Resolvida ou Não Resolvida.
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Como processar Enel por danos morais?

Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.
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Como fazer para ser ressarcido pela Enel?

Conforme resolução da Aneel, os clientes têm a opção de fazer a solicitação por meio de aplicativo, site, Central de Relacionamento ou loja da distribuidora. O prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
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Quantos processos tem a Enel?

O Jusbrasil encontrou 42.657 processos que mencionam Enel, e que podem ser de pessoas diferentes com esse nome.
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Quanto tempo demora um processo na Enel?

Em caso de vistoria, a Enel entrará em contato para informar a data e o turno da realização. O prazo máximo para execução é de até 10 (dez) dias corridos após o ingresso da sua solicitação.
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Como abrir um processo na Enel?

Canais de atendimento da Ouvidoria:​
  1. Teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8h às 18h)
  2. Por carta: pedimos enviar em envelope fechado mencionando “OUVIDORIA” para o endereço: Av das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17 andar, Vila Gertrudes, São Paulo, SP, CEP 04794-00.
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Quando o consumidor tem direito a indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.
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Quanto tempo sem energia pode processar?

Prazo para resolver os casos

A Resolução 414 da Anatel determina que a empresa tem 45 dias para dar uma solução ao caso. Assim, dentro desse período a companhia vai indicar ao consumidor uma lista de oficinas de assistência técnica autorizadas a fazer a perícia no equipamento.
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Quanto tempo demora para receber indenização por danos morais?

O tempo de demora varia de acordo com os envolvidos bem como a situação, como documentos, necessidade de perícias e mais. Isso porque, é preciso analisar as partes envolvidas no processo. Além dos argumentos e documentação apresentada por cada um. Geralmente, existe uma média de um a três anos de duração.
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É possível processar a Enel?

Para especialistas, os consumidores devem reunir documentos, vídeos e outras evidências que mostrem os prejuízos causados pela falta de luz para acionar a Enel judicialmente. Segundo advogados, além de cobrar danos materiais, os consumidores podem pedir ressarcimento por danos morais pela falta do serviço.
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Como funciona a indenização da Enel?

Quando o equipamento elétrico deixa de funcionar por algum problema que ocorreu na rede elétrica, você tem o direito de pedir para a Enel reparar esse dano. Quem pode solicitar - titular da conta de energia, representante legal ou representante sem procuração autorizado anteriormente pelo titular.
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Onde eu denuncio a Enel?

Denúncia de Fraude

Se preferir, ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone 0800 280 0120.
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O que fazer quando a Enel não resolve o problema?

3 - Fale com a ANEEL

Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na ANEEL por um dos canais: Assistente virtual: ChatBot. Formulário no site da ANEEL. Aplicativo ANEEL Consumidor.
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Quais são os direitos do consumidor da Enel?

É direito do cliente:
  • Receber energia elétrica em sua unidade consumidora nos padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos.
  • Ser orientado sobre o uso eficiente da energia elétrica, de modo a reduzir os desperdícios e garantir a segurança na sua utilização.
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O que diz o artigo 113 da Enel?

Esse direito é garantido pela (Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 - Art. 113), que define os direitos e deveres do consumidor de energia. Permita o acesso da distribuidora às instalações de medição e proteção em sua unidade consumidora.
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Qual o órgão que fiscaliza a Enel?

ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica. Seu navegador não pode executar javascript. Alguns recursos podem não funcionar corretamente.
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Como acionar o Procon contra a Enel?

OS PASSOS DO CONSUMIDOR

1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS.
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Qual prazo a Enel tem para restabelecer energia?

Última atualização em 17 de outubro de 2024 às 10h31. A Justiça deu um prazo de 24 horas para a Enel restabelecer completamente o fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo.
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