Quando devo usar o CFOP 5908?

Em regra geral, os empréstimos são caracterizados por "comodato", entretanto se houver contrato firmado entre as partes. Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Quando se usa o CFOP 5908?

5908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato ou locação. Classificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato ou locação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em taxpratico.com.br

Quando usar CFOP de comodato?

O CFOP a ser utilizado na operação de comodato é 6.908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato - nas remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato e 6.909 - Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato nas remessas de bens em devolução, depois de cumprido o contrato de comodato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em app1.sefaz.mt.gov.br

Como funciona a devolução de comodato?

Deve-se devolver este bem após o uso ou dentro de um prazo predeterminado, conforme estipulado em contrato. Neste contrato, chama-se a pessoa que empresta o bem de comodante e a pessoa que recebe de comodatária. Consideram-se fungíveis os bens que se podem substituir por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em empreendeaqui.com.br

Quem deve emitir a nota de retorno de comodato?

I. Na hipótese de o comodatário ser pessoa inscrita no Cadastro de Contribuintes do ICMS deste Estado de São Paulo, o retorno do bem cedido em comodato ao estabelecimento comodante deve ser acobertado por Nota Fiscal emitida pelo comodatário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.fazenda.sp.gov.br

CFOP 5949 - Como e quando utilizar

Qual prazo de retorno de comodato?

Conforme demonstrado anteriormente o prazo de retorno seria de 120 dias ou até o prazo de vigência do contrato de comodato. Ou seja, a Consulente poderá estabelecer em contrato o prazo que considere necessário para atender as suas necessidades produtivas. É a informação, ora submetida à superior consideração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em app1.sefaz.mt.gov.br

O que descaracteriza o comodato?

Jurisprudência que cita Comodato Descaracterizado

A PARTIR DO MOMENTO EM QUE FOI ACRESCIDA CLÁUSULA QUE DISPÕE SOBRE PAGAMENTO MENSAL FEITO PELO COMODATÁRIO AO COMODANTE, AINDA QUE EM CARÁTER DE RESSARCIMENTO DE DESPESAS, FICA DESCARACTERIZADO O COMODATO, POR NÃO MAIS SE TRATAR DE EMPRÉSTIMO GRATUITO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando se encerra o comodato?

O contrato de comodato extingue-se com a morte do comodante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando usar comodato?

É aplicado em relações de empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Em outras palavras, o comodato é um contrato de empréstimo, em oposição a contratos de compra e venda ou de doação, por exemplo. É gratuito, o que significa que não prevê uma contraprestação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual CFOP de retorno do 6554?

CFOP › 6000 - Saídas ou prestações de serviços para outros Estados › 6550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo › 6554 - Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contadores.cnt.br

Como devolver 5908?

Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Quais impostos incidem sobre comodato?

Segundo disposto na Súmula 573 do STF, a saída física a título de comodato não constitui fato gerador do ICMS. Assim sendo, na transação de comodato não temos incidência de tributos, sejam Estaduais (ICMS) ou Federais (IPI, PIS, COFINS, IR, CSLL) .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Quais são os tipos de comodato?

Tradicionalmente, o comodato é gratuito. No entanto, existe o comodato oneroso, onde o comodatário compensa o comodante pelo uso do bem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual CST utilizar para CFOP 5908?

CFOP: 5.908 (operações internas) 6.908 (operações interestaduais); CST X41: Não tributada; No campo “informações complementares”, indicar a expressão: “Não incidência do ICMS conforme Consulta COPAT nº 04/2012, e a Súmula 573 do STF.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em orsitec.com.br

Qual o CFOP para remessa de comodato?

CFOP 5908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contadores.cnt.br

Qual é o prazo do comodato?

Não há um prazo de contrato de comodato mínimo ou máximo estabelecido por lei. Então, as partes podem chegar a um acordo para decidir por quanto tempo o comodatário poderá usufruir daquele bem. Determinar um prazo para a devolução do imóvel emprestado é fundamental para a segurança do comodatário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vivareal.com.br

Quais os requisitos do contrato de comodato?

O comodato é considerado um contrato unilateral, pois apenas o comodatário possui obrigações. Ele deverá cuidar do bem como se fosse seu e não pode usá-lo para outra finalidade além daquela estabelecida no contrato. Além disso, deverá restituir a coisa emprestada ao término da vigência do contrato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clicksign.com

Como funciona a venda por comodato?

As partes envolvidas em um contrato de comodato são o comodante — a pessoa que cede um bem para empréstimo — e o comodatário, que irá usufruir do bem emprestado. Conforme já adiantamos, o comodante não tem obrigações em um contrato dessa modalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudos.quintoandar.com.br

O que não pode faltar em um contrato de comodato?

Para acontecer, um contrato de comodato precisa de duas partes. A primeira é o dono do bem a ser emprestado, chamado de comodante. Já a segunda, conhecida como comodatário, é aquela que usará o que está sendo cedido. Tais envolvidos podem ser tanto pessoas físicas como jurídicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em docusign.com

O que é que significa comodato?

Comodato – empréstimo de bem que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. Exemplo: uma máquina. Tanto no mútuo como no comodato, alguém recebe uma coisa emprestada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a vantagem do comodato?

Vantagens do contrato comodato

Você pode contar com equipamentos de última geração que seriam caros de comprar e manter. Sua clínica pode oferecer uma gama maior de exames solicitando equipamentos diferentes, e assim, atender um número maior de pacientes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diagrad.com.br

Qual a diferença entre comodato e cessão de uso?

Comodato e Cessão são denominações dadas aos “empréstimos” gratuitos de bens permanentes que devem ser devolvidos após determinado prazo. O Comodato é o empréstimo realizado entre um órgão público (no caso, a UFSC) e empresas privadas, enquanto a Cessão é o empréstimo realizado entre órgãos públicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em benspermanentes.ufsc.br

O que é comodato da Ton?

Você paga a taxa apenas ao aderir uma das máquinas em modelo de comodato, tendo direito a garantia enquanto durar nossa parceria. A adesão da máquina pode ser paga à vista ou parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito. Após este pagamento, não haverá cobrança fixa (aluguel) pelo uso da máquina.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ton.com.br

O que é comodato na contabilidade?

O contrato de comodato torna-se diferente por ser um contrato gratuito, em que não existe valor associado ao empréstimo da coisa, móvel ou imóvel. No entanto, podem ser estipulados valores associados a encargos, através de cláusulas modais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sage.com

Como validar um contrato de comodato?

Para valer entre as partes contratantes, o contrato de comodato (empréstimo gratuito de coisas que não são consumidas pelo uso) não exige maiores formalidades, bastando a simples entrega do bem. Entretanto, para ser válido perante terceiros, o instrumento deve ser registrado em cartório.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br