Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.
Duas retas são concorrentes quando têm um único ponto em comum. Quando as duas retas se encontram, são formados quatro ângulos. Duas retas concorrentes podem ser perpendiculares, quando os ângulos formados entre elas são de 90°, e oblíquas, caso contrário.
Retas concorrentes: duas retas são classificadas como concorrentes quando elas possuem um ponto em comum, ou seja, quando elas se encontram em um único ponto. Quando essas retas se cruzam formando um ângulo de 90° entre si, temos um caso particular de retas concorrentes, que são as retas perpendiculares.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Retas paralelas são duas retas contidas em mesmo plano que não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, são retas que nunca se cruzam. Existem outras posições possíveis para as retas: elas podem ser concorrentes, quando se encontram em um único ponto, ou coincidentes, quando possuem infinitos pontos em comum.
Quando as linhas se cruzam, elas formam ângulos e pontos que podem ser usados para criar padrões e formas complexos. Retângulos são um tipo de polígono que possui quatro lados, quatro vértices e quatro ângulos retos.
AS RUAS 1 E 3 SÃO PARALELAS. ESSAS RUAS SEGUEM NA MESMA DIREÇÃO, UMA AO LADO DA OUTRA, E NÃO SE CRUZAM. NA GEOMETRIA, DIZEMOS QUE DUAS RETAS SÃO PARALELAS QUANDO TÊM A MESMA DIREÇÃO SEM SE ENCONTRAREM.
Uma semirreta é uma parte da reta obtida da seguinte maneira: sobre uma reta qualquer, desenhe os pontos A e B, de modo que o ponto A faça um corte na reta. O pedaço da reta que se inicia em A e segue em direção ao ponto B (e, é claro, continua infinitamente após ele) é chamado de semirreta.
Claramente, duas retas paralelas têm a mesma inclinação. Deste modo, na geometria analítica, duas retas serão paralelas se elas possuírem o mesmo coeficiente angular.
A intersecção de dois conjuntos é representada por A∩B — o conjunto formado pelos elementos que pertencem ao conjunto A e ao conjunto B simultaneamente. A diferença entre dois conjuntos é representada por A – B — o conjunto formado pelos elementos que pertencem somente ao conjunto A.
Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
Quando não há cargas pontuais, as linhas não se cruzam, pois isso resultaria em uma ambivalência na direção da força em determinado ponto. A exceção fica por conta dos lugares no espaço onde o campo é nulo, caso em que poderá ocorrer o cruzamento das linhas de campo sem gerar qualquer ambiguidade.
Linhas paralelas são aquelas que estão sempre à mesma distância uma da outra e nunca se encontram, mesmo que sejam estendidas indefinidamente em ambas as direções.
"Duas Linhas não se cruzam à toa", essa é a afirmação poética desta Unquê que celebra a beleza e a importância dos encontros inesperados e transformadores que marcam nossas vidas.
Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.
Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas. Ouça o texto abaixo! Na Geometria, as retas são definidas apenas como conjuntos de pontos. Sabemos, além disso, que as retas são linhas que não fazem curvas e que são ilimitadas e infinitas.